Como lidar com crianças hiperativas

Gostou deste Post?

É muito comum as mães definirem qualquer criança que é ativa demais como sendo uma criança hiperativa. Mas as crianças que são hiperativas são caracterizadas pela atividade ininterrupta, ou seja, a criança é ativa nas 24 horas por dia; isso mesmo, a criança hiperativa é ativa até mesmo dormindo. A criança hiperativa é tão ativa que ela chega até a exaustão, mesmo que o corpo não agüente mais nenhuma atividade, a mente ainda pede mais.

A hiperatividade da criança é geralmente fruto de algum distúrbio como TDAH, ou distúrbios de aprendizagem e comportamento como já citamos anteriormente aqui no Big Mãe. A Hiperatividade por si só não é uma doença, por isso  precisa se tomar cuidado com o diagnostico de crianças hiperativas.

Antes de qualquer coisa é preciso que os pais sejam amorosos e compreensivos, irritar-se ou gritar com a criança não vai ajuda-la em nada, ao contrário pode deixa-la muito mais agitada e nervosa. Por isso seja paciente, e para que você consiga lidar bem com a situação peça orientação de um profissional competente.

Abaixo temos um vídeo onde podemos ver dicas para lidar com crianças hiperativas, em relação a medicação, eu sou totalmente contra, acho que há outras formas de se lidar com esta situação, mas esta é apenas a minha opinião pessoal.

As crianças hiperativas geralmente apresentam sono agitado, mesmo tendo várias atividades durante o dia; ela parece que nunca fica cansada. No sono, é comum você encontrar o seu filho em posição invertida na cama ou tendo espasmos e tiques durante o sono.

A criança hiperativa precisa de um ambiente acolhedor em casa. Não adianta os pais se irritarem, isso não ajudará em nada!

Caso você perceba que a criança é muito agitada durante o dia, mas dorme normalmente e tem um sono tranqüilo, o que você precisa fazer é desenvolver atividades para que ela gaste toda a energia durante o dia. Mas, caso você note algum desses sintomas no seu filho, procure um terapeuta ou o pediatra dele. Depois de diagnosticado o distúrbio precisa ser tratado para que ela possa gastar toda a energia de maneira adequada e poder ter um bom sono restaurador a noite.

Veja abaixo sugestões de atividades:

Você mesma pode desenvolver atividades que preencham o dia da criança, como teatro de fantoches, uma ida ao parque e outras opções que cansem a mente da criança e assim ela possa descansar a noite e repor as energias para ter um bom dia.

No caso da hiperatividade na escola, o ideal é você encaminhá-lo ao psicopedagogo que vai analisar o caso e passar atividades e exercícios para que ele controle a hiperatividade dentro da sala de aula e possa aprender melhor, além de não atrapalhar os colegas de sala.

Pode obter maiores informações também em: – Portal da Criança – Crianças Hiperativas



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Flavia Ribeiro diz:

    Boa tarde !!!
    Tenho um filho de 6 anos que não para um minuto, a pro dele manda na agenda que ele não fica sentado na sala. Comecei a colocar ele no quarto sentado todos os dias que vinha bilhete que ele não sentou na sala, mas ando percebendo que não resolve nada…não sei mais o que fazer.
    Na casa dos meus pais é da mesma forma, não senta e meu pai orientou levar ele ao médico, o que devo fazer ?? Ah… ele é louco por futsal mas por conta do mal comportamento eu tirei ele das aulas, por favor me ajudem não sei o que devo fazer.

    • katia diz:

      Flavia, há diversos fatores a serem observados para poder analisar o porque deste comportamento, por isso a sugestão é que vc procure um psicólogo que poderá não só identificar porque seu filho age assim, bem como te orientar sobre como proceder.

  2. luciana diz:

    Boa tarde! Sou professora e comecei a trabalhar na rede pública agora, quase no final do ano. Estou trabalhando com crianças de ed.infantil e na sala uma delas é hiperativa. Ele é muito inteligente e termina rapidamente as atividades. O único problema é seu comportamento. É mandão e se contrariado faz malcriação.
    Não tenho ajuda dos pais. Como devo agir referente a esse problema?
    Obrigada.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online