Escola e Educação Filhos e Filhas

Escotismo um Movimento que ajuda a educar a criança com valores

Escotismo um Movimento que ajuda a educar a criança com valores
5 (100%) 2 votos

Você já deve ter visto e até ouvido alguns pais falando dos benefícios que o escotismo trás para os pequenos. E você também já deve ter reparado que as crianças que são escoteiras chamam a atenção pelo excelente  comportamento e as vestimentas sempre impecáveis. A primeira coisa que muda nas crianças que são escoteiras é o comportamento, a seguir observamos a  mudança quanto a sua postura no dia-a-dia para com as pessoas que a cercam.

Os adolescentes e crianças passam a aprender a trabalhar em equipe, cultuam valores como respeito, amizade e ajuda ao próximo. Essa aprendizagem não fica apenas na parte comportamental. Além de todos esses benefícios que o seu filho vai levar para o resto da vida, o escotismo ainda faz com que ele conheça amigos e faça amizades que podem durar para toda a vida. Os escoteiros sempre são leais uns aos outros e sempre estão dispostos a ajudar os seus companheiros, são tolerantes uns com os outros e colocam o companheirismo e a brincadeira sadia acima de tudo.

Eles também aprendem a trabalhar em equipe e a se desvencilhar de problemas  em situações extremas, como quando acampam tem que fazer o fogo, construir as barracas, aprender a cozinhar e fazer os primeiros socorros caso seja necessário. Abaixo vamos conhecer mais sobre o Movimento do Escotismo.

Baden Powell fundador do Escotismo

O Movimento Escoteiro iniciou na Inglaterra em 1909, através de Robert Baden Powell, tenente-general do Exército Britânico. O militar teve seu primeiro contacto com o escotismo ao conhecer o escoteiro americano Frederick Russell Burnham, durante uma uma expedição contra os Matabele em Rodésia por volta do ano de 1896. A amizade entre os dois resultou anos depois na formulação didática do escotismo. A partir desta época Baden Powell passou a dedicar-se ao estudo dos métodos usados em todas as épocas para a educação dos rapazes, desde jovens espartanos, os antigos bretões, os peles-vermelhas, até os nossos dias. Lentamente, Baden Powell foi desenvolvendo a ideia do escotismo.

Veja mais em: – Baden Powell Wikipédia

O Movimento Escoteiro

O Escotismo é um movimento educacional que por meio de atividades variadas incentiva crianças e jovens a aprenderem a pensar e agir de maneira coletiva ,se desenvolverem e se envolverem com a comunidade, formando líderes engajados em construir um mundo melhor, mais justo, mais fraterno e mais responsável.

O Movimento Escoteiro dividido por faixas etárias

Para participar do Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.

Criada no Brasil em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2015, contou com um contingente de 82.891 escoteiros, nos quais 19.781 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 637 cidades brasileiras, somando um total de 1.291 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios.

Ramo – Lobinho

Entre os 6,5 e os 10 anos. Aprende-se muito sobre a vida em meio à natureza, a viver em grupo e a desenvolver a liderança. “O livro da Jângal”, que retrata as aventuras de Mowgli, o menino lobo, é o que inspira a organização do Ramo Lobinho – juntos, formam uma alcateia, dividida em pequenos grupos chamados matilhas. Cada matilha tem de quatro a seis lobinhos, entre meninos e meninas, e esse grupo nos acompanha durante todo o período em que ficamos nesse Ramo.

Ramo – Escoteiro

Entre os 11 e 14 anos, se faz parte do Ramo Escoteiro – os elementos do grupo são patrulhas compostas por 5 a 8 jovens, de meninos e meninas, que juntas formam uma tropa. Além de trabalhar em equipe e entender a importância de respeitar a natureza, aprendem diversas coisas que os deixam mais confiantes e decididos. Há um monitor, que age como um líder dentro do grupo, e desenvolve-se algumas atividades por conta própria, como ir ao cinema, etc. Acampamentos e excursões fazem parte da vivência no Ramo Escoteiro, sempre com o acompanhamento de adultos.

Ramo – Sênior

O Ramo Sênior é formado por jovens com idades entre 15 e 17 anos, incentivando-os a superar seus próprios desafios. Vivem verdadeiras aventuras, fazem rapel, navegação, acampamentos, trilhas, escaladas, e são incentivados a superar obstáculos.

Ramo – Pioneiro

A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integra-se o Ramo Pioneiro. A equipe forma o clã, e é onde se apoiam e descobrem  interesses em comum participando do mundo real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário. As atividades são organizadas pelo grupo neste período em que entram na vida adulta.

Veja abaixo um vídeo sobre a promessa que a criança faz ao adentrar para o movimento e participação da mãe na entrega do certificado de promessa:

 

 

Veja mais vídeos no canal Youtube oficial do Escoteiros do Brasil em: – Youtube Canal Escoteiros do Brasil

Uniforme Escoteiro

No movimento escoteiro Mundial todos os participantes usam algum tipo de uniforme que os identifica, sendo que cada país tem o seu. A União dos Escoteiros do Brasil permite escolher entre dois uniformes: o tradicional uniforme cáqui e, a partir de 2014 o novo “Vestuário”. Os uniformes levam também diversos distintivos, cada um com um significado especial.

Pode ver mais sobre os uniformes do escoteiros e distintivos em: – Carajás.Org

Uniforme dos Escoteiros

Fonte Imagem Carajás©

Sugiro uma visita ao site oficial dos Escoteiros no Brasil para solicitar informações sobre como seu filho ou filha pode participar do Movimento Escoteiro, veja em: – Escoteiros.org

Em 2010 o Escotismo no Brasil completou o seu Centenário, um marco muito importante!

….” Foi em 1910 que os Suboficiais da Marinha de Guerra do Brasil, entusiasmados com o Escotismo que conheceram na Inglaterra, chegaram ao Brasil trazendo uniformes de escoteiros ingleses. Em junho do mesmo ano, reuniam-se no Rio de Janeiro, formalmente, todos interessados pelo Escotismo, fundando o Centro de Boys Scouts do Brasil.”….

 

ESCOTEIROS DO BRASIL
Escritório Nacional
Rua Coronel Dulcídio, 2107
Água Verde, Curitiba, PR
Tel (41) 3353.4732 Fax (41) 3353.4733



Deixar 1 Comentário

Captcha