Doação de Orgãos – Estenda a Mão

Gostou deste Post?

A campanha ‘Estenda a Mão’ tem como objetivo incentivar a população a se conscientizar sobre a importância de  tornar-se um doador de órgãos e tecidos. Ocorreram muitos avanços na área de transplantes no Brasil, entretanto o que faltam são doadores. Anualmente, 12 mil brasileiros apresentam morte encefálica e 50% deles poderiam ser doadores; porém, no ano passado, apenas 1.317, 11%, se tornaram doares efetivos.

É muito fácil se tornar um doador de órgãos e tecidos. Não é preciso deixar nada por escrito, basta informar a sua vontade para sua família. Apenas eles podem autorizar a remoção dos órgãos após a morte. Um único doador tem a possibilidade de salvar ou melhorar a qualidade de  vida de mais de 20 pessoas. Hoje, 80% dos transplantes são realizados com sucesso.

Para que os orgãos sejam doados são necessários alguns pré-requisitos como:

* Em vida, é possível doar rim, parte do fígado, do pulmão, do pâncreas e medula óssea;

* Após o óbito, com o consentimento da família, podem ser removidos: córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, pele, ossos e válvulas cardíacas;

Há outros pré-requisitos para que sejam doados orgãos e tecidos e você poderá ter acesso a eles visitando o site: – Estenda  Mão (Novartis)

Sugerimos também uma visita aos sites abaixo para obter maiores informações sobre doação de orgãos:

- Adote

- Viavida

Fonte: Site Oficial ‘Estenda a Mão’ ©



Gostou deste Post?

Speak Your Mind

*


oito − = 6