Bigmãe
como organizar festa do pijama

Como organizar uma Festa do Pijama inesquecível

A Festa do Pijama é uma opção divertida que se encaixa em diversas situação: reunião dos amigos para uma noite de brincadeiras e muita diversão ou então a comemoração de um aniversário. Isso mesmo! Como está cada dia mais difícil (infelizmente) de deixar as crianças na rua ou em um shopping para se divertirem sem a supervisão de um adulto, este tipo de festa é uma alternativa para não limitar os encontros entre os amigos.

Festa do Pijama: passo a passo para organizar

amigas de pijama

Apesar do nome ser referência ao momento de dormir, está longe disso! Recomenda-se sim que as crianças vistam pijamas para que seja uma festa temática. E, inclusive, você pode começar por aí a organização deste evento: comprando camisas ou conjuntos para que todos se vistam iguais.

1. Quando realizar (data)

A Festa do Pijama é um encontro entre os amigos, que não exige nenhuma data especial para acontecer. Portanto, basta escolher um final de semana e combinar com as outras mães (se este for o caso) para que todos os amigos estejam presentes. A única particularidade, que destaca esta festa das demais, é que ela geralmente segmenta as crianças em “clube das luluzinhas” e “clube dos bolinhas”. Ou seja, a festa é só de meninas ou meninos (não é uma regra).

Não se preocupe se os seus filhos são adolescentes. Eles podem até não gostar da ideia da Festa do Pijama (por causa do nome), mas com certeza adoram combinar uma noite dos amigos (as) na casa de um deles. Portanto, o objetivo acaba por ser o mesmo!

2. Decoração

como decorar a festa do pijama

Aqui vamos sugerir três opções diferentes para você decorar a Festa do Pijama na sua casa. A primeira delas é buscar por uma empresa de festa que faz este tipo de evento. Sim, é possível alugar colchonetes, cabanas e tudo quanto é acessório para realizar este evento. A segunda opção é você mesma fazer esta adaptação que, nada mais é, do que preparar o espaço com colchões para dormir, mesa para realizar as atividades da noite, que envolve a comida e a diversão. A terceira pode ser a mais divertida de todas: comprar os acessórios para que as próprias crianças criem a decoração deste espaço. Ou seja, a primeira de muitas brincadeiras de Festa do Pijama.

3. Comes e bebes

Aqui também é possível utilizar da criatividade das próprias crianças para fazer a festa ficar divertida e da maneira que elas gostam. Por exemplo, prepare todos os ingredientes necessários e combine para que cada criança faça o seu próprio lanche. Pode ser uma pizza, um hambúrguer, pipoca e bolo de caneca por exemplo. Você também pode optar por encomendar a comida. O mesmo é válido para a bebida, que pode ser sucos naturais, de caixinha ou refrigerante e água.

4. Atividades

filme para festa do pijama

O que não faltam são sugestões de atividades para fazer durante a Festa do Pijama. Vamos listar algumas das mais famosas, porém, lembre-se que você já aprendeu que pode incluir duas bastante úteis nesta lista: decoração e lanches.

  • Jogos de Adivinha: mímica, imagem e ação ou força;
  • Jogos no Escuro: gato mia ou esconde-esconde;
  • Caça ao tesouro (escondido antes da chegada das crianças);
  • Jogos de Tabuleiro ou Adedanha
  • Cinema em Casa;
  • Livros ou Contos de Improviso;
  • Video Games;
  • Mini Spa (penteado, maquiagem e unha);
  • Artesanatos: pintura, colagem ou recortes.

5. Lembrancinhas

Como lembrancinha da Festa do Pijama você pode investir em diversas coisas úteis e divertidas. Por exemplo, quando a criança chegar a sua casa ela pode receber um kit (pijama, escova e pasta de dentes e/ou chinelo). Pode levar para casa algo que ela própria fez durante a festa ou mesmo uma marmitinha de festa (muito comum hoje em dia) com comidas e/ou guloseimas para aproveitar no dia seguinte.

6. Hora de dormir

Prepare ou deixe organizado pelo menos (se o espaço for pequeno) onde ficarão os colchões para as crianças dormirem. Apesar de ser uma noite animada, depois de tantas atividades da Festa do Pijama, com certeza elas vão apagar de sono. E é esse o objetivo.

7. Dia seguinte

Combine com os pais um horário que não seja muito cedo, pois as crianças vão ter brincado a noite toda e com certeza vão dormir um pouco mais do que o normal. Você também deve deixar preparado um kit café da manhã (suco e biscoitinhos, por exemplo), para que ela não levante e vá embora de estômago vazio!

Pronto! Agora você já pode fazer esta sugestão para o seu filho encontrar e se divertir com os amigos.