Alimentação Infantil Família

Na Cozinha com os Santos – Receitas do Céu e da Terra

Na Cozinha com os Santos – Receitas do Céu e da Terra
5 (100%) 1 voto

Hoje trago uma dica para as que como eu adora cozinha e aprecia uma receita diferente e com história. Quando temos eventos importantes como aniversário de casamento, jantar para a família, ceia natalina ou qualquer outra data significativa queremos celebrar de uma forma especial; e desde os primórdios que o alimento e o estar reunido numa refeição simboliza momentos de alegria e prazer ao lado de quem amamos. Por isso quando conheci o livro «Na Cozinha com os Santos – Receitas do Céu e da Terra» (Ed. Paulus) de Andrea Ciucci e Paolo Sartor, quis logo partilhar aqui no blog, porque para além das receitas fáceis e celestiais, a obra ainda traz muita história sobre santos, papas e religiosos famosos. Andrea Ciucci, durante o lançamento do livro na Pastelaria Suiça em Lisboa, conta-nos que …”o objectivo deste livro é estarmos juntos, com agrado, contando histórias, partilhando experiências».  E de facto as leitoras vão achar o livro mágico, porque é muito bem apresentado, com fotos lindas, receitas fáceis  e com as histórias que envolvem o prato/receita sugerida. Eu particularmente  adorei, fiquei mesmo bastante bem impressionada com a obra.

na-cozinha-com-os-santos-receitas-do-ceu-e-da-terra

Deixo-vos aqui uma pequena amostra de uma receita que faz parte do livro «Na Cozinha com os Santos – Receitas do Céu e da Terra»  e que com certeza vocês irão adorar fazer para o próximo almoço ou jantar! 🙂

Polenta de Couve do Papa João XXIII

1 Couve
2 Cebolas
2 Cenouras
3 Talos de Aipo
300 grs de farinha de milho
1 lt de caldo de legumes
Queijo  ralado
Azeite
Sal

Limpar e triturar grosseiramente as cebolas, as cenouras e os aipos. Saltea-los em azeite numa panela alta bastante grande, acrescentar as couves lavadas e cortadas as tiras (eliminando as partes mais duras da couve). Deixar em água durante 10 minutos, acrescentar o caldo de legumes e deixar cozinhar por mais 15 minutos. Temperar com sal, e misturar aos poucos a farinha de milho, sem deixar criar grumos. Cozinhar durante 45 minutos. Ao fim coloque por cima bastante queijo ralado.

História:  Receita servida pelo Papa João XXIII no pós 2º Guerra Mundial, em almoços e jantares de confraternização entre ministros estrangeiros e diplomatas.  Zaverio Roncalli , irmao do Papa João XXIII lembrava que a mãe deles preparava duas polentas por dia,  uma de manhã, outra ao meio dia, e comia-se polentas e feijões e couves. A originalidade desta receita consiste em misturar as verduras com a polenta. Não em cima, mas dentro: é assim que o prato aumenta e a fome se tranquiliza.

** Minha sugestão: Caso queiram para acompanhar podem fazer um frango assado ou estufado. Receita perfeita e prática para qualquer momento.

Agora vamos ao livro propriamente dito que é muito bem apresentado, com fotos lindas, e muito fácil de se compreender as receitas.

Sinopse:
As receitas que marcaram a vida dos santos ou que nelas se inspiraram: desde as quiches de camarão que uma amiga preparava para São Francisco até ao doce preferido por São João Paulo II, desde os guisados do padre Pio de Pietrelcina até às polentas para São João XXIII. Sessenta modos de descobrir (e apreciar) os aromas e os sabores que acompanharam os santos e os beatos mais amados.

 O livro é dividido em dois tipos de índice:

* Santos em Família
* A mesa nos mosteiros
* Com Francisco, Clara e outros loucos
* Nos banquetes de papas e reis
* Padres e Bispos na cozinha
* A dieta por amor

E também índice por categoria:

* Aperitivos e entradas
* Primeiros pratos
* Segundos pratos
* Acompanhamentos
* Frutas e doces

Espero que tenha gostado da sugestão e se anime a conhecer mais receitas saborosas!

Para saberem mais sobre o livro veja em: – Na cozinha com os Santos



Deixar 1 Comentário

Captcha