InícioSaúdeDormir bem … e o suficiente

Dormir bem … e o suficiente

Publicado em

Já dizia nossa avó que  “ Dormir cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer “ ( Adágio popular). Cerca de 1/3 da nossa vida passamo-la a dormir.

O sono saudável, repousante e equilibrado é fundamental para nosso bem-estar mental, físico e emocional. As perturbações de sono podem ter consequências graves para a saúde, tais como elevados níveis de stress e ansiedade, dificuldade de concentração, enxaquecas, problemas ao nível do apetite, alterações do humor, fadiga e cansaço generalizado. Na verdade, nada é tão revitalizante e fortalecedor para o nosso espirito e o nosso corpo como uma boa noite de sono.

O sono, ou a falta dele, é um dos problemas que mais aflige a sociedade actual.

O ritmo alucinante do quotidiano, aliado a uma péssima alimentação, leva-nos por vezes a situações de grande tensão, que se reflecte nau ausência de um sono tranquilo e repousante, para enfrentarmos o dia seguinte.

Para pessoas com filhos ainda pequenos, o inferno começa ao final do dia. Resistência na altura de ir para a cama, despertares sucessivos e horas a fio sem pregar olho deixam pais e filhos à beira de um ataque de nervos.

“Uma fraca qualidade de sono está ligada a problemas cardíacos desde tensão arterial elevada a enfartes,” defende Shalini Paruthi, * especialista de  do Sono e porta-voz da Academia Americana de Medicina. •    Assistant Professor Division of Pulmonary Medicine –Saint Louis University – USA.

Perturbações no período de sono poderão levar a um aumento das hormonas do stress, como o cortisol.  Esse aumento obriga o coração a responder, trabalhando a um ritmo maior, não se conseguindo o descanso necessário

As consequências da privação de sono ou mesmo das poucas horas de descanso reduz a capacidade de concentração. Conduzir um carro quando não se dormiu bem ou o suficiente pode ser tão perigoso como conduzir bêbado,” afirma Paruthi.

Dormir apenas seis a sete horas por noite, num adulto activo, pode provocar o dobro das probabilidades de sofrer um acidente, comparativamente com quem dorme pelo menos oito horas por noite. Se descer para menos de cinco horas o tempo de sono, as probabilidades de um acidente quadruplicam.

Dormir bem aumenta a concentração e a função cognitiva.

A privação do tempo de sono, leva  ainda a que não se consiga pensar com clareza e a uma sensação de confusão.  Paruthi explica que : “há maior probabilidade de cometer erros no trabalho e uma menor capacidade para se aperceber deles e dos corrigir.”

Outro aspecto, não menos importante é que o sono estável e de qualidade mantém os níveis de testosterona altos, o que melhora a performance sexual, particularmente do homem.

Estudos demonstraram que homens que dormem menos de seis horas por noite têm níveis de testosterona mais baixos, o que leva a uma diminuição do desejo sexual.

Os nutricionistas recomendam que se ingiram, na alimentação saudável ou em suplementos alimentares algumas plantas, que têm comprovadamente efeitos de ajuda no relaxamento do corpo:

É o caso da valeriana, a camomila e a tília contribuem para noites bastante tranquilas.

Outras práticas, que, sem estarem relacionadas com a alimentação, poderão interferir no processo de relaxamento do corpo:  Nunca se deve fazer exercício físico nas três horas que antecedem o sono.

Quando se pratica actividades física à noite ou perto da hora de dormir, o metabolismo altera-se, ficando mais acelerado, e produz substâncias que estimulam e despertam a pessoa, impedindo um sono repousante.

Por outro lado, existem rotinas no dia a dia que também são impeditivas do descanso repousante:   É o caso da música, dos tablets, dos computadores, dos telemóveis e da televisão no quarto ou antes de ir dormir.

Nos adultos activos, nomeadamente pessoas entre os 30 e os 60 anos, os especialistas recomendam 7 a 9 horas de sono.

Se esta rotina não for cumprida, poderá surgir um leque variado de problemas de saúde, entre os quais ataques cardíacos, obesidade, diabetes, ansiedade, e depressão.

Nas pessoas mais idosas, sobretudo a partir dos 65 anos, apesar de ainda não se saber a razão, a maioria dessas pessoas tem uma maior dificuldade de dormir à noite.

É necessário e recomendável dormir entre 7 a 8 horas por noite para excluir a possibilidade de desenvolvimento de doenças do sistema nervoso central, tal como por exemplo a demência.

** Caso tenham interesse em adquirir o SERENUM Tecnilor, podem obter um desconto de 15 % de desconto em encomendas de valor superior a 30,00 euros.  Para isso os leitores devem inserir o código BIGMAE8 quando efetuarem  a compra na loja online.

dormir-bem-serenum

SERENUM tecnilor®  é produto desenvolvido para ajudar a manter o bem-estar geral e contribuir para um sono de qualidade, permitindo um sono reparador, devido ao efeito combinado dos seus constituintes.

MELATONINA : Substância natural produzida durante a noite, por uma glândula,  para regular o ciclo do sono.

LÚPULO :  Para ajudar no tratamento de agitação, ansiedade e perturbações do sono.

VALERIANA : Amplamente utilizada para a insónia; melhora muitos aspectos do sono e não cria dependência. Proporciona pois, um sono natural, com qualidade, sem habituação.

CAMOMILA : Com propriedades sedativas suaves, ajudam a aliviar alguns dos sintomas produzidos pela depressão ou o stress.

PASSIFLORA : Açção relaxante e antidepressiva, antiespasmódica, e sedativas.

MAGNÉSIO :Importante no sistema nervoso, batimentos cardíacos, sistema imunitário e saúde óssea.  Num estudo feito em idosos, a suplementação com magnésio levou a uma grande melhoria da sua qualidade de sono.

CÁLCIO : Participa em processos como a vasoconstrição e vasodilatação, transmissão de impulsos nervosos, contracção muscular e secreção de hormonas.

* Publieditorial

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados