Bigmãe
O Nascimento de Jesus

O Nascimento de Jesus

O presépio para mim é um dos mais belos simbolos de pureza do Natal. Lembro da minha infância quando ainda pequenina sentava-me embaixo da árvore de Natal que tinhamos em casa que era gigantesca, e passava horas a observar a cena do Menino Jesus na Manjedoura e a ouvir a história do Seu nascimento contada pela minha bisavó.

Consta-nos que a tradição do presépio com a formação atual que inclui os reis magos, o Menino Jesus, São José e Santa Maria, foi largamente difundida a partir do século XVI. Por volta do século III d.C. o nascimento de Jesus já era celebrado pelos cristãos, entretanto foi por volta do ano de 1.223 que São Francisco de Assis decidiu festejar a festa de Natal recriando a cena real do nascimento de Jesus com os seus amigos de Assis (Itália). São Francisco de Assis recriou então em sua cidade (Assis) o presépio e passou a difundir entra as famílias a representação da cena em figuras de barro.

Desde então a tradição começou a ser difundida de geração em geração e todos os anos as famílias passaram a celebrar o Natal com o presépio embaixo da árvore de natal. Nem todo mundo cultiva este hábito, mas o presépio é considerado uma das tradições mais fortes na celebração do Natal.

O presépio pode ser feito de vários materiais como barro, gesso, papel marche, esculpido em mármore, pedra-sabão, madeira; independente do material utilizado a simbologia é a mesma. É uma forma de celebrarmos o nascimento de Jesus segundo conta-nos a história.

A história do nascimento de Jesus iniciou-se em Nazaré quando Maria, recebeu a visita do Anjo Gabriel a comunicar-Lhe que Ela seria mãe do Salvador; o Anjo Gabriel disse à Maria que ela estava grávida, que Ela iria ter um menino e que este Menino era o Filho de Deus; e deveria se chamar Jesus!

Maria e José casaram-se segundo as Leis de Deus e os designios do Anjo Gabriel. Quando Maria estava prestes a dar a Luz à Jesus, o imperador Augusto (governador romano) queria fazer um recenseamento pois pretendia criar um imposto e por isso cada um deveria voltar para a terra onde tinham nascido.

Foi então que Maria e José se dirigiram à Belém, e ao chegar na cidade muito cansados decidiram procurar uma estalagem porém todas estavam cheias. Um senhor muito bondoso permitiu então que Maria e José permanecessem no estábulo de sua quinta e foi então que nesta noite mágica nasceu o Menino Jesus. O menino Jesus veio ao mundo num lugar simples, no meio dos animais e teve como bercinho uma manjedoura.

No céu surgiu uma estrela muito brilhante, era a estrela guia de Belém a anunciar o nascimento do Filho de Deus, de muito longe os 3 Reis Magos avistaram-na e souberam então que algo muito especial havia acontecido. Era o nascimento de Jesus que se anunciava nos céus, seguiram então a estrela guia até encontrar Maria, José e o Pequeno Menino Jesus em Sua manjedoura.

O Nascimento de Jesus
O Nascimento de Jesus

Os 3 Reis Magos levaram presentes ao Menino Jesus – incenso, ouro e mirra. Daí a nasceu a tradição de oferecer presentes de Natal, é uma celebração em honra de Jesus. Ao oferecermos presentes estamos a dizer que gostamos muito daquela pessoa, é um gesto de carinho e de demonstração de afeto.

A maior celebração que podemos ter é a familia unida em oração a lembrar do nascimento de Menino Jesus, e o melhor presente de Natal é amarmos uns aos outros como Jesus nos ensinou, e sentirmos em nossos corações que Jesus está alí presente!