Literatura Infanto Juvenil – Bons livros contribuem para a formação do caráter!

Gostou deste Post?

Como já mencionei aqui no Big Mãe a importância da literatura infanto-juvenil, a leitura de bons livros é muito importante na formação intelectual da criança e não só, através de bons livros as crianças conseguem ‘captar’ mensagens de boa conduta, solidariedade, amizade, respeito ao próximo e amor  a natureza; o que contribue de maneira positiva para a formação do seu caráter. Por isso é essencial que pais e educadores cultivem o hábito de leitura com as crianças.

Os pais podem começar por comprar livros educativos que transmitam aos filhos noções de moral e boa conduta. Hoje em dia felizmente temos muitas opções de livros educativos, os quais podem ser oferecidos às crianças como uma prenda de natal, aniversário ou até mesmo como prêmio por ter tirado uma boa nota na escola.

É importante que os pais habituem-se a uma rotina diária, como por exemplo encontrar um horário calmo onde seja possível sentar-se com o filho e ler uma história por dia. Assim aos poucos a criança vai se habituando a leitura e com o tempo já passará a ler sozinha. Após a leitura da história os pais podem perguntar ao filho o que ele achou da mesma e pedir que ele reconte a histórinha, esta é uma forma de perceber se a criança realmente entendeu a mensagem que o livro tentou transmitir.

Hoje vou dar algumas dicas de um sensacional escritor portugues, trata-se do Porfº Fernando Cardoso um dos melhores escritores de literatura infanto-juvenil, tendo  alguns dos seus livros alcançado o maior numero de edições em Portugal. «Flores para Crianças», uma das suas obras mais conhecidas, atingiu  já a 34ª Edição. Muitos dos seus livros estão igualmente publicados em braile. Notável poeta, publicou cinco livros de poemas. É autor de várias peças de teatro para crianças, jovens e adultos. Actualmente, é  professor universitário de Direito e de Literatura Infantil e Juvenil.

Ressalto hoje três livros extremamente importantes da obra do Profº Fernando Cardoso:

 

Flores para Crianças

Novas Flores para Crianças

Novissimas Flores para Crianças

- Flores para Crianças
- Novas flores para Crianças
- Novíssimas flores para Crianças

A série de livros acima contém adivinhas, anedotas, canções, charadas, contos, curiosidades, fábulas, jogos, lendas, magia, palavras cruzadas, poesia, provérbios, teatro e trabalhos manuais.Enfim, um manancial de ‘delícias’ para todos os gostos da pequenada! Com certeza uma excelente prenda ao seu filho que será guardada com muito carinho pela criança e com certeza um livro que fará parte do dia-a-dia do seu filho, trazendo alegria e diversão aliadas a educação.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Subscrevo na íntegra o que aqui é dito. Infelizmente poucos pais estão ganhos para a nobre tarefa de educar um filho e, assim sendo, ainda menos serão os que se predispõem a contar-lhes uma história. Porém, a formação parental, que está em deficit nas sociedades hodiernas, não justifica a nossa indiferença perante a Missão, que tem que ser retornada, de preparar a criança de hoje para ser um adulto saudável. Ou seja, alguém capaz de ser feliz e de proporcionar bem estar ao meio que o acolhe e que conquista. O livro é determinante nesta construção, e FERNANDO CARDOSO é determinante no mundo do livro infanto-juvenil. Pelos valores humanos que transmite, pela esperança que não deixa morrer, pela capacidade de fazer da vida um poema que tem que ser entendido na sua totalidade de montante a jusante, este escritor é uma figura central da nossa literatura. As Flores para Crianças, pelo seu carácter lúdico e pedagógico, deram-lhe uma projecção mais que merecida mas ainda muito aquém do real mérito que lhe pertence e que a nós todos diz respeito como salvaguarda dos nossos valores e da nossa identidade.

  2. ANDREA B.S.ZANOLO diz:

    Gostaria de receber os livros de histórias infantis + Bíblia para crianças, pois meu filho adoara ler! muito obrigada

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online