InícioEducaçãoEcoponto - Lixo Reciclável

Ecoponto – Lixo Reciclável

Publicado em

Na Europa a reciclagem do lixo é realmente levada a sério, o Brasil produz 100 mil toneladas por dia de lixo, e  apenas 5% do lixo urbano é reciclado; sendo que na Europa e nos U.S.A cerca de 40% do lixo urbano é reciclado. Antigamente o lixo era composto praticamente apenas de materiais orgânicos, mas com o passar  dos anos muitos produtos industrializados surgiram e com eles embalagens plásticas, vidro, metal, etc. Em consequência do progresso,  já não havia mais onde “despejar” ou descartar todo este lixo,  que não iria se deteriorar rapidamente nos aterros sanitários; daí nasceu a necessidade da reciclagem.

simbolo de reciclagem
Símbolo de Reciclagem – Obra de Krdan – Wikipédia

Para além disso a reciclagem abrange pontos importantes como a preservação do meio ambiente; ou seja, se reciclarmos papéis velhos, menos árvores serão cortadas para a produção de novos livros e novos cadernos, e assim sucessivamente. A reciclagem tem também papel importante a nível social, dado que muitos moradores de rua sobrevivem de recolher material reciclável por toda a cidade e posteriormente vendendo-os aos pontos de coleta. Reciclar é bom para você, é bom para o meio ambiente, e é bom para a sociedade em termos gerais.

Na Europa os chamados Ecopontos estão distribuidos pelas ruas da cidade, e todo cidadão consciente separa o lixo reciclável em casa, e os coloca nos devidos Ecopontos; no Brasil eu nunca vi isso nas ruas. Na Europa muita gente tem  dificuldade em memorizar as cores com os tipos de materiais a serem descartados, isso é comum; porém  quase sempre em cada Ecoponto há imagens e cartazes a informar o que e onde deve ser colocado o lixo reciclável.

Se você tem alguma dúvida veja abaixo:

Ecoponto portugal
Ecoponto em Portugal – Foto de Nricardo – Wikipédia

– O ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas.

– O azul serve para depositar embalagens de papel e cartão e também jornais, revistas e papel de escrita.

– O verde é para o vidro.

Lembre-se também que pilhas e baterias não devem ser colocadas no lixo comum como já citamos aqui no Bigmae.com, uma única pilha é capaz de contaminar um terreno do tamanho de um campo de futebol. Faça deste planeta um mundo melhor, ele não nos pertecene, ele apenas nos foi emprestado por alguns anos. Deixe um planeta melhor para as gerações futuras!

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados