InícioSaúdeLaqueadura Tubária ou Ligadura de Trompas - Conheça as técnicas

Laqueadura Tubária ou Ligadura de Trompas – Conheça as técnicas

Publicado em

A Laqueadura Tubária ou Ligadura de Trompas é um procedimento cirúrgico pelo qual a mulher é submetida  com a finalidade de esterilização, ou seja, não poder mais engravidar. Ao cortar e/ou ligar cirurgicamente as tubas uterinas (Trompas de Falópio),  o caminho dos ovários até o útero será interrompido. Este caminho estando interrompido, consequentemente não haverá o encontro do óvulo feminino com o espermatozóide, não ocorrendo assim a fecundação do óvulo (gravidez). A ligadura tubária é considerada um método contraceptivo permanente e sua taxa de sucesso é elevadíssima, ao redor de 99%. A laqueadura não altera o ciclo menstrual e nem causa alteração nos níveis hormonais femininos. A laqueadura impede a gravidez, mas não tem nenhum efeito protetor sobre as doenças sexualmente transmissíveis. É um procedimento seguro que pode ser feito de várias maneiras, sendo necessária internação e anestesia geral ou regional.

Aparelho Reprodutor Feminino
Aparelho Reprodutor Feminino – USA Fed. Government image, public domain – Wikipédia

Atualmente existem três opções para realização da Laqueadura Tubária ou Ligadura de Trompas:

1. Via Laparoscópica

A laqueadura por laparoscopia é realizada através de uma pequena incisão perto do umbigo e na parte inferior do abdômen, onde o médico pode usar anéis ou clips para fechar as trompas ou cauterizar-las.

2. Minilaparotomia

A minilaparotomia é um procedimento cirúrgico feito imediatamente após o parto ou até dois dias depois. O médico faz uma pequena incisão no abdômen e, em seguida, remove uma parte das trompas de Falópio de cada lado.

3. Laqueadura tubária histeroscópica

A laqueadura tubária histeroscópica é uma laqueadura sem cirurgia, que pode ser feita fora de ambiente hospitalar, apenas com anestesia local. Este tipo de laqueadura é feito por via endoscópica, através da vagina.

As três técnicas de laqueadura apresentam uma taxa de sucesso acima de 99%. Há trabalhos que mostram que após 15 anos de ligação das trompas, menos de 1% das mulheres acabaram engravidando. A laqueadura tubária não altera o ciclo menstrual nem interfere no desejo sexual da mulher.

Reversão da Laqueadura

Em alguns casos a reversão até é possível, mas há riscos e o procedimento é muito mais complexo do que a ligadura das trompas. A taxa de sucesso da reversão é de apenas 20%.

Veja mais em: – MD Saúde

Pré requisitos para que a Laqueadura Tubária ou Ligadura de Trompas seja realizada no Brasil

No Brasil existem alguns pré requisitos para que a Laqueadura Tubária ou Ligadura de Trompas seja realizada e de acordo com a Lei do Planejamento Familiar número 9.263, de 12 de Janeiro de 1996, o procedimento só pode ser realizado:

I – Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;

II – risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.

  •  É vedada a esterilização cirúrgica em mulher durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores.

Veja mais sobre a lei em: – Planalto Gov – Lei Planeamento Familiar

Vantagens de realizar a laqueadura tubária:

Dentre todos os métodos anticoncepcionais vigentes, a laqueadura tubária é um dos mais eficientes, apresentando baixissima porcentagem de falha;

Não interfere na libido e no prazer sexual feminino e/ou masculino;

Não atrapalha o processo de aleitamento;

Raríssimas complicações para realização cirúrgica desse procedimento;

Ideal para mulheres que não podem utilizar outros métodos anticoncepcionais por terem outros tipos de doenças impeditivas;

Desvantagens da laqueadura tubária:

Em caso de arrependimento a reversão é difícil;

Não evita a transmissão de DSTs;

Difícil acesso nos serviços públicos, mesmo que seja um procedimento que é coberto pelo SUS.

Antes de tomar qualquer decisão, converse  com seu ginecologista e pese bastante os prós e os contras, veja se a cirurgia é indicada para o seu caso e se você preenche todos os pré-requisitos; converse também com seu parceiro, a opinião dele também deve ser levada em conta.

Veja mais em: – BedMed

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados