Bigmãe
decoração para festa infantil

Decoração para festa infantil: dicas e truques

Está a procura de ideias para fazer uma decoração para festa infantil? Para algumas mães, esses assuntos podem ser uma dor de cabeça, no sentido em que o seu filho vai fazer aniversário e você não sabe por onde começar ou qual tema escolher. Nos primeiros anos é um pouco mais fácil, a mãe é quem escolhe o tema e as cores. Mas quando a criança já dá os primeiros passinhos e começa a falar, ela provavelmente quer fazer a escolha, de acordo com os seus interesses.

Pode até parecer complicado, mas se você tiver alguns finais de semana livre, pode planejar e fazer tudo “sozinha”. Convide amigas, tias, avós… todo mundo para lhe ajudar nessa missão. Mas, se este não é o tipo de atividade que você gosta de fazer, para se divertir, por exemplo, nem comece. Pois antes mesmo da festa você estará estressada e não vai curtir o momento como deve ser.

Truques e dicas de decoração para festa infantil

Para a decoração da festa da criança ser perfeita, você precisa começar pela definição do tema, pois vai te ajudar a definir as cores, os objetos ou personagens, como criar uma mesa ou painel de enfeite e até mesmo a procurar se existem (e onde) materiais prontos e disponíveis para que você possa comprar ou alugar.

Listamos 60 ideias de temas para festa infantil neste link para te inspirar

Uma dica muito importante: deixe que o seu filho (a) participe de todo o processo. Além dele aprender a organizar e trabalhar para algo que ele deseja, também vai desenvolver o sentimento de responsabilidade e compromisso.

Decoração com painel temático

decoração painel festa infantildecoração mesa festa infantil

Para decorar o cantinho ou a parede que ficará atrás do bolo, você pode optar por balões, painéis – pano, isopor ou cartolina – ou cortinas. É tendência criar mesas simples, com pequenos detalhes e sem muitos adereços e doces. Deixe apenas para enfeitar. Depois do parabéns você serve o restante para os convidados. Pois o que você precisa mesmo é de uma mesa linda para tirar uma bela fotografia de recordação com o seu filho e familiares presentes.

Enfeites da festa (mesa principal e dos convidados)

Faça uma lista com aquilo que você deseja comprar, alugar ou criar. Não precisa ser muito! Procure em lojas especializadas de acordo com a temática escolhida. Você também pode visitar armarinhos e lojas baratas (daquelas que são enormes e vendem itens até R$ 10 reais, por exemplo). Lá você pode encontrar alguns objetos para utilizar como decoração da festa da criança.

O bolo também faz parte da decoração e você deve pensar nele com antecedência. Conhece alguém de confiança e com talento de sobra que possa fazer um delicioso bolo para você? Ou no caso você é a pessoa talentosa? Reserve tempo para encomendá-lo ou fazê-lo. Afinal, é uma das atrações da festa!

Diversão e Música

diversão para festa infantil

Você pode criar uma série de atividades recreativas de acordo com a decoração da festa infantil e do ambiente e espaço disponível. Se está sem ideias, nós te ajudamos, veja algumas ideias de brincadeiras para grupos. Caso não tenha um adulto que se disponibilize (ou seja contratado) para monitorar as crianças e sugerir os jogos, você pode contratar uma empresa especializada para tal. Há também a opção de aluguel de piscinas de bolinhas e pula pula.

Já a música você pode preparar por meio de uma playlist com músicas variadas e de acordo com o gosto da criança. Coloque em altura ambiente e deixe rolar. Afinal, a conversa entre as pessoas também vão fazer parte da festa.

O seu filho (a) é adolescente? Veja como organizar a festa neste caso

Não se esqueça

Agora pegue um papel e caneta e anote quais são os passos para organizar uma festa, independente do tipo. É essencial manter-se calma e organizada para que tudo corra perfeitamente. Imprevistos podem acontecer – e acontece -, mas quando se pensa em tudo, do começo ao fim, as probabilidades são mínimas. Portanto, lembre-se de:

1. Escolha a data, hora e local;
2. Faça uma lista dos convidados – ligue, entregue ou envie os convites;
3. Defina o que será servido na Festa (comes e bebes);
4. Não se esqueça do bolo;
5. E prepare as lembrancinhas, para entregar, se for o caso.

Atenção, se for alugar um espaço, confirme se eles farão a decoração e outros detalhes, ou se fica na sua responsabilidade. O mesmo vale se optar por fazer em casa. Há sempre a opção de alugar tudo ou fazer você mesma.