InícioGravidezO que é Aborto Espontâneo ou Involuntário?

O que é Aborto Espontâneo ou Involuntário?

Publicado em

Infelizmente não é toda a mulher que pode levar até o fim o sonho de ser mãe. Por diversas razões a mulher pode sofrer um aborto espontâneo e perder o feto. São causas naturais e com várias causas diferentes.  O termo aborto espontâneo ou involuntário é o termo usado quando a gravidez com menos de 20 semanas de gestação é interrompida acidentalmente. A causa mais comum de provocar esse aborto é um defeito em um cromossômico no embrião, ou uma má formação no feto que impedirá o desenvolvimento natural da gestação.

Esse defeito pode ser herança genética ou causada pelo contato da mãe com certos medicamentos ou radiação; tudo isso pode causar doenças infecciosas, podendo levar o feto à morte e ao aborto involuntário.

O primeiro sintoma que a mulher tem é o sangramento vaginal. Quando você perceber que isso ocorreu, procure o médico imediatamente. O segundo sintoma são cólicas abdominais seguidas por frequentes contrações uterinas,  e depois desses fatores você pode sentir vontade de urinar e defecar. É assim que vai acontecer a eliminação do feto.  Em geral, a mulher sofre mais riscos de ter um aborto nos 3 primeiros meses de gestação. Por isso todo o cuidado nesta fase é pouco.

Dos abortos espontâneos que a mulher pode sofrer 50% deles são anomalias cromossômicas das mais variadas. Já as infecções que causam o aborto são as do tipo rubéola, varíola, malaria, brucelose, toxoplasmose e clamídia. Por este motivo é que a mulher deve ficar atenta aos exames pré-natal e vacinas.

Outras doenças que podem causar o aborto são as endócrinas, a insuficiência lútea, tireoidopatias, diabetes, drogas ou outros agentes ambientais aos quais você ficará exposta ao longo da vida. É muito comum também o seu corpo rejeitar o bebê e acabar por eliminar achando que é um corpo estranho ou um agente maligno para você.

É bom que você saiba que o aborto espontâneo não é reversível. Após o aborto, o médico retira a placenta ou o feto se ele ainda não foi expelido; esse processo se chama curetagem. A mulher tem que ficar em repouso e não ter relações sexuais por um determinado período. A seguir deverá passar por um controle mais efectivo com o ginecologista caso tenha intenções de engravidar nos próximos meses após o aborto.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados