InícioSaúdeHiperactividade e a utilização de medicamentos psicotrópicos

Hiperactividade e a utilização de medicamentos psicotrópicos

Publicado em

Hiperactividade é um tema que muito me preocupa e que atrai a minha atenção por observar que nos dias de hoje toda e qualquer criança que destoe do comportamento esperado normal é automáticamente rotulada de hiperactiva. Juntamente com o rótulo ou “diagnóstico” de hiperactividade vem  as toneladas de remédios utilizados com o objetivo de “acalmar” a criança.

Como psicopedagoga sempre fui totalmente contra isso, por vários motivos, resumidamente porque acho que há vários caminhos alternativos antes de se tentar “domar” uma criança hiperactiva sem ser com medicamentos psicotrópicos. Por isso ao ler o artigo abaixo sobre esse tema, pedi autorização ao Grupo Correia Rosa, das Farmácias Rosa, Caldense e Santa Catarina para reproduzi-lo aqui no BigMãe.  Acho de suma importância que pais e mães se conscientizem dos males que estes remédios podem ocasionar em seus filhos.

Hiperactividade e a utilização de medicamentos psicotrópicos

A hiperactividade na criança é muitas vezes confundidade com falta de concentração ou empenho e comportamento indisciplinado. Contudo, a hiperactividade é uma condição física que se caracteriza pelo sub-desenvolvimento e mau funcionamento de certas partes do cérebro, nomeadamente, os dois lobos frontais, que são responsáveis pela atenção, tomada de decisão, planeamento, organização, resolução de problemas, consciência e controlo de emoções. Existem 3 tipos de hiperactividade: Desatento , Hiperactivo-Impulsivo e a combinação deste dois tipos (Misto).

Existem vários tipos de tratamento para a hiperactividade em crianças que são eficazes a curto e a longo prazo e, já foi provado, que a melhor estratégia é a combinação de tratamentos, tais como: alimentação e suplementos, exercícios mentais e jogos específicos, exercícios físicos, psicoterapia e farmacoterapia, em que se utilizam medicamentos anti-psicóticos. O problema reside na crescente utilização deste tipo de medicamentos em monoterapia, ou seja, sem se recorrer aos outros tipos de tratamento. Em 2016, foram dispensadas 276 029 embalagens de Metilfenidato (ritalina), mais 30 000 do que em 2015.

A utilização prolongada deste tipo de medicamentos em crianças poderá afectar o sue desenvolvimento físico e cerebral, agravando a patologia inicial e causando dependência. Inicialmente a criança “sossega” e acalma e pára de “viajar” e de questionar. Com o passar do tempo, passa a ser um pequeno “zombie”, aparentemente mais concentrada mas também mais amorfa, sem vontade própria e sem capacidade de demonstrar e lidar com as suas emoções.

Para que as crianças de hoje se tornem adultos saudáveis no futuro é necessário que os diagnósticos deste tipo de doenças sejam cuidadosamente investigados para que deixe de ser uma doença banal e o tratamento deverá ser multidisplinar envolvendo pais, médicos e professores.

Ana Benedito (farmacêutica) e Dora Afonso (psicóloga) – Grupo Correia Rosa

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados