Dia Mundial de Prevenção de gravidez na adolescência – 26 de setembro

Gostou deste Post?

Dia 26 de Setembro é a data dedicada ao ‘Dia Mundial de Prevenção de gravidez na adolescência’, o tema é de extrema importância  para a reflexão sobre a educação sexual na redução do índice de jovens “grávidos”. O Instituto Kaplan tem como proposta de trabalho educacional o  ‘Sexo responsável’! Para tanto o Instituto Kaplan desenvolve na capacitação de professores que trabalham nas questões de métodos contraceptivos, os riscos das doenças sexualmente  transmissíveis, além do impacto de uma gravidez nesta faixa etária.

Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan (Centro de Estudos da Sexualidade Humana), comemora a redução de gravidez conquistados através do Projeto Vale Sonhar, uma ação de política pública de prevenção de gravidez na adolescência. “Conseguimos obter, entre 2008 e 2009, uma diminuição de 50% do número de gravidez nas escolas das cidades Serra e Cariacica, no Espírito Santo.

Em Alagoas este índice foi de redução de 35%. O Vale Sonhar também foi implantado nas escolas públicas do ensino médio do estado de São Paulo, na disciplina de Biologia, com redução de gravidez em torno de 20%, o que equivale a 60.000 jovens que deixaram de  engravidar na adolescência. É como ter um estádio do Morumbi lotado”.

A conscientização do impacto que uma gravidez fora de hora é fundamental para que os jovens entendam a necessidade da prevenção:

“É natural que havendo estímulo sexual, os jovens se desejem e, portanto, precisam ser bem preparados para esta liberdade em relação à questão sexual que a própria sociedade criou. Daí a importância do trabalho de educação nas escolas, selecionar informação com credibilidade na internet ou redes sociais, no serviço de saúde, enfim, onde os jovens estiverem”, ressalta Maria Helena Vilela, educadora e diretora do Kaplan.

Maria Helena Vilela acredita que, no Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência, a mensagem não é para os jovens, mas para os pais: “precisamos começar a refletir sobre a vida sexual como algo positivo, na qual nós devemos de fato estimular os nossos filhos a buscar consultas médicas e usar corretamente os métodos contraceptivos. A ajuda da família é fundamental para que hoje em dia, não dá mais para as meninas largarem a escola por causa de uma gravidez fora de hora”.

Fonte: Vera Moreira Comunicação



Gostou deste Post?

Trackbacks

  1. [...] http://www.bigmae.com/dia-mundial-de-prevencao-de-gravidez-na-adolescencia-26-de-setembro/ Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente. ← Educação sexual e atuação dos pais podem reduzir índice de gravidez na adolescência [...]

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online