Bigmãe
Entrevista com a Dra. Denise Coimbra – Obstetra e Ginecologista

Entrevista com a Dra. Denise Coimbra – Obstetra e Ginecologista

Diante das inúmeras dúvidas que nos são enviadas através de emails por nossas visitantes, o Big Mãe entrevistou a ginecologista e obstetra Dra. Denise Coimbra que participa  do grupo de Reprodução Humana da UNIFESP e mantém um site de informação: www.dradenisecoimbra.com.br , qualquer dúvida vocês podem visitar o site da Dra. Denise Coimbra para  conhecerem o trabalho dela.

Big Mãe: O que vem a ser incompatibilidade sanguínea entre mãe e feto?

Dra.Denise Coimbra: A incompatibilidade do sistema ABO não afeta a gestação, mas a incompatibilidade no fator RH  só ocorrerá se o sangue da mãe for sensibilizado pelo sangue fetal. Isso é incomum na primeira gestação e, se houver sensibilização no momento do parto, a mãe terá até 72 horas para tomar a vacina pós-parto. No decorrer da gravidez, é necessário fazer o chamado controle de coombs indireto, para descartar sensibilização durante a gestação em meses alternados. Alguns serviços preconizam a vacina no oitavo mês de gravidez.

Big Mãe: O que deve fazer mulher que tenha Rh negativo para evitar que seu filho tenha problemas de saúde?

Dra.Denise Coimbra: É preciso fazer um exame de tipagem sanguínea e checar a compatibilidade sanguínea entre um casal. Se a mãe possui sangue tipo Rh negativo e o pai é Rh positivo, por exemplo, existe a possibilidade de a criança ser Rh positiva e a mãe, por ser Rh negativo, pode produzir anticorpos contra o feto e causar doença hemolítica. Quando detectado algum problema, o obstetra que acompanha o pré-natal orientará o melhor procedimento a seguir. Em geral, aplica-se vacina pós-parto.

Big Mãe: O que é Eclampsia e como evitá-la?

Dra.Denise Coimbra: Eclampsia é uma doença hipertensiva específica da gravidez que tem maior gravidade devido à variação da pressão, colocando em risco mãe e feto. Quando a gestante já é hipertensa, a pressão pode ser controlada durante toda a gravidez para evitar a eclampsia. Entretanto será sempre uma gestação de risco, que deve ser acompanhada pelo serviço de patologia obstétrica.

Big Mãe: Mulheres Grávidas podem tingir o cabelo? Em caso negativo porque não pode?

Dra.Denise Coimbra: Mulheres grávidas podem tingir o cabelo, mas devem ter o cuidado de evitar produtos de tintura com amônia.

Big Mãe: Dra. Denise quais os mitos mais frequentes durante a gravidez?

Dra.Denise Coimbra: Hoje não existem mais mitos, mas a mulher deve ter todas as informações. Não deve ter dúvidas. Ainda tem mãe, sogra e tias que não deixam tingir cabelo, fazer depilação com cera, fazer ginástica. Vida sexual? Nem pensar! Para ter leite, a mulher tinha que comer canjica, tomar cerveja preta (bom, né?, mas engorda). Há livros e sites muito esclarecedores para derrubar mitos.

Big Mãe: Uma mulher grávida pode ter uma vida sexual ativa, há alguma posição que afete o bebê?

Dra.Denise Coimbra: Salvo contra-indicação médica, como nos casos de sangramento, a relação sexual pode e deve ser estimulada entre o casal. E não precisa ter qualquer preocupação com o bebê, ele está muito bem protegido. Como a barriga pode atrapalhar, será necessário testar novas posições, como ficar de lado. O casal deve escolher a posição mais confortável e prazerosa.

Big Mãe: Quais os sintomas mais frequentes de gravidez?

Dra.Denise Coimbra: No primeiro trimestre de gestação, os sintomas mais frequentes são: náusea, vômitos, sialorreia (aumento de salivação), edema, cefaléia, lipotimia (mal-estar), polaciúria (aumento da frequência de ir ao banheiro) e azia.

Big Mãe: O que fazer para evitar os desconfortáveis enjôos matinais durante a gravidez?

Dra.Denise Coimbra: A indicação é comer melhor pela manhã. Isso ajuda a minimizar o enjôo matinal e a rejeição pelo café-da-manhã. A indicação básica é que a gestante siga orientação de uma nutricionista.

Big Mãe: É possível uma mulher grávida continuar a menstruar?

Dra.Denise Coimbra: No primeiro trimestre de gestação é possível que a mulher menstrue, mas o ginecologista, após constatada a gravidez, faz o acompanhamento do sangramento.

Big Mãe: O que fazer quando os mamilos inflamam no período da amamentação?

Dra.Denise Coimbra: Quando os seios inflamam, a mulher tem febre e dor. Não se deve tomar analgésicos sem a orientação médica. A limpeza do seio deve ser feita somente com água, sem sabonete. Hoje há protetores de silicone que agem como emolientes e são muito úteis para evitar rachadura dos seios. Se a dor persistir, somente o médico pode indicar o procedimento e medicação adequada.

Big Mãe: Existe leite materno fraco?

Dra.Denise Coimbra: Não existe leite materno fraco. Cada mãe produz o leite que seu bebê precisa e na quantidade certa. O organismo da mulher só precisa regular a quantidade de leite nos primeiros dias depois do parto.

Big Mãe: Quais as sugestões para uma mulher ter uma gravidez saudável?

Dra.Denise Coimbra: Ser feliz e curtir a gravidez com todos os cuidados médicos, psicológicos e sociais. Fazer exercício físico, ir ao cabeleireiro, fazer depilação, ioga, comer bem e com moderação, trabalhar, dirigir… Tudo pode ser feito, desde que não haja qualquer restrição médica.

* Agradeço a Julia Mattos da Vera Moreira Comunicação  pela colaboração na realização desta entrevista!