Lista de Exames para a Gravidez

Gostou deste Post?

Se você está grávida saiba que uma gestante precisa fazer inúmeros exames de controle durante toda a gravidez. Muitas dúvidas surgem neste período, e é importante que toda grávida faça o pré-natal regularmente para saber como vai a evolução do bebê e da gravidez como um todo. Todos os exames solicitados são essenciais para que seu bebê nasça saudável, que sua gravidez seja feliz e sadia, e que o parto seja um momento feliz.

Além dos exames de sangue usuais a gestante após os 35 anos deverá fazer exames de rotina e específicos que investigam malformações ou doenças congênitas. A cada trimestre novos exames são solicitados pelo médico, e é importante que a grávida faça tudo corretamente e no tempo certo.

Veja abaixo a lista de exames para a gravidez!

Para todas as gestantes devem ser pedidos exames básicos como:

* Sangue - Hemograma completo, Tipo Sanguíneo, Fator Rh, Glicemia em jejum, HIV, Colesterol, Triglicérides, e exames de sangue que detectam se a mãe tem anticorpos contra doenças como Sífilis, Toxoplasmose, Hepatite B, Rubéola, e outras.

Por volta da 20ª semana de gestação é feito um novo exame denominado teste de diabetes gestacional, onde será verificado a sobrecarga de açucar até aquela semana de gestação, se houver alteração a gestante deverá passar por uma dieta de controle de ingestão de açucaresprescrita pelo médico.

* Urina e fezes - Detectam se a gestante tem alguma infecção urinária ou alguma parasitose no intestino.

* Ultra-sonografia - Este é um exame que será pedido várias vezes durante os 9 meses de gestação, pois é através da ultra-sonografia que o médico avalia o crescimento do bebê, a sua localização no útero, as condições dos ovários e das trompas de falópio.

- Entre a 12ª semana e a 14ª semana, o exame mostra o o tamanho da nuca do bebê (translucência nucal) e a medida do osso nasal, parâmetros que indicam o risco de síndrome de Down.

- Na 20ª semana é solicitado a ultra-sonografia morfológica que analisa o tamanho dos orgãos do feto e a evolução do bebê como um todo. Se houver suspeita de alguma anomalia no feto, será solicitado um ultra-som 3D que fornece imagens tridimensionais do bebê e facilita uma avaliação mais precisa pelo médico.

Alguns exames para gravidez que são solicitados em casos específicos:

Biópsia vilocorial - Solicitado por volta da 12ª semana de gestação e investiga anomalias genéticas no feto.

Amniocentese - Solicitado por volta da 15ª semana de gestação, investiga doenças genéticas por meio de coleta do líquido amniótico e é capaz de detectar e avaliar as 5 principais doenças cromossômicas.

Ecocardiografia - Solicitado por volta da 20ª semana de gestação e tem como objetivo avalair se o feto tem alguma má formação cardíaca.

Cardiotocografia - Solicitado por volta da 25ª semana de gestação e tem como objetivo avaliar a frequência cardíaca do bebê e verificar se as contrações uterinas estão a afetar os batimentos cardíacos do bebê.

Perfil biofísico fetal - Solicitado a partir da 26ª semana de gestação e tem como objetivo principal avaliar o comportamento e estado do feto em gestações de alto risco como em mulheres diabéticas e hipertensas.

Saiba mais no site oficial da revista: – Crescer



Gostou deste Post?

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online