Diferentes Tipos de Musicas – Crianças e Jovens

Gostou deste Post?

Especialistas em educação infantil apontam que por volta de 3 ou 4 anos de idade a criança já tem capacidade para começar a aprender a tocar um instrumento musical. O estudo de algum instrumento musical faz com que a criança desenvolva um rápido raciocínio, adquira mais facilidade na aprendizagem de matemática e demais habilidades no que diz respeito ao meio em que vive. O piano tem sido um dos instrumentos mais requisitados para iniciar uma criança no mundo musical, e se você pensa que é difícil para uma criança aprender este instrumento que nos parece tão complexo, engana-se; as crianças tem uma capacidade surpreendente e muito superior a um adulto na assimilação de novas coisas que surgem em seu dia-a-dia.

Abaixo deixamos uma breve lista e indicações de faixa etária para aprender a tocar instrumentos musicais, mas apesar da lista,  o importante a ter em conta é que o seu filho tenha o seu próprio gosto musical definido, independentemente da idade que tem e do que você gostaria que ele tocasse.

PIANO ( dos 3 aos 8 anos) – A idade aconselhável para se aprender a tocar piano pode ir desde dos 3 até aos 8 anos.

GUITARRA (7 anos) – A guitarra é um instrumento de aprendizagem mais difícil do que parece e, por isso mesmo, a idade ideal para a iniciação é de 7 anos.

VIOLINO (dos 3 anos em diante) – Tal como o piano, a idade mais conveniente para se aprender a tocar violino é a partir dos 3 anos.

BATERIA (a partir dos 8 anos) – Compre brinquedos musicais educativos, por aí você começar perceber se o seu filho tem ou não afinidade com cada instrumento.

FLAUTA e Instrumentos de sopro (a partir dos 8 anos) – A Flauta Doce é o instrumento mais comum para crianças e em algumas escolas públicas há alguns anos fazia parte do cronograma escolar a aprendizagem deste instrumento.

CANTO – ( dos  8 anos em diante) – Todas a crianças adoram cantar, seja em que idade for. Se notar que o seu filho mostra uma aptidão ou um gosto especial pelo canto, então inscreva-o em aulas de canto ou de coro a partir dos 8 anos.

Uma das coisas mais agradáveis que há é ouvir música, os jovens principalmente parecem estar  ligados 24 horas por dia na música. Mas você já parou para pensar nos inúmeros e diferentes estilos musicais que existem? Cada adolescente tem seu gosto musical, e não pense que são poucos os tipos de musicas,  há quase um estilo para cada gosto; aliás, se houvesse um estilo só de música seria muito chato. Nós adultos temos nossos gostos e as crianças mais crescidas e os adolescentes também já indicam suas preferências. Observe seu filho e perceba qual a maior inclinação que ele apresenta.

A música teve origem ainda pré-história, os indícios estão nas pinturas das cavernas, elas dão uma relativa noção de como a música se desenvolveu dessa época até os dias atuais e a importância que ela teve e tem no desenvolvimento humano. Mas é claro que todo esse ritmo sofreu mudanças durante esses longos anos. Hoje em dia os diferentes ritmos são a característica mais marcante de um país ou de um território ou local.

Concerto (1485-95), quadro a óleo de Lorenzo Costa.

Concerto (1485-95), quadro a óleo de Lorenzo Costa.

A música também difere cada faixa etária,  os jovens certamente ouvem um estilo diferente dos adultos e das crianças e assim por diante. A música serve para caracterizar um grupo,  uma região, uma ideologia, uma faixa etária, etc. Um dos ritmos mais populares em Portugal é o fado. Ele é cantado por uma só pessoa, que é acompanhada por músicos que tocam guitarra portuguesa e outros instrumentos. Um exemplo de grandes fadistas portugueses são Mariza, Amália e Ana Moura.

Outro exemplo de ritmo nacional é a música popular brasileira (MPB), são músicas que geralmente falam de amor, vida, rompimentos; tudo para contar uma história em forma de música. Os mais famosos desse gênero tipicamente brasileiro são Maria Bethânia, Gal Costa e Chico Buarque de Holanda.

 Um dos gêneros mais difundidos no mundo é o Pop. O Estilo Pop conquista adultos, jovens e crianças de qualquer idade ou cultura. Esse estilo surgiu nos anos 60 e tem como característica a mistura de ritmos melódicos e mais acelerados. O Pop é um dos melhores estilos para se ouvir e também dançar. Os destaques na atualidade do pop são Shakira, Back Street Boys e Britney Spears. Mas não é raro você ligar o rádio e ouvir um novo artista que segue esse estilo; o pop está por todo o canto.

Outro ritmo mundialmente famoso é o hip hop, ele surgiu como grande febre nos meados dos anos 70. É um gênero tipicamente americano, mas se difundiu rapidamente no mundo inteiro já que mostra o cotidiano das classes menos favorecidas e as letras lembram os conflitos pessoais. Os grandes nomes desse gênero são Hip Hop Boss Ac e Da Weasel.

Já o Rock and Roll é um estilo que nasceu nos Estados unidos na década de 50 e tem como característica mais marcante o ritmo acelerado que favorece quem gosta de dançar. O primeiro a tocar esse estilo foi Elvis Presley e Os Beatles; os mais famosos do estilo Rock. Por ser mais antigo que os outros ritmos, é muito apreciado por pessoas mais velhas.

A música clássica, apesar de um pouco esquecida, é altamente apreciada por aqueles que gostam de boa música ou estudam algum tipo de instrumento musical, como o violino, flauta doce,  piano e outros. A música clássica é dividida em operas e grandes músicos como Chopin, Mozart, Strauss e Bach.

Outro ritmo muito apreciado pelos adolescentes é o reggae, ele é tipicamente jamaicano, mas já ganhou o mundo todo. Bob Marley é o grande nome desse estilo musical, que já ganhou outros cantores e atrai os jovens com seu ritmo diferenciado.

Outro estilo muito em alta entre os jovens é a música eletrônica. Ela é geralmente feita por computadores e ter a mesma batida repetida várias vezes. É sucesso garantido entre os jovens, principalmente nas baladas.

As músicas destinadas aos pequeninos são as famosas cantigas de roda que recebem uma nova ‘roupagem’ dada por novos artistas que vão surgindo ao longo dos tempos, citar só um nome  aqui seria injusto,  porque  muitos fizeram jus ao sucesso obtido, outros nem tanto.

Mas o mais importante de tudo isso, é os pais e educadores incentivarem as crianças a tomar gosto pela música, uma das mais belas formas de expressões artísticas e onde a  comunicação verbal é fundamental! ;)

Sites Relevantes:

- Academia Brasileira de Música

- Lista de Gêneros Musicais Wikipédia



Gostou deste Post?

Comments

  1. Faltou sobre o sertanejo ¬¬’ Era o unico que eu precisava, espero que coloquem

Speak Your Mind

*


8 + = catorze