Bigmãe
Beta HCG

Entenda o que o teste Beta HCG revela sobre a gravidez

Hoje já existem diversas maneiras de você tirar a dúvida que assola milhares de mulheres que estão com a menstruação atrasada, é ou não é gravidez? Um dos testes que você pode fazer para descobrir é o exame de urina,  que detecta a presença do hormônio HCG (hormona gonadotrofina coriónica). Este é um hormônio produzido pouco depois da fixação do embrião na parede do útero e é liberado pela placenta. Este exame é o Beta HCG Qualitativo, sendo considerado qualitativo pode dar apenas dois resultados, positivo ou negativo.

O Beta HCG Qualitativo não fornece valores, apenas diz se há ou não gonadotrofina coriônica humana em valores relevantes no sangue na mãe, são as formas utilizadas nos testes comprados em farmácia, apenas dizem positivo ou negativo.

Como funciona o teste de gravidez de farmácia

Os testes de gravidez comprados em farmácias detectam a presença do hormônio  gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina da mulher, esse hormônio só é produzido quando a mulher está grávida. Eles prometem detectar a gravidez com apenas um dia de atraso menstrual, porém em alguns casos pode não ser possível.  Existem no mercado dezenas de diferentes tipos de teste de gravidez.

Como fazer o teste de gravidez de farmácia

Todos os testes de gravidez de farmácia trazem folheto explicativo e é importante que você siga todos os passos para obter o resultado do teste de gravidez corretamente.

Passo 1: Só abra a embalagem do teste de gravidez de fermácia quando for utiliza-lo. Você pode fazer o teste em qualquer hora do dia, não é necessário que seja a primeira urina.

Passo 2: Retire a tampa que protege a ponta absorvente que deverá ser inserida na urina.

Passo 3: Urine num recipiente limpo e seco e a seguir mergulhe a ponta absorvente do teste na urina por 5 a 10 segundos.

Passo 4: Coloque a tampinha novamente na ponta absorvente e deixe que o teste repouse em cima de algum móvel da sua casa.

Passo 5: O resultado deverá começar a aparecer após 1 minuto.

Um minuto após a urina ter entrado em contato com o teste, se houver a presença do hormônio hCG na urina da mulher, ou seja, se ela estiver grávida, a janela de resultado começa a apresentar um risco semelhante ao da janela de controle. Quanto maior o nível de hCG, mais forte é cor da linha. Se o exame for feito em uma fase muito inicial da gravidez, a linha que surge na janela de resultado pode ser muito suave (fraquinha), difícil até de ser identificada. Quando a mulher não está grávida a janela do resultado não sofre alteração e fica “em branco”. A fita absorvente do teste de gravidez comprado em farmácia só reage se houver a presença do hormônio hCG na urina.

HCG – Gonadotrofina Corionica Humana

O que é o exame Beta HCG Quantitativo

Para além do teste de urina pode ser feito o exame de sangue Beta HCG Quantitativo , que é realizado nos laboratórios de análises clínicas. Trata-se de um exame de sangue simples de ser coletado e no qual é possível ver a quantidade de hormônio presente no sangue da mulher,  bem como saber de quanto tempo é a gravidez. Alguns exames trazem escrito  para além da quantidade de hormônio detectado, se o resultado é positivo ou negativo.

Valores de referência do Beta HCG

O tempo de gestação começa a ser contado a partir do primeiro dia da última menstruação, portanto os exames só conseguem detectar o hCG a partir da 3ª semana de gravidez. A gravidez só se dá quando o valor encontrado do HCG é acima de 5; a partir daí se diz que o resultado é positivo para gravidez. Inferior a 5mlU/ml se diz que o resultado é negativo.

BhCG abaixo de 5 mIU/ml = resultado negativo, ou seja, não está grávida.

BhCG entre 5 e 25 mIU/ml = resultado inconclusivo. Geralmente indica que não está grávida, porém pode ser o caso de uma gravidez muito recente, quando ainda não houve tempo do hCG ser suficientemente produzido para ser detectado no sangue. Nestes casos deve-se repetir o exame após três dias.

BhCG acima de 25 mIU/ml = resultado positivo, está grávida.

Existem várias tabelas de Beta HCG Quantitativo utilizadas pelos laboratórios porém as estimativas mais comuns são os valores que vemos na tabela abaixo:

Alguns médicos preferem até mesmo que você repita o testes nos próximos dois dias seguintes ao primeiro. Assim, com a comparação dos dados, o médico pode compreender muito mais facilmente se houve evolução na taxa de hormônio e como a sua gravidez está se desenvolvendo.

Geralmente quando há gravidez, o número do beta HCG duplica a cada 48 horas, por isso o pedido de exames a cada dois dias. Assim o médico pode ver se está tudo caminhando corretamente com a gravidez, já que números muito baixos podem indicar problemas na gestação, e quanto mais cedo for diagnosticado, melhor.

Quando posso fazer o exame Beta HCG Quantitativo?

Com apenas um dia de atraso menstrual é possível fazer o exame Brta HCG Quantitativo num laboratório de análises clínicas. Alguns relatos dizem que a melhor época para fazer o exame é geralmente 10 dias após a fecundação, já que é a partir deste momento que a quantidade de hormônio está mais alta. Porém nem sempre a mulher sabe qual foi a data da fecundação e nem quando foi seu período ovulatório.

O nível de Beta HCG no sangue, indicativo de gravidez, é atingido de 7 a 10 dias após a fecundação. Mas em alguns casos só se conseguem detectar a presença de BhCG no sangue a partir da 3ª semana de gravidez.

O período fértil da mulher é no meio do ciclo menstrual – entre o 11º ao 17º dia – (considerando-se mulheres com ciclo regular de 28 dias). Essas variações biológicas no período fértil podem somar até 7 dias. Assim, resultados mais confiáveis somente podem ser obtidos após 14 dias da fecundação. Portanto, resultados negativos obtidos antes desse período ou em mulheres com ciclos irregulares devem ser confirmados com novos exames. Resultados positivos nos primeiros dias de gravidez devem ser confirmados pela evolução clínica, uma vez que podem ocorrer abortos espontâneos e imperceptíveis nesta fase da gestação.

É possível um resultado Beta HCG falso negativo

Sim, as vezes é possível se a mulher fizer o exame poucos dias após ter tido a relação sexual na  qual acredite que tenha havido a fecundação. Não adianta fazer o exame tão cedo pois é possível que o embrião ainda nem tenha chegado ao  útero. Se o embrião ainda não se implantou no útero, não há como haver o hormônio hCG presente no sangue da mulher.

É possível um resultado Beta HCG falso positivo?

Os casos são raros, mas podem ocorrer nos casos em que a mulher utilize algum  medicamento à base de hCG, sendo assim o BhCG detectado no exame pode ser apenas  resquícios do medicamento utilizado dias antes.

Como devo interpretar um resultado com dosagem abaixo ou até 25 mIU/mL?

Este resultado é considerado inconclusivo, ou seja, para ter certeza quanto a presença ou ausência da gravidez o exame deverá ser repetido após 2 a 3 dias desta dosagem ou a critério do seu médico.

Um homem pode fazer Beta HCG?

Sim. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

Primeiros Sintomas de Gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez podem surgir após duas semanas de fecundação e varia de mulher para mulher, ou seja,  nem todas terão os mesmo sintomas.

  • Atraso menstrual
  • Pequeno sangramento vaginal
  • Cólicas ou dores no abdómem
  • Aumento dos seios
  • Dor nas mamas
  • Escurecimento dos mamilos e aparecimento de veias ao redor dos seios
  • Náuseas e Vômitos
  • Inchaço abdominal
  • Constipação intestinal
  • Cansaço e sono excessivo
  • Vontade de urinar com frequência
  • Desejos alimentares
  • Alterações do paladar e olfato
  • Aversão a odores intensos, comida, perfumes, etc
  • Tonturas
  • Excesso de gases
  • Variações de humor, as vezes sensível, as vezes irritada
  • Dor lombar
  • Corrimento vaginal com aspecto leitoso, sem cheiro e sem coceira.

Veja também: – Lista de Exames para fazer durante a gravidez