InícioEducaçãoEnsinar Reciclagem para as Crianças

Ensinar Reciclagem para as Crianças

Publicado em

Reciclagem, preservação da natureza, sustentabilidade. O Cuidado com o planeta parece que entrou em moda e você se vê bombardeada por essas questões todos os dias. E nada melhor do que começar a ensinar desde cedo para o seu pequeno que ele deve cuidar do planeta. Uma das coisas que podem ajudar você nessa tarefa é ensiná-lo a reciclar o lixo.

Reciclar significa que você vai reaproveitar os materiais orgânicos e inorgânicos que você produz todos os dias. Ao invés de jogar no lixo, você dará um novo destino a eles. Tudo o que é de origem animal é considerado material orgânico e você pode usar como adubo. Já os inorgânicos são aqueles materiais fabricados artificialmente, como papel, metal,  plástico e vidro.

Você pode começar ensinando o seu filho que os restos de alimentos, como cascas de frutas e legumes servem de comida para as plantinhas crescerem fortes. Se você tem uma pequena horta ou algum vaso de planta, ensine-o que o que ele não come, a plantinha pode comer. Assim ele aprende que nada é desperdiçado, só recebe um destino diferente.

Já os materiais inorgânicos, como garrafas de vidro, plásticos em geral, metal, papel e outros também podem ser reciclados de um jeito diferente. Por exemplo, aquela garrafa de refrigerante já foi uma garrafa de refrigerante. Ela apenas passou por um processo de reciclagem. Assim uma garrafa velha pode virar uma nova.

Mas para que esse processo aconteça você precisa ensinar o seu filho que o lixo precisa ser separado, já que cada produto vai ser reciclado e transformado em outro produto diferente. Você deve ensinar que o papel tem que ir para a lixeira de cor azul, o metal na de cor amarela, o vidro na de cor verde e o plástico na de cor vermelha. Isso facilita o trabalho de quem vai reciclar e só de olhar a pessoa já sabe o que tem naquela lixeira e para o que ele pode ser usado e transformado depois.

Só de você e ele separarem o lixo, ele já vai ver a quantidade que é produzida diariamente. Tudo isso, que antes ia para os lixões, agora pode ser reciclado e voltar par a sua casa em forma de outro produto ou até do mesmo. Reciclando, além de não ter lixo nos lixões, você ajuda a natureza já que não é necessário retirar matéria-prima dela para fazer o produto.

E é muito importante que você o ensine que o planeta precisa ser preservado e quanto mais recurso puder reutilizar, melhor ficarão o planeta e ele. Imagine só esperar mais de 100 anos para decompor um saco plástico? Além da contaminação do solo, para produzir outro saco plástico serão necessários recursos naturais que poderiam ser poupados caso o saco velho tivesse sido reciclado.

Outro ponto positivo da reciclagem é que você pode usar alguns materiais para produzir brinquedos para que ele se divirta. Na verdade só o ato de separar o lixo para reutilizar na fabricação do brinquedo já é uma diversão. Deixe que ele solte a imaginação no meio do papel, plástico e do metal e crie verdadeiras obras de artes e brinquedos diferentes e divertidos.

Tempo de Decomposição de Alguns Materiais:

Papel: De 3 a 6 Meses
Pano: 1 Ano
Plástico: Mais de 100 Anos
Chiclete: 5 Anos
Nylon: 3 Anos
Couro: Até 50 anos
Metal: Mais de 100 anos
Borracha: Tempo Indeterminado
Vidro: 1 Milhão de Anos
Madeira Pintada: 13 Anos

Saiba mais em: Reciclagem | Smart Kids

Alguns Materiais que Não Podem ser Reciclados:

Papel Higienico
Papel Laminado
Guardanapos
Papeis Plastificados
Papel Carbono
Pilhas Normais
Pilhas Alcalinas
Latas enferrujadas
Fraldas Descartaveis
Espuma
Lampadas
Ampolas de Remedios
Vidro Temperado

Post Relacionado: Como ensinar seu filho a preservar o planeta

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados