InícioGravidezDelfinoterapia - Toque mágico dos golfinhos durante a gravidez

Delfinoterapia – Toque mágico dos golfinhos durante a gravidez

Publicado em

Hoje o Bigmãe traz para vocês mais um excelente artigo de Yolanda Castillo, terapeuta holística que nos conta sobre os benefícios da delfinoterapia durante a gravidez.  Os golfinhos para além de animais afáveis e dóceis, contribuem não só para melhorar a vida do ser humano. Vamos saber como?

 O toque mágico dos golfinhos durante a gravidez

Atualmente conhecem-se muitas terapias alternativas ou técnicas combinadas com a medicina tradicional chinesa ou índia, que estão ao alcance das mulheres grávidas, trazendo-lhes grandes benefícios. Algumas destas técnicas percorreram o mundo ao longo dos anos, sendo conhecidas e familiares para quase todas as mulheres que querem viver a sua gravidez com acompanhamento holístico. Mas existe uma terapia que é pouco conhecida e praticada: a delfinoterapia. A maioria da população simpatiza com estes animais, considerando-os divertidos e simpáticos, mas: Alguma vez tentaram conhecer mais em profundidade estes animais?

delfinoterapia-beneficios-na-gravidez-nova-vida

Os golfinhos sempre foram conhecidos como os mamíferos mais inteligentes, sociáveis e de sensibilidade mais aguçada dos oceanos. Não só uma sensibilidade física mas também empática e energética. Sua visão física está muito desenvolvida, tanto dentro como fora de água, o que os ajuda a ter uma perceção mais perfeita e real do que os rodeia e de todos os humanos que se aproximam deles. Do mesmo modo que a visão, também a sua audição é muito sutil, uma vez que podem ouvir frequências muito acima do limite superior de audição humana. É graças à sua audição que conseguem perceber tudo o que acontece nas profundidades dos oceanos, mas também na nossa essência, e como tal, no ventre materno. Este é um dos motivos pelo qual a sua empatia com as grávidas é tão grande. Além do mais, o golfinho é um animal que alberga uma grande pureza na sua essência, do mesmo modo que o bebé que se está a desenvolver no interior da sua mãe. Graças à sua grande sensibilidade e inteligência, conseguem associar conceitos e ouvir tudo o que acontece no ventre materno, o batimento do coração do bebé e também inquietudes mais íntimas, da mãe e do bebé. Outro dos cinco sentidos que também apresenta um desenvolvimento superior, e o qual tem o máximo de interesse para este artigo, é o seu sentido de tato, porque possui muitas terminações nervosas na sua pele, sobretudo à volta do seu focinho e barbatanas peitorais. Elas fazem com que sintam tudo o que acontece nas águas, a outros seres aquáticos e inclusive aos humanos. Não é necessário que tenham contacto físico, uma vez que, estando a pessoa na água, conseguem sentir tudo, agradar e ajudar a pessoa em questão. Ambos entram numa sintonia magnífica que lhes permite sentirem-se cómodos, unificados e a pessoa tratada não tem nenhum tipo de medo ou receio a estar em contacto com ele, pelo contrário. Tudo isto faz do golfinho um animal muito especial com grandes capacidades terapêuticas e a mais importante de todas, é que o fazem com amor e dedicação.

Quais são as habilidades terapêuticas com as mulheres grávidas?

O desenvolvimento dos sentidos mencionados anteriormente faz dos golfinhos terapeutas com um potencial excelente. Eles emitem umas ondas sonoras eletromagnéticas, que estimulam positivamente o sistema nervoso central. Deste modo, estimulam e reconectam os neurónios que se estão a formar ou que por diversos fatores se encontram inativos. Isto produz sensação de bem-estar e serenidade, que em muitos casos as grávidas têm dificuldade em sentir, pelo stress que causam os preparativos para o bebé. Estas ondas que emanam, também estimulam o hipotálamo, que produzirá endorfinas que por sua vez dão origem à produção de uma hormona (ACTH) que a faz sentir-se estável e equilibrada emocionalmente, visto que a sua rede neuronal, energética e hormonal, estão em sintonia. O equilíbrio emocional é essencial para o estado físico e energético da mãe, e o golfinho com a sutileza de suas ondas e amor, conseguem fazê-lo. Nesta etapa, o equilíbrio é essencial para que o bebé não assuma padrões emocionais negativos gerados pela sua mãe. A interação com os golfinhos é um momento de amor e cura fantástico.

Em que beneficia fisicamente a mulher com a interação com os golfinhos?

O contacto com os golfinhos traz implícitos benefícios no âmbito físico, tanto para a mãe como para o bebé, já que estar na presença dos seus sons habitualmente, produz alterações neuroquímicas e neuroelétricas, pela intensidade do seu trabalho a nível cerebral, que refletem na mãe. A futura mãe sente-se mais dinâmica, pelo que não tem a necessidade de dormir tanto durante o dia como as mulheres que não seguem nenhum tipo de tratamento holístico. Fisicamente a mulher não sente nenhum tipo de dor ou mal-estar, uma vez que não tem a sensação de peso e cansaço constante. Também não têm contrações ou hemorragias provocadas por medos, inseguranças ou dor psíquica. Além do mais, está comprovado que aqueles bebés que durante a gravidez de suas mães receberam o toque de amor das ondas dos golfinhos, são bebés mais ágeis, sua capacidade de aprendizagem é maior uma vez assimilam conceitos rapidamente e a sua memória é mais sólida. Regra geral, aquilo que aprendem não voltam a esquecer. São crianças mais felizes e com uma capacidade de adaptação às mudanças muito elevada.

Em caso de gravidez, existem benefícios emocionais e energéticos na prática da delfinoterapia?

Quando uma mãe convive com os golfinhos, cria um vínculo socio-afetivo com eles. Mediante o vínculo energético que a grávida cria com eles, assume e codifica nas moléculas de água do seu organismo, sentimentos e emoções positivas, tais como a felicidade, plenitude, serenidade, autoestima, segurança, amor incondicional, entre muitos outros. Estas codificações são gravadas, do mesmo modo, na rede neuronal da mãe e em consequência do bebé, potenciando ainda mais estes benefícios e o equilíbrio psico-emocional da mãe, que alimentará o seu filho com uma grande quantidade de emoções que construirão as bases de uma forte e sólida personalidade, com uma frequência e consciência mais elevada. Para além disso, também os codificam no campo energético da mãe e do bebé, impedindo que sentimentos negativos externos possam penetrar e alcançar os seus corpos físicos para prejudica-los; porque energeticamente, as suas frequências são demasiado elevadas para dar entrada a sentimentos, emoções, pensamentos e energias negativas.

A realidade é que existem poucos lugares no mundo, preparados e predispostos a realizar terapias com golfinhos, muitos deles por falta de apoio dos governos e outros por desconhecimento. Por isso, é muito importante que consigamos criar o nosso pequeno espaço ou momentos nos quais tenhamos contacto com os golfinhos. Para isso, uma das formas mais fáceis de o fazer, é através da música e do canto dos golfinhos. Ouvi-la durante pelo menos trinta minutos diários, num ambiente relaxado, onde a mulher se sinta confortável. O ideal seria na banheira ou deitada na cama. Visitar paisagens naturais onde possam estar próximo dos golfinhos, ajudaria a estimular e reforçar o trabalho caseiro com o canto destes mamíferos tão sensitivos.

A terapia com golfinhos tem origens ancestrais, nas quais a mulher a realizava de forma inconsciente e instintiva. Elas mostravam uma enorme gratidão pelo toque de amor e cura que os golfinhos lhes proporcionavam.

Yolanda Castillo
Centro de Medicina Holística
https://www.facebook.com/centrodemedicina.holistica.7
http://www.centro-medicina-holistica.comunidades.net/index.php

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados