Bigmãe
materiais montessori

Materiais Montessori: características, benefícios e classificação

Muito se questiona sobre a diferença entre os brinquedos Montessori e os materiais Montessori. Pode não parecer que haja alguma, uma vez que o principal objetivo é deixar com que a criança pegue nesses objetos, tente, erre e aprenda sozinha sobre o seu funcionamento, lógica e aquilo que tem para ensinar. Mas, a diferença principal está no ambiente em que os materiais montessorianos estão inseridos.

Se for em casa, podem ser tratados como brinquedos, mas na escola, são materiais. A criança irá aprender, também, quando é que pode manipular esses objetos, assim como o momento de os guardar no lugar correto. Mais um detalhe importante é que eles podem estar associados a disciplinas específicas: um globo às disciplinas de História e Geografia; assim como os cilindros e hastes, com Matemática.

Características e benefícios dos materiais Montessori

Agora que você já sabe que esses objetos são de ferramentas para ajudar a desenvolver o conhecimento e o pensamento abstrato das crianças, está na hora de aprender quais os tipos de materiais montessorianos são utilizados e quais são os seus benefícios práticos:

São materiais manipulativos: as crianças podem pegar com suas mãos e sensoriais, pois promovem o aprendizado através dos sentidos e da experimentação.

O motor de aprendizagem é outra característica presente nos materiais Montessori; e permitem que a criança aprenda na base da repetição constante; inclusive com tentativas e erros.

Esses objetos têm sempre em conta as necessidades da criança diante do seu momento de aprendizado; portanto, são materiais lúdicos, que ensinam e divertem.

Outra característica interessante é que são progressivos, ou seja, a dificuldade vai aumentando, na medida em que a criança consegue superar o desafio, na base do aprendizado.

E é por isso que estão sempre limpos e em bom estado, são feitos de elementos naturais (metal, madeira e vidro, por exemplo) e existe apenas 1 na sala, para que a criança aprenda a esperar pela sua vez.

Classificações dos materiais montessorianos

Os materiais Montessori são divididos de acordo com a metodologia: vida prática, sensorial, linguagem, matemática e educação cósmica. Veja quais são as características de cada um deles:

1. Materiais de vida prática

Como o próprio nome diz, são aqueles que permitem que a criança possa realizar e desenvolver atividades inerentes ao seu dia a dia. Como por exemplo: organizar o seu quarto; vestir e trocar de roupa; regar as plantinhas da casa e assim por diante. Esse tipo de material vai ajudar a desenvolver capacidades físicas e mentais, assim como a sua independência e autonomia.

2. Materiais sensoriais

materiais montessori

São aqueles que vão ajudar a desenvolver todos os 5 sentidos da criança: visão, olfato, audição, tato e paladar. Por exemplo, brinquedos com diversas cores para associar; brinquedos que emitem som e que são de diferentes tipos de materiais e formas geométricas e até mesmo brinquedos que permitem associais sabores.

3. Materiais de linguagem

Trata-se daqueles materiais que vão permitir a criança a fazer não apenas associações de cores (por exemplo), mas também a associar letras e números. Neste caso, vai ajudar a desenvolver o aprendizado com jogos simbólicos.

4. Materiais para Matemática

materiais montessorianos

Nesta sequência também estão os materiais Montessori que vão além daqueles que já foram demonstrado. Primeiro a criança aprende com o seu dia a dia, depois aprende a diferenciá-los através dos sentidos, começa a fazer associações de letras e números para então, nesta fase, começar a contabilizá-los.

5. Materiais de Educação Cósmica

Nesta fase a criança já desenvolveu capacidades de associação com letras e desenhos, assim como contas matemáticas. Portanto, esse próximo material montessoriano irá permitir que ela se relacione com as demais disciplinas: Geografia e História; Arte e Música; Biologia e Botânica.

Veka também: Quarto Montessoriano: elementos obrigatórios

Existem etapas de apresentação dos materiais Montessori?

metodologia montessori

Permitir a apresentação adequada é um dos benefícios da metodologia Montessori. O objetivo é que a criança interaja com o objeto, entendendo como funciona a sua mecânica e, quando errar, deve aprender sozinha qual foi o erro e então conseguir refazê-lo da forma correta.

Etapas da apresentação:

  1. A criança irá escolher na estante qual o material que deseja trabalhar;
  2. O material deverá colocado sobre um tapete (de preferência branco) para que ela desenvolva a atividade;
  3. O guia (professor) apresentará o material, sem contar como é que se faz para interagir com o mesmo;
  4. A criança irá utilizar e manipular o material;
  5. Ao fim do período determinado, deverá devolvê-lo (guardar) no lugar onde o encontrou.

Por isso também é importante garantir que todos os materiais estejam no alcance da criança, para que ela possa pegar e guardar todos os objetos, sempre que for necessário.