InícioEducaçãoFamilia e Escola

Familia e Escola

Publicado em

A escola e a família nunca foram tratadas como diferentes uma da outra. Você pode perceber que seu lar complementa a educação do seu filho e vice-versa. Uma depende da outra para conseguirem assim alcançar o objetivo de tentar formar o melhor futuro para seu filho e automaticamente, para toda a sociedade.

Mas lembre-se a familia educa e a escola ensina, ou seja a familia transmite conceitos morais, bons modos, respeito ao proximo; a escola transmite conhecimentos culturais! Neste aspecto podemos sim dizer que existe esta única diferença!

Você como mãe deve estar atenta aos esforços que a escola faz para educar seu filho. Infelizmente hoje em dia, são poucas as escolas que abrem espaço para que os pais participem mais da vida dos filhos; isso é importante para todos. O seu filho preciso que essa relação seja boa para poder ter uma formação cultural, intelectual e de cidadania mais forte.

A escola e a família precisam estar atentas ao comportamento dos filhos. Pequenos sinais como rebeldia, afastamento, choro e silêncio podem indicar algum problema do seu filho. O trabalho em conjunto vai garantir que esses problemas sejam detectados cedo e você possa juntamente com a escola solucioná-lo.

As reuniões com os professores, funcionários e todos envolvidos na vida escolar do seu filho é que irão permitir que você como mãe opine e ouça os dois lados da vida do seu filho. Muitos pais às vezes não sabem o que fazer quando recebem uma reclamação do professor; alguns jovens se comportam diferente na escola e em casa. Essa conversa vai ajudar a prevenir esse duplo comportamento além de mostrar que seu filho tem sim problemas, mas que o trabalho em conjunto posse torná-los mais fáceis de resolver.

Tudo isso nada mais é do que integrar seu filho na família e na escola. Ele precisa sentir que faz parte dele e que é importante e não apenas mais um número. Afinal de contas, a escola é como se fosse uma parte da família onde ele aprende, experimenta coisas e é educado para a vida. Igualzinho como é a sua família de sangue.

Nunca transfira a responsabilidade integral de educação somente para a escola, assim como a escola não pode deixar você de fora neste processo de aprendizagem e vivência.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados