InícioSaúdeErvas Aromáticas - Como plantar e usar

Ervas Aromáticas – Como plantar e usar

Publicado em

Muita gente sonha em ter uma horta, porém muitas pessoas não tem tempo suficiente para dedicar-se a cuidar da mesma, ou possuem pouco espaço para plantar;  mas ainda assim gostavam de ter em casa algumas ervas aromáticas para poder dar um toque especial aos pratos preparados para a família.

Pois muito bem, se você não pode ter uma horta, saiba que é muito fácil cultivar ervas aromáticas e poderá faze-lo em pequenas floreiras ou até mesmo em pequenos vasos em sua varanda ou até mesmo em sua cozinha.

ervas-aromaticas-como-plantar-e-usar

Hortelã – Foto de Andreas Kaiser ©, Neu-Ulm Pfuhl, Germany (Wikipédia)

Algumas dicas de  ervas aromáticas frescas que farão toda a diferença na sua cozinha:

– Salsa, hortelã, salva, estragão, tomilho, rosmaninho, manjerona, lúcia-lima, alecrim, coentros, manjericão comum, manjericão vermelho, cebolinho e orégãos.

Veja no vídeo abaixo como plantar as ervas aromáticas de forma fácil e rápida:

Alguns hipermercados têm os vasinhos com as ervas já crescidas para venda ao público, você poderá compra-los e replantar numa floreira em sua casa. Caso queira você poderá ir numa loja especializada e adquirir as sementes e proceder o plantio das mesmas, sempre tendo em conta reunir numa mesma floreira as ervas que exigem condições semelhantes de plantio e cultivo.

A utilização de ervas aromáticas na preparação de cozidos, saladas e outros pratos, possibilita que se utilize menos sal para temperar, já que as ervas conferem aos pratos um sabor acentuado; sendo assim sua saúde agradece.

No vídeo abaixo você obtém dicas sobre como utilizar as ervas aromáticas no preparar de seus pratos em sua casa:

Veja abaixo como utilizar algumas ervas aromáticas em seus pratos:

Alecrim:

Pode ser utilizado para temperar carne de porco, borrego, carneiro, cabrito, vitela, coelho manso e aves; aromatizam azeite e vinagre.

Erva Cidreira:

Pode ser utilizada para infusões e também para temperar peixes, por serem altamente referescante podem também ser utilizada no preparo saladas, geleias e pudins.

Estragão:

Pode ser utilizado para temperar saladas, peixes, carnes, molhos, mostarda, azeites e vinagres.

Hortelã:

O saborosíssimo hortelã é comumente utilizado para temperar carneiro, porco, saladas, legumes cozidos, sopas, molhos, peixe e mariscos.

Lúcia-Lima:

Saborosa e versátil, a Lúcia-Lima pode ser utilizada na preparação de peixes, aves, marinadas, molhos para saladas, compotas e pudins.

Manjerona:

Muito presente na culinária italiana a manjerona caracteriza-se por um sabor inconfundível, e é largamente utilizada no preparo de carnes, sopas, saladas e
produtos defumados.

Tomilho:

Utilizado em pratos que exigem bastante tempo de cozedura, sopas, legumes, saladas, guisados, estufados e molhos.

Manjericão:

Assim como a Manjerona, o manjericão é largamente utilizado na culinária italiana, sendo ingrediente indispensável no preparo de molhos de tomate, pizzas, carnes, peixes, sopas, saladas e massas.

Salsa:

Uma das ervas mais utilizadas na preparação de muitos pratos sempre que se quer dar uma graça a mais, utilizada em peixes, mariscos, carne bovina, aves, legumes, ovos, sopas, molhos, cremes, maioneses e massas.

Coentro:

Excelente para o tempero de carne de porco, aves, peixes, saladas e molhos. As sementes são também utilizadas para aromatizar marinadas, vinagres e licores.

Saiba mais em: – DECO

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados