Bigmãe
festa de aniversário de adolescentes

Aniversário de adolescentes: como organizar uma festa inesquecível

Quase toda mãe enfrenta este dilema: como fazer uma festa de aniversário de adolescentes? Na fase anterior a esta, quando ainda são crianças, é muito mais fácil decidir o que e como fazer. Mas quando se trata de adolescentes, meninas ou meninos, o assunto é mais delicado. E você, é claro, não quer “pagar um mico” ou desagradar o seu filho (a).

Ainda tem mais, eles se recusam a ter uma festa com qualquer tema que possa lembrar algo infantil. Tanto para meninos, quanto para meninas, a pré-adolescência e a adolescência é o momento da auto-afirmação. Também o período em que eles costumam ser mais contraditórios. Algumas mães relatam até que o “passatempo” preferido é se opor às ideias dos pais.

Como fazer uma festa de aniversário para adolescentes

festa aniversário adolescente-min

O primeiro passo para chegarem a um consenso e agradar a ambas as partes, sente-se com o seu filho (a) e descubra qual é a ideia que ele tem para o seu aniversário. Caso seja necessário, coloque as limitações e/ou sugestões que você tem em mente. Mas não sobre o tema ou estilo. Muito mais sobre os valores que você pode ou não gastar, assim como as possibilidades de realizar a comemoração. Só assim é que você pode evitar discussões ou expectativas frustradas por parte do aniversariante.

Para começar a organizar a festa você precisa considerar alguns pormenores. Essa lista facilitará a sua organização e também ajudará o seu filho (a) a decidir qual a melhor opção. Estas dicas valem para qualquer tipo de festa, seja ela de crianças, adolescentes, adultos ou qualquer outra data especial que você queira comemorar.

1. Orçamento da festa de aniversário

Não faça dívidas monstruosas que depois podem te prejudicar ao longo do ano. Calcule e seja razoável. Determine um orçamento máximo e faça de tudo para não ultrapassá-lo.

2. Tipos de festa para aniversário de adolescentes

Você está se perguntando se existe mais de um tipo de festa para escolher? Sim, existe e as sugestões abaixo vão te inspirar. Inclusive, mostre ao adolescente para que ele também tenha em mente quais são as suas opções (pense se todas são viáveis para a sua família):

Temáticas

aniversário temático

Você não precisa se limitar a um personagem. Optar por cores, estilos ou até mesmo uma atividade pode ser a temática perfeita para o aniversário de um adolescente. O seu filho pratica ou curte alguma atividade ou esporte? Se sim, já pode começar com esta sugestão. Ele curte algum filme, desenho ou série em específico? Ta aí mais uma sugestão. Nada em específico? Pode ser geral, como por exemplo um tema cinematográfico, futurista, medieval, musical – um estilo ou uma banda – e assim por diante.

Sazonal

aniversário pool party

Quando o seu filho (a) faz aniversário? Se for verão, por exemplo, pode ser uma festa na piscina. E assim por diante. Escolher uma das estações pode facilitar  também na escolha dos comes e bebes que serão servidos. No inverno, pratos e bebidas quentes são bem vindas! Combinado com uma temática, pode ser até mesmo um arraial junino. Mas antes, consulte as preferências do adolescente.

Diversão

aniversário aventura

Muitas mães preferem opções fora de casa, para evitar o trabalho de organizar e depois limpar. Por isso, você pode pensar em opções de comemoração num boliche, kart, cinema, paintball, arvorismo, clube, parque de diversão e assim por diante. Lembre-se de calcular se será cada um paga o seu ou se você irá bancar o de todos os amigos e/ou familiares. Se for esta opção, delimite quantas pessoas poderão ser convidadas.

Aqui também cabe elaborar uma tarde ou noite de diversão, como por exemplo, uma série de jogos e atividades para que eles possam “competir” de maneira saudável com jogos de tabuleiro, video games, caça ao tesouro e muito mais.

Almoço, Lanche ou Jantar

aniversário comidas temáticas

Mesmo se o aniversário do adolescente não tiver uma decoração específica ou um local diferente da sua casa, ainda sim é possível fazer a comemoração. Você pode optar pelos tradicionais salgadinhos, churrasco, almoço ou jantar. Pode ser também um estilo de comida: mexicana, japonesa ou americana (tipo fest food com pipoca, hamburguer ou cachorro quente). Para divertirem, peça para que ele escolha as músicas e reserve um espaço para que eles possam interagir com os amigos.

Viagem

viagem de aniversário

Alguns adolescentes, principalmente quando completam 15 ou 16 anos desejam fazer uma viagem. Se este for o caso do seu filho (e muitas vezes dos amigos da mesma idade), converse com os outros pais para procurar uma agência de confiança. Existem várias que fazem viagens dentro do Brasil para destinos como Porto Seguro e até mesmo para fora do país, como Orlando (Disney).

3. Local e hora da festa

Com a temática e estilo de festa escolhido, você conseguirá determinar qual o local e a hora ideal para a comemoração (manha, tarde ou noite). No caso de salões de festa (independente ou do prédio que você mora), faça a reserva do local para não estragar os planos de última hora. Até mesmo para poder combinar com o número de pessoas que serão convidadas. Alguns locais oferecem, além do espaço, decoração, DJ e o buffet. Peça um orçamento para verificar se está ou não dentro das suas expectativas e condições.

4. Quantas pessoas serão convidadas

É muito importante colocar um limite de pessoas, pois irá afetar no orçamento e na escolha do local da festa. Caso contrário você pode se deparar com toda a turma da escola, por exemplo, convidada para o aniversário do adolescente. Até mesmo se a escolha for por cada um paga o seu, pense neste número para enviar os convites com antecedência e confirmar que o local está disponível e comporta todos juntos.

5. Comes e bebes

Agora que você já tem decidido o tema, estilo, data, local, hora e o número de convidados, é definir qual será a comida servido, assim como o tipo de bebida. Pense também no número de convidados para conseguir determinar a quantidade de comida que será servida. Se for você (amigos e familiares) a preparar tudo, faça uma lista com os tipos de comidas que você vai preparar e a quantidade dos ingredientes de cada uma delas. Caso contrário, entre em contato com a empresa ou pessoa para pedir o orçamento e fazer a encomenda.

6. Preparativos finais

Com uma semana de antecedência confira se já está tudo organizado para o aniversário do adolescente. Se for contratar um buffet para todo o processo é mais fácil. Porém, se for você a fazer tudo, em casa, por exemplo, faça uma lista do que é preciso comprar, desde o material para a decoração, os descartáveis, bebida, comida, bolo, velas e o que mais for necessário. Lembre-se também de separar as músicas, os jogos ou mesmo as atividades que os adolescentes irão fazer, no caso de festas com brincadeiras e jogos.