Incompatibilidade Sanguínea Mãe e Feto

Gostou deste Post?

Você já deve ter ouvido falar de incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto, vamos ver a seguir o quem a ver isso. Há uma pergunta que todo obstetra deve fazer à uma mulher grávida: qual é o tipo sanguíneo dela e do pai do bebê.  Caso a grávida não saiba, ele irá solicitar exames para identificação do tipo sanguíneo, bem como a presença do Fator Rh. Existem sangues tipo A, AB, O, B e da categoria Rh+ ou Rh-. O motivo do médico querer saber essa resposta é para constatar se a mãe ou o bebê não irão sofrer de incompatibilidade sanguínea.

Caso a mãe seja Rh+ e o bebê for Rh- não há nenhum problema; o mesmo se aplica a bebê e mãe Rh+ ou os dois sendo Rh-. O problema acontece quando a mãe é Rh- e gera um bebê de um pai Rh+; há uma probabilidade de o bebê também ser Rh+ e aí estará instaurada a incompatibilidade sanguínea.

Eritroblastose fetal, doença de Rhesus, doença hemolítica por incompatibilidade Rh ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre quando uma mãe de Rh- que já tenha tido uma criança com Rh+ (ou que tenha tido contacto com sangue Rh+, numa transfusão de sangue que não tenha respeitado as regras devidas) dá à luz uma criança com Rh+.

A incompatibilidade acontece quando o sangue do bebê se mistura com o sangue da mãe. Os vasos sanguíneos da mãe e do bebê apesar de serem diferentes ficam muito próximos e pode acontecer de ocorrer pequenas rupturas e o sangue se misturar. O que acontece quando isso ocorre é que o corpo da mãe vai entender que o sangue do bebê é um intruso e vai começar a lançar anticorpos para combatê-lo.

A consequência disso pode ser a morte do bebê durante a gestação ou logo após ele nascer. Ainda pode resultar em uma grave icterícia para o recém-nascido ou até mesmo deficiência mental, paralisia cerebral ou surdez. É por isso que é importante o médico saber o tipo de sangue da mãe e do pai do bebê.

Caso o contato com o sangue da mãe aconteça, pode ser feito uma transfusão de sangue no bebê ainda no útero ou logo após o nascimento para que o corpo dele elimine o sangue nocivo para a mãe.

Há casos em que o primeiro filho não tem conseqüência nenhuma dessa incompatibilidade sanguínea, mas o corpo da mãe já fica em alerta para a segunda gravidez e assim os glóbulos brancos atravessam mais facilmente a placenta e atacam o bebê. Quanto mais gravidez a mulher tiver, mais sensibilizada ela estará e mais facilmente o corpo dela atacará o bebê.

Mas atualmente já há um exame que pode detectar esse risco. Ele é feito na 28º semana de gestação. Se detectado o problema, a mulher começa a tomar uma vacina chamada anti-Rh que reduz os riscos de ter qualquer problema. Essa vacina vai bloquear a sensibilização da mãe e reduzir a produção de anticorpos, fazendo com que o bebê fique livre de qualquer mal. Estima-se que um em cada 150 nascimentos seja de bebês com incompatibilidade sanguínea.

É importante saber a Compatibilidade dos glóbulos vermelhos:

* Grupo sanguíneo AB: Indivíduos têm tanto antígenos A quanto B na superfície de suas RBCs, e o soro sanguíneo deles não contem quaisquer anticorpos dos antígenos A ou B. Assim, alguém com tipo de sangue AB pode receber sangue de qualquer grupo (com AB preferível), mas só pode doar sangue para outros com o tipo AB.

* Grupo sanguíneo A: Indivíduos têm o antígeno A na superfície de suas RBCs, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno B. Assim, uma pessoa do grupo A pode receber sangue só de pessoas dos grupos A ou O (com A preferível), e só pode doar sangue para indivíduos com o tipo A ou AB.

* Grupo sanguíneo B: Indivíduos têm o antígeno B na superfície de seus RBCs, e o soro sanguíneo contido na Imunoglobulina M são anticorpos contra o antígeno A. Assim, alguém do grupo B pode receber sangue só de indivíduos de grupos B ou O (com B preferível), e pode doar sangue para indivíduos com o tipo B ou AB.

* Grupo sanguíneo O (ou grupo sanguíneo zero em alguns países): Indivíduos não possuem antígenos nem A ou B na superfície de suas RBCs, mas o soro sanguíneo deles contêm Imunoglobulina M com anticorpos anti-A e anti-B contra os grupos antígenos A e B. Portanto, alguém do grupo O pode receber sangue só de alguém do grupo O, mas pode doar sangue para pessoas com qualquer grupo ABO (ou seja, A, B, O ou AB). Se qualquer um precisar de uma transfusão de sangue em uma emergência, e se o tempo necessário para processar o recebedor do sangue causaria um atraso prejudicial, o sangue O- (O Negativo) pode ser emitido.

Fonte: Wikipédia



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Juliana diz:

    Tive uma filha que tem tipo sanguineo A+ e o meu é O+ do pai A+, no meio da gestação nosso sangue se misturou ela teve que ir para as luzes se não teria que fazer transfussão, minha duvida é não teria dado problema só se uma de nós tivesse tipo sanguineo -( negativo as tinham positivo isso que não entendi até hoje pode me esclarecer.
    Obrigada.
    juliana

    • admin diz:

      Juliana, nao sou medica, mas pelo q sei ha outras causas que ocasionam isto sem ser necessariamente a incompatibilidade sanguinea, o médico
      na ocasiao do ocorrido deveria ter dado o motivo pelo qual ocorreu isso.

  2. marileide diz:

    SOU GESTANTE E MEU SANGUE O NEGATIVO E ESTOU GESTANTE DE DOIS MES GOSTARIA DE SABER SE TENHO Q TORMAR ALGUMA INJEÇÃO ANTES DO PARTO…

    MUITO GRATA

  3. marcele oliveira diz:

    Sou AB+ e meu marido A+,tive duas gestações de apenas 25 semanas e os fetos veio a óbito dentro da minha barriga,pode haver incompatibilidade entre rh positivos.
    Me respondem estou muito triste com esta ultima perda me ajudem!!!!!!!!!!

    • admin diz:

      Marcele, q eu saiba nao existe incompatibilidade entre Rhs positivos, o motivo deve ser outro, seu medico tem q solicitar exames p/ identificar o q esta se passando p/ q isso ocorra.

  4. ELISANGELA diz:

    tenho uma filha de 3 anos mas to com duvidas: sou O+ o pai é A+ minha filha é B+ : isso é normal minha filha teve uma ma formação do pulmao esquerdo (derame pleural a esquerda) e recebeu transflução de sangue AB+ pode isso tambem. nao sei o que pensar se ela é B+ ou AB+vc poderia me responder .

  5. mariza diz:

    minha mestruação está atrasada 01 mês fiz o exame de urina em casa e deu positivo, para confirmar o resultado fiz o de sangue em um laboratorio que deu negativo, no entando estou com todos os sitomas; seios, sonolência, tonturas e outros. posso esta com uma gravidez psicologica? obrigada.

  6. Cátia diz:

    Olá, gostaria de saber se neste caso, o meu companheiro tem talessemia leve mas eu não tenho, e os nossos Rh são compatíveis, ou seja, eu sou O+ e o meu companheiro é A+. Gostaria de saber se futuramente qundo tivese um filho, se poderia ocorrer alguma má formação no feto, por causa da talessemia? Obrigado

  7. FABIANA FERREIRA DOS SANTOS diz:

    Sou o+ a minha filha è B + ,quando ela nasceu o médico falou que ela iria rejeitar o leite materno e foi isso o aconteceu e na ficha médica deu incompatibilidade sanguinea será que seu tiver outro filho pode nascer com algum problema mais sério .Obrigada.

  8. neuza diz:

    gostaria de saber se a uma possibilidade de ocorrer incompatibilidade de sangue quando a mãe é O+ e o pai A+ essa é a minha duvida pois a minha neta nasceu com o tipo sanguineo A- meu nome é neuza agreceria o esclarecimento obrigada

  9. Natasha diz:

    Gostaria de saber se há probabilidade de ocorrer a uma incompatibilidade sanguinea ou problemas mais sérios com o meu filho pois sou O+ e o meu marido é A-. E obrigada.

  10. fabiana diz:

    gostaria de sabe se meu tipo saguineo bate com do meu marido e meu e A+ e do meu marido O+ se algum problema se temos um bebe
    obrigada

  11. josiane diz:

    a minha filha nasceu com o sangue A+ eu tenho o sangue O- por este motivo ela fez fototerapia por 5 dias e ficou bem saudavel sem nenhum problema, eu tomei a vacina matergan logo apos o parto, gostaria de saber se o meu proximo filho pode ter o mesmo problema ou alguma deficiencia, pois a medica falou que seria melhor eu nao ter mais filhos.

  12. cris diz:

    tive tres abordos espontaneos,sou rh o- tomeia a vasina .sera que tenho chance de ter suceso na proxima gravides?

  13. Johndemberg de Souza diz:

    Não tive nehnum problema parecido como nos comentários, mas me interresso pelo assunto aboradado acima e ficou muito grato pelo assunto postado.
    (Analista Clínico).

  14. Tive minha primeira filha com deficiência na mão, ela não desenvolveu a mão esquerda, eu sou A- e o pai dela e ela são A+, mas os médicos só descobriram a deficiência quando ela nasceu, mas Graças a Deus ela é muito inteligente e perfeita. Essa matéria é muito boa para alertar as mães e as futuras mães, em fazer o exame pra saber a compatibilidade dos sangues. Porque eu só tomei a vacina anti-Rh depois que minha filha já tinha nascido.

  15. Eu só tenho ela de filha e não pretendo ter mais filhos, apesar de saber que tem tratamentos para evitar isso… prefiro também não arriscar!

  16. claudia diz:

    sou do tipo b- o pai do bebe é a+
    o que fazemos ?

    • lois diz:

      Olá, eu sou do tipo sanguineo AB+, e o meu marido é B+, queria saber se tem algum problema ou risco ao feto? Queremos muito ter filhos, agradeceria se me respondesse o mais rápido possível.obrigada

  17. Daniela diz:

    ola
    queria saber se temos conpatibilidade , de posso ter filhos ou não
    meu sangue e A+ e do meu marido é B- , tem algum risco ou nao? agradeceria pela resposta
    brigada.

  18. Sônia diz:

    ola
    queria saber se temos conpatibilidade , de posso ter filhos ou não
    meu sangue e A+ e do meu marido é B- , tem algum risco ou nao? agradeceria pela resposta
    brigada.

  19. luciana dias diz:

    Olá.
    Sou rh- e meu marido rh+ tive minha primeira gestação que foi interrompida com 36 semanas por falta de liquido aminiotico e meu bebe nasceu com o fator rh- e faleceu com 6 dias. Os médico disseram que ela tinha uma sindrome que ainda não sabemos qual. Ela nasceu com uma estrutura óssea muito fina e com duas fraturas espotâneas. Os médico nos encaminharam aconselhamento genético. Gostaria de saber se nosso fator rh pode ter sido responsavel por isso?

  20. rute lopes diz:

    quando a mae é Arh- e o pai Arh+ épossivel nascer um O?

    • Rubens diz:

      Olha Rute isso seria imposível, se a mãe e sangue tia A- e o Pai e Tipo A+. a crinança somente poderia nascer com o tipo sangueo A- ou A+.

  21. Rubenilson diz:

    Olá, por favor alguém poderia me tirar uma duvida terrivel?
    Bem meu tipo sanguineo e O+ e o da minha esposa A-, bem sei q isso poderia gerar imcompatibilidade sanguinea mas tivemos uma filha q agora está com 5 anos e graças a Deus é perfeita tanto fisicamente quanto psicologicamente, o sangue dela é A+..Bom agora estamos querendo ter mais um filho(a) e temos medo de q ele(a) nasça com algum problema, o fato é que quando estava gravida da nossa primeira filha ela tomou injeção ante RH antes e apó o parto..gostaria de saber se mesmo asim corremos o risco de ter um filho(a) COM PROBLEMAS? muito obrigado…

  22. MARLENE diz:

    MINHA FILHA ESTA GRAVIDA DE 7 MESES ;MEU SANGUE E A- O PAI DELA O+ ;QUANDO ELA NASCEU NAO TOMEI A VACINA PORQUE NA MATERNIDADE ME FALARAM QUE ELA TINHA A MESMA TIPAGEM SANGUINEA MINHA ELA AGORA FEZ EXAMES E DESCOBRIL QUE E A+ ;MAS NAO TERIA QUE SER A-?

  23. debora diz:

    Tenho uma filha de 14 anos e outra de 5 anos,tentei por 5 vezes engravidar e perdi todas as vezes com 6 a 7 semanas,gostaria de saber se nesses casos tem tratamento,poderei engravidar novamente,sera que é incompatibilidade sanguinea?
    Aguardo resposta

  24. Vanessa diz:

    gostaria de saber se a uma possibilidade de ocorrer incompatibilidade de sangue quando a mãe é O+ e o pai A+

  25. silmara diz:

    ola estou tentando engravidar so que descobrir que meu marido tem o mesmo tipo de sangue o positivo se caso eu engravidar a criança pode nascer com alguma deficiência por termos o mesmo tipo de sangue

  26. juliana diz:

    ola, estou com uma grande duvida, sou de rh negativo e o pai de rh positivo, ja tive uma gestacao que durou 2 semanas, gostaria de saber se mesmo assim tendo um aborto espontaneo preciso tomar a vacina contra eritroblastose fetal, pois estou gravida novamente e nao sei se tomei essa vacina.
    obrigdo

  27. renata diz:

    quando mae e A- e o pai ter sangue O+ e possivel nascer B+?

  28. Kamila diz:

    Meu tipo sanguíneo é O+ e do meu esposo A+. É possível que nosso filho tenha A-?

  29. Katiani diz:

    Suo A+ meu Marido B-, queremos ter um filhos, queria saber se vai haver incompatibilidade dos sagues, na hora da geração do feto.
    Obrigado Pela Atenção!

  30. edson casado diz:

    boa tarde, gostaria de saber se o pai tem sangue B+ e a mãe A-, qual tipo de sangue que o filho não podera ter ?

    fico no aguardo

  31. Edson Soares diz:

    Boa tarde, gostaria de saber se existe alguma incompatilidade sanguínea, entre meu tipo de sangue que é A+ e de minha esposa A- ?

  32. aline diz:

    ola… gostaria de saber , se no meu caso (eu e meu marido ) somos o- , se corro o risco de gerar filhos de o+ !
    ja li sobre o assunto e mesmo nós dois o- tenho muito medo de que exista possibilidade de gerar o+

  33. eloina dos santos diz:

    Meu tipo sanguineo é B negativo,meu marido é O positivo eu posso ter filho com o RH AB positivo com os tipos de sangue que eu posso gerar.

  34. Josy diz:

    Minha cunhada acabou de ter um filho e descobriu que tem incompatibilidade com o bebê,ela não tomou nenhuma vacina e o bebê fez uma transfusão a poucos dias..quero saber se a criança pode ter algum tipo de sequela,e qual poderia ser???

  35. gisele diz:

    Estou gravida de 25 semanas ,e meu tipo sanguneo e A- e o do meu esposo e B+ minha filha corre risco de nascer com alguma doença.?? pois ja fiz ultrassom e todos os orgãos da minha filha graças a Deus estão perfeitos, só tenho consulta com o obstetra quinta feira e estou ansiosa para tirar essa duvida , por favor alguem me responda ?

  36. suzielli ferreira pereira diz:

    tenho sangue B+ e meu marido é A+.Quero saber se tera imcompatibilidade?se terei que fazer tratamento quando quiser engravidar???

  37. Fabiana diz:

    Olá, tive dois abortos espotâneos, meu tipo sanguineo é A+ e meu esposo O-, tem algo a ver com isso?
    Obrigada.

  38. eli diz:

    oi ! olha eu sou o positivo e meu marido é b positivo! e nosso filho nasceu com b negativo ……..isso pode acontecer……..abraços

  39. josy diz:

    ola, sou o-,meu esposo a+, minha filha o+, estou grávida de dois meses gostaria de saber quais são os riscos nessa segunda gravides, pois não tomei a vacina.

  40. sofia diz:

    boa tarde, o meu grupo sanguineo é arh negativo e o meu marido 0 positivo. tive um aborto espontaneo de 5 semanas. gostaria de saber se a causa tara sido devido a imcompatibiliade sanguinea. antes de engravidar fiz a analise coombs indirecto e deu negativo. só que depois do aborto nao tornei a fazer.
    e penso ja estar gravida sera que me vai acontecer novamente? ja fiz a analise novamente so tou a espera do resultado se der negativo faço na mesma a vacina para ficar imune? mesmo se ja tiver gravida? e se der positivo é provavel que yenha outro aborto corecto?
    gostaria que me respondesse o mais rapido possivel
    bigada

  41. Sheila Barros diz:

    Olá estou gravida de 14semanas…Meu tipo sanguineo é A+ e do meu esposo O+…Gostaria de saber se há possibilidade de termos incompatibilidade? Obrigada.

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress