InícioSaúdeIsto é a hepatite. Conheça. Confronte!

Isto é a hepatite. Conheça. Confronte!

Publicado em

“Isto é a hepatite. Conheça. Confronte” é o tema da campanha de 2013,  contra esta doença que afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo  com o vírus da hepatite B e aproximadamente 170 milhões de pessoas infectadas com hepatite C. As de maior relevância no Brasil são as hepatites A, B e C.

Em 2013, no âmbito do “Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais”, celebrado no dia 28 de Julho de 2013, a campanha “Isto é a hepatite. Conheça. Confronte” tem por objetivo chamar a atenção dos países sobre a importância da conscientização e do entendimento da população sobre essas doenças virais.

É importante salientar que a maioria das pessoas não se vacina e acaba só descobrindo a doença quando faz o exame anti-HBsAg, seja porque o médico percebeu os sintomas da doença ou porque está fazendo um check-up rotineiro.

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples  alteração laboratorial (portador crônico que descobre  por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).

Tipos de Hepatite:

* A hepatite A é contraída por infecção fecal-oral, principalmente decorrente de alimentos mal lavados e água contaminada.

* A hepatite B é transmissível pelo sangue ou sexualmente.

* A hepatite C é transmitida principalmente através do contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril).

Sintomas Quadro clínico (primeiros 3 a 10 dias – pródromo):

*   febre,
*   mal-estar,
*    inapetência,
*    mialgia,
*    cefaleia,
*   náuseas,
*  adinamia

Isto é a hepatite. Conheça. Confronte!

Opções de vacina contra Hepatite:

* A primeira é a vacina apenas para a hepatite A, com duas doses, intercaladas num período de seis meses a um ano. Com a segunda dose, a pessoa adquire a imunidade definitiva.

* A segunda é a vacina somente para a hepatite B. São aplicadas três doses, com intervalo de um mês e seis meses. Para as crianças, esta vacina faz parte do calendário do governo.

* A terceira opção é a vacina que contempla a hepatite A e B conjuntamente. São recomendadas três doses, no mesmo intervalo da vacina contra hepatite B. As vacinas são intramusculares e podem ser aplicadas no braço, nádegas ou coxa.

Saiba mais em: – World Hepatitis Alliance (site em Inglês)

Fonte: Paranashop

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados