InícioBebêsMétodo Canguru

Método Canguru

Publicado em

O Método Canguru também é conhecido como Projeto Mãe Canguru e é desenvolvido em muitos hospitais brasileiros e também de outros países. O Método Canguru é designado como um apoio neo-natal dado ao recém-nascido de baixo-peso ou prematuro, não há nenhum mistério, é muito fácil de executa-lo e ocorre da seguinte forma – o bebê  sem roupa ou quase sem roupa é colocado sobre o colo da mãe para que fique em contacto diretamente com a pele da mesma. Isso mesmo, ficará pele com pele; em volta do bebê e da mãe é colocado uma faixa de tecido para que esta dê sustentação ao corpinho do bebê, que deverá estar em posição vertical no colo da mãe. Não há um tempo pré-determinado para que a mãe fique com o bebê no colo, este tempo é decidido consoante as circunstância momentâneas na UTI neo-natal ou no berçario.metodo canguruO Método Canguru é sempre realizado nos hospitais tendo o acompanhamento de uma equipe de saúde especializada que dará toda a orientação para mãe sobre como proceder. Também podem participar deste projeto o pai, mas quase sempre é mãe quem participa e aconchega em seu colo o bebê. O Método Canguru é realizado a partir dos primeiros dias e é indicado para recém-nascidos com baixo peso ou bebês prematuros.

Objetivos do Método Canguru:

* Reforçar o vínculo de afetividade entre mãe e filho;
* Controlar com maior eficácia a temperatura do bebê;
* Diminuir o tempo de internação do recém-nascido;
* Diminuir o risco de infecções hospitalares;
* Reforçar o sistema imunológico do bebê;
* Fazer com que o bebê adquira peso mais rapidamente;
* Transmitir confiança à mãe no manuseio do bebê.

Mães que participaram do Método Canguru relatam que é uma experiência maravilhosa, que para além de aumentar o vínculo de amor entre mãe e filho, os bebês ganharam peso rapidamente e tiveram alta hospitalar mais cedo do que o previsto. As mães entrevistadas também disseram que pretendem continuar com o Método Canguru em casa,  porque sentiram que os bebês ficavam muito mais calmos quando havia este contacto pele-a-pele entre mãe e bebê. Fabuloso não é? A natureza é mesmo sábia, um simples colinho de mãe, o calor emanado pelo corpo materno, faz com que o bebê adquira resistência e ganhe peso mais rapidamente.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados