O Nascimento de Jesus

Gostou deste Post?

O presépio para mim é um dos mais belos simbolos de pureza do Natal. Lembro da minha infância quando ainda pequenina sentava-me embaixo da árvore de Natal que tinhamos em casa que era gigantesca, e passava horas a observar a cena do Menino Jesus na Manjedoura e a ouvir a história do Seu nascimento contada pela minha bisavó.

Consta-nos que a tradição do presépio com a formação atual que inclui os reis magos, o Menino Jesus, São José e Santa Maria, foi largamente difundida a partir do século XVI. Por volta do século III d.C. o nascimento de Jesus já era celebrado pelos cristãos, entretanto foi por volta do ano de 1.223 que São Francisco de Assis decidiu festejar a festa de Natal recriando a cena real do nascimento de Jesus com os seus amigos de Assis (Itália). São Francisco de Assis recriou então em sua cidade (Assis) o presépio e passou a difundir entra as famílias a representação da cena em figuras de barro.

Desde então a tradição começou a ser difundida de geração em geração e todos os anos as famílias passaram a celebrar o Natal com o presépio embaixo da árvore de natal. Nem todo mundo cultiva este hábito, mas o presépio é considerado uma das tradições mais fortes na celebração do Natal.

O presépio pode ser feito de vários materiais como barro, gesso, papel marche, esculpido em mármore, pedra-sabão, madeira; independente do material utilizado a simbologia é a mesma. É uma forma de celebrarmos o nascimento de Jesus segundo conta-nos a história.

A história do nascimento de Jesus iniciou-se em Nazaré quando Maria, recebeu a visita do Anjo Gabriel a comunicar-Lhe que Ela seria mãe do Salvador; o Anjo Gabriel disse à Maria que ela estava grávida, que Ela iria ter um menino e que este Menino era o Filho de Deus; e deveria se chamar Jesus!

Maria e José casaram-se segundo as Leis de Deus e os designios do Anjo Gabriel. Quando Maria estava prestes a dar a Luz à Jesus, o imperador Augusto (governador romano) queria fazer um recenseamento pois pretendia criar um imposto e por isso cada um deveria voltar para a terra onde tinham nascido.

Foi então que Maria e José se dirigiram à Belém, e ao chegar na cidade muito cansados decidiram procurar uma estalagem porém todas estavam cheias. Um senhor muito bondoso permitiu então que Maria e José permanecessem no estábulo de sua quinta e foi então que nesta noite mágica nasceu o Menino Jesus. O menino Jesus veio ao mundo num lugar simples, no meio dos animais e teve como bercinho uma manjedoura.

No céu surgiu uma estrela muito brilhante, era a estrela guia de Belém a anunciar o nascimento do Filho de Deus, de muito longe os 3 Reis Magos avistaram-na e souberam então que algo muito especial havia acontecido. Era o nascimento de Jesus que se anunciava nos céus, seguiram então a estrela guia até encontrar Maria, José e o Pequeno Menino Jesus em Sua manjedoura.

O Nascimento de Jesus

O Nascimento de Jesus

Os 3 Reis Magos levaram presentes ao Menino Jesus – incenso, ouro e mirra. Daí a nasceu a tradição de oferecer presentes de Natal, é uma celebração em honra de Jesus. Ao oferecermos presentes estamos a dizer que gostamos muito daquela pessoa, é um gesto de carinho e de demonstração de afeto.

A maior celebração que podemos ter é a familia unida em oração a lembrar do nascimento de Menino Jesus, e o melhor presente de Natal é amarmos uns aos outros como Jesus nos ensinou, e sentirmos em nossos corações que Jesus está alí presente!



Gostou deste Post?

Comments

  1. jorge pará says:

    nada é de melhor quando lemos ou ouvimos a melhor historia
    do mundo,e voce simprificou muito bem,obrigado!

  2. Rosa Castro says:

    Adorei a sua narração sobre o nascimento de JESUS. Simples , bonito e comovente.

  3. Rodrigo da conceição das neves says:

    gostei bastante dessa história sbre O NASCIMENTO DE JESUS é simplesmente lindo e é uma coisa que eu queria ter visto.

  4. foi muito bonita a história
    xau fiquem com DEUS

  5. EU ADOREI. Voce deu um otimo jeito de simplificar uma historia linda, comovente e interessante. Obrigada voce me ajudou, tenho 12 anos e precisava ler sobre o nascimento de jesus para uma prova ;D

  6. EU ADOREI. Voce deu um otimo jeito de simplificar uma historia linda, comovente e interessante. Obrigada voce me ajudou, tenho 12 anos e precisava ler sobre o nascimento de jesus para uma prova ;D

  7. amei to fasinada como e bela historia do nascimento do nosso pai maior e sepre bom ler sobre o nascimento de JESUS …… adorei!!!!!

  8. muito bom mas faltou o nome dos tres reis gostari muito de saber

  9. Não posso comentar sobre a história,pois não terminei de ler mas uma coisa é certa ela será contada neste natal por meio de teatro na Igerja São Francisco de Assis Ag : 02.

  10. legal

    maneiro

  11. amaio celebracao que podemos ter e a familia. feliz natal pra todos

  12. legalll

  13. eu adorei esta histiria não tem nada melhor do que ler essa historia muito boa mesmo eu gostei de mas!!!!!!!!!!!!!!!

  14. eu adorei ahistória do nascimento de jesus é intereçante

  15. claudiomiro lima da silva says:

    muito legal !!!!!!!!!!!

  16. adoreiiiiiiiiii

  17. ooopaa nota mil genial.

  18. sou loca por deus

  19. ALESSANDRA DAMAZIO MARQUES says:

    eu amei essa história pois o menino que salvou a gente nasceu nem uma manjedoura é muito interessante.

  20. AMEI!!!!!!!!!!

  21. adogooooooo essa histoiaaaaaaaaaaaa huuuuuuuuu

  22. otimo uma boa histo ria de se ler

  23. sergio henrique says:

    adoro esta historia e muito legal

  24. e muito bom escutar uma historia de jesus

  25. nuus tava pricisando faze esse trabalho !!!
    vim no site certo

  26. eu adorei e muito legal essa historia e muito interessante eu amo jesus obrigada xau que jesus abençoevcs

  27. eu li de novo e muito legal eu vou ler1.0000 vezes xauuuuuuuuuuu

  28. oi acho q deus nasceu dia 25 de dezembro da hora 12:00 comemororo este dia

    *-*

  29. Adorei a história esta muito bem escrita, o site é bom, e o texto me ajudou em uma prova.
    Obrigada

  30. eu ámeiiiiiiiii

  31. Maria Fernanda says:

    Adorei o resumo a minha professora da catequese adorou!

Trackbacks

  1. […] Blog Big Mãe –  http://www.bigmae.com/o-nascimento-de-jesus […]

Speak Your Mind

*


+ 6 = onze