InícioGravidezExercício físico durante a gravidez

Exercício físico durante a gravidez

Publicado em

A Bebé Vida, banco de tecidos e células 100% português, aconselha as grávidas de baixo risco a praticar exercício físico, enquanto se encontrarem de esperanças.

A gravidez não deve ser entendida como um estado de infinitas limitações e as mulheres que tenham gravidezes de baixo risco devem ser incentivadas a iniciarem ou a continuarem a envolver-se em atividades físicas, visto que essa prática faz parte de um estilo de vida saudável, o que é benéfico tanto para a futura mamã, como para o bebé que esta carrega.

No entanto, há que ter em consideração que cada mulher é um caso e que por essa razão se devem aconselhar primeiro junto do seu médico obstetra, sendo que aquelas que nunca praticaram uma atividade física anterior à gravidez devem aguardar pelas 12 semanas para então iniciarem algum desporto. Já as “atletas” mais regulares, no período anterior à gravidez, podem continuar a praticar atividade física no primeiro trimestre com as devidas alterações e acompanhadas por um profissional especializado.

exercicios-fisicos-durante-a-gravidez

A Bebé Vida sabe que não é fácil ganhar motivação para treinar, muito menos para criar uma rotina, e que a condição de grávida pode ser uma boa desculpa para se ficar mais tempo no sofá. Foi a pensar nessa premissa que o banco de tecidos e células 100% português agregou um conjunto de benefícios e de recomendações que irão convencer mulheres a acabar com os hábitos de sedentarismo. Afinal, o bem-estar da mulher e do bebé encontra-se acima de tudo.

Benefícios do exercício físico durante a gravidez:

* Melhoria da condição física global;

* Melhor adaptação cardiovascular à nova situação hemodinâmica;

* Prevenção da diabetes gestacional e do aparecimento de varizes;

* Um menor aumento de peso corporal e adiposidade;

* Promoção de uma postura correta durante a gravidez e, consequentemente, a prevenção de lombalgias;

*Melhoria da auto-imagem e da auto-confiança e uma rápida recuperação no pós-parto.

Principais recomendações:

* Evitar as posições de decúbito dorsal (deitada de costas após o primeiro trimestre). Esta posição está associada a uma diminuição no aporte de sangue ao feto;

* Evitar longos períodos de pé sem movimento;

* Reforçar a hidratação e uma alimentação saudável;

* Não praticar atividades físicas que envolvam impacto, risco de queda, atividades de mergulho ou outras que possam oferecer riscos de traumas para a grávida e o bebé;

* Evitar atividades competitivas.

É também importante referir os sinais de alarme aos quais as mulheres que esperam um filho devem estar atentas durante a prática de exercício físico. No caso de algum destes pontos acontecer, deve-se cessar imediatamente a atividade e consultar um médico:

* Sinais de perda de líquido ou sangue vaginal;

* Inchaço repentino de tornozelos, mãos e face (edema generalizado);

* Tromboflebite (inchaço, dor e vermelhidão nas pernas);

* Perdas momentâneas ou perturbações da visão, fortes dores de cabeça persistentes ou tonturas;

* Aumento da FC ou da PA persistentes após o exercício;

* Fadiga excessiva, palpitações ou dor de peito;

* Contrações persistentes (+ de 6 a 8 por hora) que possam estar relacionados com início do trabalho de parto;

* Insuficiente ganho de peso (menos de 1kg por mês durante os 2º e 3º trimestres);

* Dores abdominais sem causa aparente;

* Perda de Líquido amniótico.

A prática de exercício físico por grávidas é bastante incentivada nos dias de hoje por vários profissionais da área da saúde, como médicos e professores de educação física. Assim, a Bebé Vida recomenda a todas as futuras mamãs perceber se existe alguma contraindicação que as impeça de fazer desporto, senão é seguir estes conselhos e bons exercícios!

www.facebook.com/paginabebevida

Fonte: American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), (ACSM, 2000, 2001) e Tatiana Dominguez, Especialista em Exercício na Gravidez e Pós Parto.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados