InícioAtividades para CriançasJardinagem para Adolescentes

Jardinagem para Adolescentes

Publicado em

Pode parecer estranho, mas não são todos os adolescentes que se interessam por esportes radicais e músicas barulhentas. Alguns adolescentes gostam de atividades mais calmas e relaxantes, como estar em contato com a natureza, sem falar no fato de poder até descobrir uma rentável profissão para o futuro.

Estamos falando da jardinagem para adolescentes. Quem tem adolescentes irritados e inquietos sabe o quão importante é uma atividade que os faça ficar calmo e exercitar a criatividade e a paciência.

A jardinagem é uma destas atividades onde os adolescentes  aprendem a diferenciar cada tipo de planta e como cuidar das flores e plantas que ficam expostas ao sol, chuva e as variações climáticas; além de aprender a necessidade de cada planta e flor. E aprendem o principal, a cuidar da semente até o surgimento da flor, passo a passo. Aprendem também o quão é importante preservar a natureza e a cuidar daquilo que é seu.

A jardinagem é uma verdadeira arte que deve ser explorada como fonte de renda e como forma de terapia e do embelezamento dos locais e da paisagem urbana em si. Nada mais agradável e de orgulho para um jovem do que ver o jardim que ele planejou arduamente virar uma obra contemplada por várias pessoas.

O projeto do jardim começa com a imaginação do adolescente, que você bem sabe é fértil e criativa por natureza. Depois que ele observa o terreno, terá de escolher as plantas e flores que irão compor o espaço. Então começa o jogo de quebra-cabeça para que ele consiga encaixar tudo e deixar com que o jardim fique bonito. A paciência de ver tudo florescer será recompensada, assim como o trabalho de manutenção do local.

Além da jardinagem dedicada ao paisagismo, ou seja destinada ao cultivo de flores com objetivo estético, há também a jardinagem que é direcionada para o plantio de legumes e verduras. Desta forma o adolescente aprende não só como plantar, mas aprendem a época mais propícia do ano para o cultivo de determinadas espécies, bem como a época certa para a colheita.

Você pode começar a incentivar o seu filho começando por criar uma pequena horta em sua casa. Se voce não tiver espaço para isso pode cultivar em floreiras (ou jardineiras), nelas você pode plantar morangos, salsa, cebolinha, hortelã e outras plantinhas de fácil cultivo caseiro.  Assim seu filho aos poucos vai pegando gosto pela jardinagem e quem sabe se interessa em aprende efetivamente esta arte! 🙂

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados