Bigmãe
dia mundial contra hepatites

Dia Mundial contra as Hepatites

O Dia Mundial contra as Hepatites, é celebrado no dia 28 de Julho desde 2010. Habitualmente a Aliança Mundial contra Hepatites e a Organização Mundial de saúde (OMS) promovem ações de consciencializar a população, os profissionais de saúde e demais entidades sobre a importância do o diagnóstico e tratamento da hepatite, doença que ocasiona a inflamação  no fígado e que pode ser causada pelos vírus A, B, C, (mais comuns), D e E.

Dia Mundial contra as Hepatites

Hepatite no Brasil

No Brasil é estimado que existam 1,5 a 2 milhões de pessoas infectadas, sendo que apenas 300 mil sabem que têm a doença.

Vacinação/Tratamento

HEPATITE A – vacina está disponível desde 2014 dos 12-24 meses idade.

HEPATITE B – vacina está disponível em qualquer posto de saúde se tiver até 49 anos de idade. A imunização é feita em três doses com intervalos específicos para ser considerada efetiva: 1 mês entre primeira e segunda dose e 6 meses entre a primeira e a terceira dose.

HEPATITE C – Não existe vacina contra a hepatite C. No entanto, existe tratamento (por recomendação médica) com taxa de sucesso de mais de 90%. O tratamento dura até 12 semanas e é também gratuito pelo SUS.

Fonte: euroClinix

A euroClinix aliou-se à campanha de sensitização sobre a Hepatite criando um Infográfico sobre o Dia Mundial contra Hepatite 2017 e principais curiosidades sobre as Hepatites Virais. Veja abaixo:

infografico dia mundial contra hepatite 2017