InícioEducaçãoMeu filho não se adapta a escolinha

Meu filho não se adapta a escolinha

Publicado em

Muitas mães nos têm escrito com este problema, ou seja os filhos não se adaptam a escolinha. Por vezes mesmo que a criança já esteja há 1 ou 2 anos na escolinha, ela pode começar a apresentar comportamentos inéditos. Quer dizer,  as vezes uma criança que estava indo muito bem a escolinha, de repente passa a chorar, fazer birras, ter medos noturnos, sono agitado e a se recusar a ir a escolinha.

adaptacao a escolinha
Meu filho não se adapta a escolinha

Quase sempre a mãe então ao observar o comportamento do pequeno se dirige a escola para obter mais informações e nem sempre é bem orientada sobre o que está a se passar com o filho lá dentro.

Antes de mais, quando a mamãe receber alguma reclamação da escola sobre o comportamento do filho (ou filha), deve ter uma conversa descontraída com a criança acerca de como é o dia-a-dia dela na escolinha. Tente observar e entender porque ela está agindo assim ou tendo um comportamento inadequado.

Tente ver como o seu filho se relaciona com os coleguinhas. Se tem algum coleguinha com o qual ele não se dá bem, e como é o comportamento deste coleguinha para com o seu filho.

Também faça perguntas sobre a professora, pergunte ao seu filho se ele gosta dela, como ela é durante as aulas, etc. Pergunte também o que ele acha da escolinha, se ele gosta, se acha bonita? Se está feliz por aprender coisas novas, se tem alguma dificuldade em alguma disciplina,  e  outras perguntas que possam dar à você um ‘caminho’ para entender porque o seu  filho não está se adaptando a escolinha.

Após ter feito estas perguntas ao filho, a mamãe deve se dirigir a escola e conversar com o pedagogo responsável pela escola e comentar o que se passa com a criança. Tente descobrir através de várias pessoas como o seu filho se comporta quando está na escolinha longe dos olhos dos pais.

Com certeza após tudo isso a mamãe terá chegado a uma conclusão sobre o porque seu filho não se adapta a escolinha. Se for o caso não hesite em troca-lo de escola, se não quiser fazer isso no meio do ano escolar, faça no próximo ano.

Mas não se esqueça quando o mudar de escola, tenha uma conversa séria com ele sobre o porque de estar fazendo isso; e também com os dirigentes da próxima escola que ele for estudar. Explique-lhes os problemas que teve na escola anterior e porque decidiu mudar seu filho de escola. 🙂

Espero te-las ajudado e qualquer dúvida sintam-se a vontade para partilhar conosco aqui nos comentários!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados