Como lidar com crianças hiperativas

Gostou deste Post?

É muito comum as mães definirem qualquer criança que é ativa demais como sendo uma criança hiperativa. Mas as crianças que são hiperativas são caracterizadas pela atividade ininterrupta, ou seja, a criança é ativa nas 24 horas por dia; isso mesmo, a criança hiperativa é ativa até mesmo dormindo. A criança hiperativa é tão ativa que ela chega até a exaustão; mesmo que o corpo não agüente mais nenhuma atividade, a mente ainda pede mais.

A hiperatividade da criança é geralmente fruto de algum distúrbio como TDAH, ou distúrbios de aprendizagem e comportamento como já citamos anteriormente aqui no Big Mãe. A Hiperatividade por si só não é uma doença, por isso  precisa se tomar cuidado com o diagnostico de crianças hiperativas. Antes de qualquer coisa é preciso que os pais sejam amorosos e compreensivos, irritar-se ou gritar com a criança não vai ajuda-la em nada, ao contrário pode deixa-la muito mais agitada e nervosa. Por isso seja paciente, e para que você consiga lidar bem com a situação peça orientação de um profissional competente.

As crianças hiperativas geralmente apresentam sono agitado, mesmo tendo várias atividades durante o dia; ela parece que nunca fica cansada. No sono, é comum você encontrar o seu filho em posição invertida na cama ou tendo espasmos e tiques durante o sono.

A criança hiperativa precisa de um ambiente acolhedor em casa. Não adianta os pais se irritarem, isso não ajudará em nada!

Caso você perceba que a criança é muito agitada durante o dia, mas dorme normalmente e tem um sono tranqüilo, o que você precisa fazer é desenvolver atividades para que ela gaste toda a energia durante o dia. Mas, caso você note algum desses sintomas no seu filho, procure um terapeuta ou o pediatra dele. Depois de diagnosticado o distúrbio precisa ser tratado para que ela possa gastar toda a energia de maneira adequada e poder ter um bom sono restaurador a noite.

Você mesma pode desenvolver atividades que preencham o dia da criança, como teatro de fantoches, uma ida ao parque e outras opções que cansem a mente da criança e assim ela possa descansar a noite e repor as energias para ter um bom dia.

No caso da hiperatividade na escola, o ideal é você encaminhá-lo ao psicopedagogo que vai analisar o caso e passar atividades e exercícios para que ele controle a hiperatividade dentro da sala de aula e possa aprender melhor, além de não atrapalhar os colegas de sala.

Pode obter maiores informações também em: – Portal da Criança – Crianças Hiperativas



Gostou deste Post?

Comentários

  1. pereira diz:

    acolher o aluno com hiperatividade, mesmo quando não se háum laudo médico é muito importante para a criança e seu desenvolvimento, pois com paciencia, sabemos que ela é capaz de aprender e até mesmo nos ensinar. Tenho um aluno com todos os sintomas de hiperatividade, mas infelizmente não está recebendo apoio devido e merecido tanto da família quanto da escola.

  2. lucia firmino diz:

    Tenho um filho de 2 anos e 7 meses que é muito inquieto, não para , não consegue assistir um desenho, mas o mais incrivel é que ele só age assim quando estou em casa, pois na escolinha, ele aceita as ordens, faz as atividades, se relaciona muito bem com os amiguinhos. Quando esta em casa com a minha irmã que toma conta dele, se comporta, mas quando chego do trabalho ele é uma outra criança. Não para , grita o tempo todo

    • juniana patricia silva de souza diz:

      eu tambem tenho uma filha de 2 anos que tem o mesmo sintomas que o seu filho , a unica diferença é que ela chora muito quando está perto de mim,´NÃO SEI O QUE FAZER ….

    • maria diz:

      ele ta sentindo sua falta e o comportamento da criança quando se sente carente de pai e mae chamar sua a tençao!!!!!!!!!!!

  3. danyela diz:

    tenho um filho de 6 anos,ele tem muita energia . não para em um lugar somente,briga muito,quebra os brinquedos,ñ tem sono e quando dorme ele fala e age como se estivesse acordado, vive pulando e plantando bananeira…tenho muito medo que ele se maxuque, uma vez dormindo ele correu em cima da cama e caiu tomou 3 pontos.ñ sei mas como agir com ele,eu sou impaciente,nervosa e ñ consigo acompanhar o pik dele oque eu faço?

    • Eliane diz:

      Eu tenho um filho hiperativo bem parecido com o seu.
      Em primeiro lugar vc deve leva-lo em um neurologista para avaliar o caso dele.
      Em seguida fazer o tratamento correto, precisa ter bastante paciência muito amor e carinho pois a criança também sofre .
      Depois de feito os cuidados necessários pesquise bastante o assunto para você poder aprender a lidar com o seu filho.
      Feito os cuidados necessários vc vai ver que não tão difícil assim!
      Bjs e espero que vc alcance sucessos.

  4. neilma diz:

    Tenho um aluno de 2 anos que não se socialisa com os demais coleguinhas,mas
    está sempre empurando com maldade e mordendo,sem que a criança o incomode ele bate,pucha cabelo por pura maldade.Quando falo com ele o mesmo não olha nos olhos e se irrita muitíssimo. ajude-me se puderem.
    Obrigado!

    • admin diz:

      Olá Neilma, não sei se vc já tentou, mas acho que vc deveria falr com os pais dele e tntar saber como ele se comporta em casa, e se há algum problema familiar
      que o impulsione a ser assim agressivo. As vezes pode ser que os pais não se deem bem, as vezes ele pode ter um irmão mais velho que o influencie, ou as vezes ele é mimado mesmo. Os pais “talvez” saibam explicar pq o filho age desta maneira inadequada.
      Eu costumo dizer que a escola não tem obrigação de educar, quem tem que educar em casa são os pais.
      A escola meramente tem a finalidade de iniciar a criança no convivio social, na alfabetização, etc…porém educação vem de berço!

    • maria diz:

      eu tenho um filho que e caracteristica desta criança mais eu nao sei o porque;pois na minha casa nao tem desordem somos todos felizes mais quando ele chega na escola começa este problema de bater ele tem inperatividade faz tratamento mais nao vejo melhora pasa o dia corendo eu fico louca mais em casa ele nao e a gresivo!!!!!!!

  5. Patricia diz:

    Oi tenho um filho de 6 anos que me deu muito trabalho esse ano na escola,tive que mudalo de escola porque não aguentava mais tanta reclamação.A professora diz que ele e muito agitado na escola que não para quieto e não sw socializa bem com os amigos,poren ele e muito inteligente e aprende muito rapido.So que em casa ele e tranquilo assiste televisão normalmente principalmente quando tem desenhos que ele adora.Ja o levei ao neurologista e nada foi encontrado,estou agora o levando na psicologa para ver se ajuda.por favor me de uma luz do que posso fazer mais. Obrigada

  6. Polianna diz:

    Tenho uma filha que é tão hiperativa que me levou a depressão, ela já era super agitada na gestação, minha barriga tremia por meia hora durante 15 minutos e os médicos não sabia o que era. Minha filha nasceu antes da data marcada pq estava enlaçada no cordão umbilicau, quando nasceu chegou a passar até 48 hrs sem dormir. Passei um ano e 4 meses dormindo sentada na cama pq ela não dormia deitada só entre meus seios ou nos braços. Hoje com 2 anos e seis meses ela está pior, não para um minuto, está sempre fazendo algo e mesmo dormindo ela é agitada, chora, sorri, grita, roda a cama toda. Sem contar que ela come 3 vzs na madrugada. Por causa disso tive diabet gestacionau, tive depressão, tive hipertireoidismo uma serie de problemas aos 29 anos coisa que não tinha antes de ter filho. Não sei o que faço, pq ajuda médica não adiantou muito menos orientação terapeuta o que eu faço agora?

    • admin diz:

      Olá Polianna,
      Talvez vc tenha que mudar de terapeuta, mas sei q o + dificil é seguir a risca as orientações dos médicos e terapeutas, pq criança hiperativa é mesmo muito difícil de controlar.
      Vou te sugerir um site muito bom da Cris Poli, psicopedagoga e que atua na tv brasileira no programa Super Nanny; a Cris Poli já escreveu livros sobre isso e acho que seria uma orientação preciosa pra vc. Veja o site:
      http://www.supernanny.com.br/sobrenos.aspx

  7. Ana diz:

    Tenho uma filha com vários sintomas da hiperativa, mas ela é muito inteligente se ela me ver fazendo alguma coisa passa os dias ela ñ esquece e repeti o que fiz há dias atrás…Quando ela era bebê ela ñ dormia e ficava o tempo todo no peito e até dormia, mas quando colocava no berço chorava muito…Hoje fico por conta dela brinco ela dorme a noite toda, mas ela é muito esperta, cheia de energia. Me ajuda pois precisa saber como cuidadar pois tem vez que acabo stressando, xingo, fico irritada…Aguardo resposta…..

  8. Ana diz:

    TENHO UMA FILHA DE APENAS 2 ANOS E ELA TEM ALGUNS SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE….MAS ELA É MUITO INTELIGENTE GUARDA COM MUITA FACILIDADE OS ACONTECIMENTO DO DIA-A-DIA.ACHO ELA MUITO DESENVOLVIDA POIS NASCEU COM 7 MESES E É MUITO CARINHOSA,MEIGA,AMOROSA…MAS MINHA MÃE ACHA QUE A MINHA FILHA É HIPERATIVA!ELA É MUITO AGITADA,TÊM MUITA ENERGIA…MAS PRECISO SABER SE MINHA FILHA É HIPERATIVA!

  9. vanessa diz:

    EU TENHO UMA FILHA DE 6 ANOS QUE É HIPERATIVA E NÃO CONSEGUE SE CONSENTRAR NA ESCOLA NEM COPIAR DA LOUSA. NÃO SEI O QUE FAÇO PARA AJUDAR ELA SE CONSENTRAR MAIS NOS ESTUDOS. TEM ALGUMAS IDEIAS . OBRIGADO…….

    • Eliane diz:

      Sim!
      Você tem que leva-la no neurologista passar tudo oq acontece para ele fazer uma ressonância de cranio e esperar o resultado.
      O meu filho usa um medicamento chamado……………….. e para ele foi muito bom em questão do desenvolvimento na escola.
      Bjs

    • cida diz:

      ola, sou pedagoga tenho alunos assim eu trabalho diferenciado com eles ativisdasdes com pinturas, recortes, caça – palavras, musica, dança , fantoches, e outrosd, e stá dando certo..

  10. Vanessa diz:

    Tenho um filho de 5 anos que entrou agora na escola … ele foi diagnosticado como hiperativo e toma medicamentos mas mesmo assim ela é uma criança muito ajitada e nao faz as atividades das aulas…todos os dias tenho reclamaçoes dele pois ele tambem é muito agressivo com as outras crianças…sempre coloco ele no cantinho de disciplina pra pensar mais parece que nao adianta o que devo fazer …grata

    • admin diz:

      Vanessa,
      Eu sugiro que vc
      comece a impor limites a ele, comece por colocar regras dentro de casa,
      há hora p/ comer, p/ dormir, brincar, estudar, ver tv, etc. Em contra-partida tb elogie qdo ele fizer as coisas bem feitas, e
      por exemplo….se ele cumprir tudo que foi combinado com vc durante a semana, leve ele apra um passeio bem legal no fim de
      semana e faça com que ele saiba que está indo ao passeio pq se portou bem durante a semana.
      Quem sabe isso incentiva ele a se portar melhor :)

  11. julia diz:

    tenho um filho de 4 anos e todes as empregadas que ponho p/ tomar conta dele ele quer bater, joga coisas nelas grita é muito agitado . elas acabam entregando o cargo .. o que faço?

  12. luana diz:

    olá,tenho uma irmã de 4 anos,ela é muito hiperativa,quando tem visita em casa,ela não deixa ninguém sossegado,quando alguém está assistindo televisão,no computador ou fazendo qualquer coisa,ela procura alguma coisa para tirar o sossego desta pessoa,minha mãe é sem paciência,eu sou sem paciência,meu pai não tem autoridade com ela e eu não sei o que fazer.Me ajudem por favor,obrigada desde já

  13. vaneide diz:

    tenho um filho de 4 anos ele é himperativo, crito muito com ele pois não tenho muita paciência, as vezes ele é muito teimoso. o que faço para amenizar esta situação. obrigada.

  14. MÔNICA FRANCO diz:

    OLÁ POLIANA, TENHO UM FILHO COM 4 ANOS HIPERATIVO, DESCOBRI SUA HIPERATIVIDADE ESTE ANO, QD MUDEI DE ESCOLA, PQ A PROFESSORA ANTIGA O TRATAVA COMO FILHO, FAZIA SUAS VONTADES E NÃO ME PASSAVA SUAS TRAVESSURAS NA ESCOLA,POIS BEM, NA NOVA ESCOLA,FUI CHAMADA PELA PROFESSORA PQ ELE ESTAVA BATENDO NAS CRIANÇAS E NÃO RESPEITAVA A PROFESSORA, CONVERSEI COM A PSICOPEDAGOGA DA ESCOLA E ELA ME ORIENTOU A PROCURAR UM NEUROPEDIATRA, FOI QD TIVE CERTEZA DA HIPERATRIVIDADE, ELE PASSOU UM REMEDIO CHAMADO TEGRETOL E MEU FILHO FICOU MEIO SONOLENTO NO INICIO, MAS AGORA ESTA BEM, ELE TB ESTA FAZENDO SESSÕES DE PSICOTERAPIA COM UMA PSICOLOGA INFANTIL, TB AJUDA A ACALMA-LOS, ACHO QUE VC E SUA FILHINHA DEVERIAM FAZER PSICOTERAPIA COM A MESMA PSICOLOGA E NÃO DESCARTE A MEDICAÇÃO DO NEURO, NO MEU CASO FOI ÓTIMO, NÃO SE ASSUSTE COM AS BESTEIRAS QUE FALAM SOBRE ISSO, MAS SE INFORME COM PESSOAS QUE REALMENTE ENTENDAM DO ASSUNTO.
    UM ABRAÇO!!! SE QUISER PODE MANTER CONTATO COMIGO POR E-MAIL:……………………..

  15. PAMEA diz:

    ola tenho um filho hiperativo, eu o amo e sempre vou apoiar em tudo que ele precisar, e sempre vou estar do lado dele.
    voces pais que tem filho com problema na escola, em casa de comportamento, eles são maldosos com seus colegas, brigam o tempo doto não param nem um minuto, não se preucupem isso é uma doença que tem cura o nome da doença é TDAH e tem cura, vc pode levalo ao médico neurologista e fazer um acompanhamento pelo psicologo, voces vão ver a diferença na escola tanto em casa com voces. e não o condenem por essas atitudes porque vem de dentro deles isso que eles fazem não é culpa deles é da doença,eles não estão precisando de castigos, gritos e sim de muita atenção, amor, respeito e carinho.

    • admin diz:

      Olá Pamela, O Bigmae.com incentiva pais e mães a sempre procurarem ajuda qdo perceberem que o filho tem algum problema. Ninguem aqui mencionou que criança hiperativa é mal educada, apenas dissemos que algumas mães e pais acham que cabe a escola educar, cabe a escola ensinar e transmitir conhecimentos às crianças, e a escola deve ser cobrada por isso.
      Agora cabe ao pai e a mãe observarem seus filhos e procurarem ajuda psicologica ou médica caso perceba que o filho ou filha tem um comportamento diferenciado das demais crianças ;)

      • Luciana Veiga diz:

        Olá, sou estudante de pedagogia, e meu TCC é justamente falando sobre o papel da família e o papel da escola pois temos sofrido muitas mudanças que se reflete nos pequenos.Tenho um filho de 5 anos e fui chamada na escola pois achavam que ele era hiperativo fui em busca da verdade e descobri que ele não era, só mas um caso de muita energia para gastar por isso antes de rotular os pequenos busquem ajuda de um profissional e que Deus abençoe as famílias brasileiras…

  16. thais diz:

    BOM MEU NOME É THAIS …. DESCOBRI ESTA SEMANA QUE MINHA FILHA DE 4 ANIHOS DE IDADE É HIPERATIVA….ESTE FOI O PRIMEIRO ANO NA ESCOLA E TIVE QUE SER CHAMADA PELA PROFESSORA DELA POIS ELA NÃO CONSEGUE SENTAR SIMPLESENTE E OUVIR HISTÓRIAS… MECHE EM TUDO QUE VÊ PELA FRENTE E NÃO SE ADAPTA AO TIRAR AS COISAS DA BOLSA E COLOCA LAS NOVAMENTE É DESERGANIZADA … E QUALQUER COMENTARIO OU IMAGEM A DISTRAI EM SUAS AULAS….. ELA TB TEM ATRASO NA FALA E JA FAZ FONO…. BOM SEU MEDICO FEZ VARIOS EXAMES E O ELETRO APONTOU HIPERATIVIDADE …. RECEITOU TEGRETOL… E COMECEI ONTEM COM A MEDICAÇAO …AINDA É CEDO ESPERO QUE AJUDE ELA … MAS HJ ELA PARECIA BEM MAIS LIGADA DO QUE O NORMAL … VOU PASSA COM PSICOLOGOS TB PRA AJUDAR E ESPERO SINCERAMENTE QUE DÊ CERTO…. CHOREI MUITO POIS NENHUMA MÃE QUER POR UM SEGUNDO PENSAR QUE SUA FILHA VA SER MENOS QUE OS OUTROS POR ISSO OU SEI LA EXCLUIDA DA SOCIEDADE QUE AS VEZES É TÃO PRECONCEITUOSA…. ME RESPONDAM POR FAVOR TODA AJUDA NESSA HORA É BEM VINDA POIS DEUS QUE ME DEU A TAREFA DE CIUDAR DA THAYNA E EU JURO QUE FAREI O MEU MELHOR CUSTE O QUE CUSTAR … BJS TÉ MAIS………….

    • Eliane diz:

      Oi!
      Quando descobri que o meu filho é hiperativo fiquei como vc!
      Mas depois fui pesquisando o assunto.
      Não deve de maneira alguma achar que sua filha é menos que as outras crianças e nunca em maneira alguma passar sentimento de dó perante ela.
      Pois não é verdade a criança hiperativa é mais q uma criança comum o poder de sabedoria é maior do que uma criança sem hiperatividade.
      Vc tem que ter paciência amor e carinho em primeiro lugar mais nunca achar que ela é menos que outra ou q tem alguma doença!!!!Pq Hiperatividade não é doença!!!!
      Se vc se deixar levar pelo sentimento de dó não vai conseguir passar os princípios básicos da educação sem querer vc acabará superprotegendo e assim prejudicando o desenvolvimento da sua filha.
      Pois para mim o meu filho é igual a qualquer criança com uma unica e exclusiva diferença mais inteligente.
      Espero de coração ter ajudado
      Bjs Fica em Paz e com o pai celeste.

  17. rosana diz:

    meu filho tem 3 e 6 meses ele ~tem dermatite atopica e toma antialergicos diariamente, e é muito inquieto, não para nem dormindo não consegue fazer uma refeição inteira sentadoa mesa, não se concentra num brinquedo , tem dificuldades na fala , quando saio com ele não aceita que segure na mão dele,fico desesperada, quando estou num lugar movimentado porque ele sai andando ele nem olha pra tras, ja fiz um teste deixei ele um bom tempo sozinho, em meio a estranhos mas ele nem se importa continua andando, e nem me procura não se assusta , ele captatudo que ensino mas não consegue se concentrar para praticar, ja fico preocupada com ele futuramente na escola, por favor me ajudem gostaria de saber se ele é realmente hiperativo ou se é por causa dos remedios que ele toma …

  18. rosaneth diz:

    minha filha tem 5 anos e sempre achei que ela fosse uma criança, como dizia nossas avós peralta, só que ela está crescendo e o que era bonitinho está se tornando inconveniente, toda vez que saio ela não se comporta, mexe em tudo na loja, em casa fica ligada o tempo todo, se esta vendo tv fica pulando no sofá, se vai jantar tenho que ficar brava pois ela quer mexer em tudo na mesa e agora percebi que mesmo dormindo ela se levanta, senta na cama conversa. estou assustada, por favor me ajudem

  19. robertamouzerviana diz:

    Hoje já sabendo procurei por tratamento, e obtei por uma escola particular para que ela pudesse fazer uma alfabetização tranquila, porém ainda enfrento o preconceito, pois ela passa pela mesma discriminação de coleguinhas que não querem brintenho uma filha de 06 anos diagnosticada com hiperatividade, mas muito antes desde diagnóstico, eu já ouvia reclamação da professora do jardim de infância, que em todas as reuniões, reclamava de seu comportamento, até mesmo os amiguinhos não queriam brincar com ela, isto me machucava muito. Nem eu mesmo aceitava e brigava, batia nela.
    car com ela, isto me afeta muito e não sei como lidar com isto.Nem mesmo como lidar com minha filha ou como trata-la diante de tudo isto.

  20. leidiana diz:

    meu filho tem 3 anos, queria saber se tem remedio para dimuir, ou se é psicologico msm.
    tem idade para terminar ou não? por favor agrdeço desd já.

  21. hidel diz:

    ola! tenho um filho de 4 anos que aparentemente iniciou suas atividades escolares tenho um serio problema de socialização na escola mas em casa tem seus momentos de lazer como brincar, pular e se divertir. mas tem seus momentos quieto, e uma criança inteligente e ativa. a escola na qual ele estuda nao quer ele na escola devido ele nao obdecer os professores da escola, o que eu acho e que em casa ele apresenta um comportamento normal, brinca, se diverte mas tem momentos que nos quais a casa nem parece ter criança, ou seja, ele fica quieto nao apresente o mesmo comportamento que tem na escola, mas a escola me preciona a retiralo de la por dizer nao aguenter e dizer que ele e imperativo em alto grau. nao axo ele ja foi no medico neoropediatra e psicopedagogo e me informaram que nao tem problema nenhum, a unica coisa que ouvi do medico foi que pela idade dele era muito cedo diagnosticar imperatividade, mas que aparentemente na teria nada so a escola que buscasse ter dinamicas e metodos com ele. o que devo fazer a escola vive me precionando a levar meu filho a profissionais e a tomar remedio que nao sao e nem foram receitados. ele realmente nao apresenta bom comportamento na escola. o que devo fazer?

    • katia diz:

      Olá Hidel, com certeza mude ele de escola, dado que vc já o levou em médicos e nada foi constatado. Por vezes o método da escola é que não se encaixa na situação como disse o médico.

  22. Vivian neves diz:

    tenhho um filho de 5anos eu acho que ele é hiperativo ,ele é elétrico e nada o satisfais sofro muito com isso me sinto impotente muitas vezes perco a paciencia grito,fico nervosa.Assim como todas vcs amo muito meu filho e me esforço para ser uma boa mãe.O que eu faço?

  23. sandro diz:

    Bom dia a todos

    Tenho uma filha de 2 anos e 4 meses, tem todos os sintomas de Imperatividade, super agita, gita de mais,se mexe a noite toda,muito desobediente, muito inteligente, não podemos nem falar em dormir que a briga está formada, chora por qualquer coisa, a minha esposa brinca com ela no parque todos os dias, e a noite quando chego do serviço, ainda brinco muito com ela, mesmo assim não acaba a energia da criança, na hora de dormir uma briga. Estou procurando como lidar com este tipo de situação, porque as vezes fico muito bravo com ela,não gostaria de errar com a minha filha, por este motivo procuro orientação!!

    Att

    • katia diz:

      Olá Sandro,
      Bem, uma criança deve ter desde bebê uma rotina diária, com horários pré-estabelecidos para comer, tomar banho, dormir, brincar, etc.
      Se ela não for ensinada desde bebê a cumprir, e se o bebê não for acostumado a seguir esta rotina, dificilmente qdo estiver maior os pais conseguiram obter exito, dado que a ‘criança’ toma conta da situação.
      Penso que se vcs quiserem agora colocar limites, ainda obviamente dá tempo, mas para tanto vão ter que aguentar mto choro no começo, até que sua filha acostume a ter hora certa para dormir, comer,etc.
      Todos nós qdo crescemos temos horário p/ tudo, e as crianças devem aprender tb que isso faz parte da vida de todos, inclusive da vida delas.
      Não precisa ficar bravo, apenas converse com sua esposa e passe a estabelecer regras básicas de horários, determine uma hora como por exemplo 20h30, esta hora a sua filha já deverá ter tomado banho, ter jantado e já pode começar a se preparar p/ ir p/ cama.
      Tente deixar sua casa calma na hora que ela for dormir, luzes fracas, televisão com som baixo, e coloque-a no berço e deixe que ela adormeça, fique ao lado dela durante os primeiros dias; se ela chorar insista p/ q ela fique no berço. Cante uma musiquinha, faça um carinho, mas deixe-a no berço. Se vc for persistente e fizer isso por pelo menos 15 dias, com certeza vai conseguir fazer com que ela entenda, que são vcs pais que determinam as regras, e não ela que impõe horário e vontades à familia. ;)

  24. MARLUCE diz:

    OI TENHO UMA SOBRINHA DE TRES ANOS ELA NÃO FALA É MUITO NERVOSA BATE NAS CRIANÇAS Q CHEGAR PERTO DELA GRITA DE MAS

  25. alzineide diz:

    queria ajuda ele. ele tenhe 5 anos e difisio comtrolalo. ten muita inteligensia mais muito descrotole. sempre tenhe que ter alguem por perto se torna muito preocupante,

  26. kele diz:

    Ola,miha filha tem seis anos, ela é muito inteligente, tem uma otima memoria, mais quase toda noite ela grita dormindo, fala, chora desesperada e é muito dificil de acalma~la, nao sei o que faço, se alguem puder me ajudar eu agradeço desde ja. Obrigado

  27. karine diz:

    olá, sou professora de música a 7 anos numa escola de música atendendo crianças de 7 a 10 anos de idade que até então estava td correndo bem (aliás, normalmente). Esse ano passei a trabalhar em um projeto fora da escola q atende crianças hiperativas, indisciplinadas e com dificuldades de aprendizado, são crianças carentes em q as vezes nem pai tem, onde acontecem vários tipos de problemas familiares…enfim, acontece que estou c uma turma esse ano em que a maioria nao houve ninguém, nem mesmo o diretor rsr preciso de ajuda!!!!

  28. karine diz:

    aaa tbm fazemos acompanhamento na casa dos alunos,sempre mantemos contato com as famílias, mas é muuuito difícil gente…até mesmo pela “ignorância” da famlía, os pais só sabem bater em seus filhos…o q fazer???agradeço a ajuda.

  29. leide Neves da silva diz:

    oi o meu filho tem 4 anos aos 2anos ele começou a ficar muito agitado só queria correr não podia soltar a mão dele que ele dava uma carreira e ia longe eu achava que era normal a agitação dele só que na medida em que ele foi ficando mais velho a agitação tambem foi aumentando com 3 anos coloquei na escolinha ai vieram as reclamaçoes ele grita muito tem dia que ele esta bem mas tem dia que ele bate nos coleguinha levei ele ao médico so do médico olhar para ele viu que ele é hiperativo e passou remedio sera que existe um exame que diagnostica essa doença eu tenho medo de esta dando remédio pra ele e ele não for porque ele ja tomou vários remedio e ate agora ele esta na mesma obrigado espero sua resposta.

  30. Tia preocupada diz:

    Por favor eu já não sei como aconselha a minha concunhada a filha dela desna de 3 meses troca a noite pelo dia ou seja toda noite vai dormi as 3horas da manha e so acorda as 11:30 da manha as vezes a tarde dormi 30minutos e so vai dormi as 3 ou 4 horas da manha,a pediadra falou pra ela compra um livro que vai orienta-la mais a medica falou que a filha dela e hiperativa eu como sou educadora fiquei preocupada e comecei a tentar falar com ela mais ela não quis esculta não sei mais o que fazer.Desde já agradeço por ler o meu desabafo

  31. Tamires diz:

    Ola gostRI de saber o que fazer meu filho tem 6 anos e estou começando a ter trabalho com ele na escola pois ele nao consegue ficar sentado e muito menos fazer as atividades ele e agitado o dia inteiro se deixar 24 hrs por dia ja conversei ele faz tratamento com neuropediatra por conta de convulçoes e toma remedio controlado seria o caso de procurar um psicologo?

  32. katiane diz:

    tenho dois filhos,a diferenca deles e de 1ano e 3meses sao bastante diferentes o comportamento. o casulo e mais calmo,enquanto o mais velho e super agitado ele da trabalho pra dormir a noite ele nao fala corretamente as palavras eu acho que ele e hiperativo como posso ajuda-lo?

  33. estefania maria diz:

    ola meu nome e estefania eu tenho um filho de cinco anos e le è hinperativo ele ja faz tratamento por favor nao estou tendo controle mais ele as vezes fica fora de controle, ajude me o que fazer??

  34. adriana diz:

    olá amigos, tenho uma filha de 2 anos que é muito agitada e apresenta todos os sintomas de hiperatividade, o problema é que não estou sabendo lidar com ela e o pai não concorda em leva-la ao neuro estou quase enlouquecendo e as vezes ela só para com umas palmadas sei que não é o correto mas não sei mais o que fazer. O pior de tudo é que sou educadora e consigo lidar bem com meus inúmeros alunos já com minha filha me sinto uma fracassada. Ajude-me por favor!!

    • katia diz:

      ADriana se o seu marido não concorda em leva-la ao neuro, que tal se vc a levasse num psicólogo ou numa psico-pedagoga. Pode ser que estes profissionais te deem alguma orientação mais concreta. Não se aflija porque é o velho ditado: Santo de casa não faz milagres. Por vezes a gente consegue lidar com ‘os de fora’, mas qdo é com os de dentro da nossa casa a história muda. Infelizmente quase sempre é assim. Boa sorte.

  35. rosi guedes dos santos diz:

    ola meu filho briga o tempo todo com os amigos em casa com os primos reclama de tudo nada estar bom ele ja acorda reclamando nao asiste desenho so gosta de filmes de ação ja na escola se da bem com todos e perfeito,emcasa ele e malcriado respondao e minha paciencia e 0 meto logo a mão sera que meu filho e hiperativo?o que devo fazer

    • katia diz:

      Rosi, não sei a idade do seu filho, porém filmes de ação tendem a deixar a criança mais tensa. Reveja isso.
      Se o seu filho se porta mal só em sua casa e não na escola, pode ser que em casa esteja a ocorrer algo que o deixa assim, pode ser a relação dele com os pais, os pais não se darem bem, ciúmes dos irmãos e primos, etc. Enfim são uma série de fatores que vc como mãe pode observar e te ruma conversa amigável com o seu filho para entender pq ele se sente assim. Tenha apena uma certeza meter a mão nele não vai melhorar em nada, ao contrário, só vai deixar ele mais revoltado do que já está.

  36. CARLA CRISTINA SILVA DE JESUS diz:

    Tenho um filho de 2 anos e 9 meses,desde a minha gestação é agitado.Chegou a tomar remédios para dormir dos 8 meses até 1 ano,conforme a pediatra pediu;mas mesmo assim “luta” contra o sono até hoje,só dorme 23:30/00:00 da noite e acorda sempre às 07:30 da manhã naquela agitação.Só sabe correr,quando saio com ele na rua ou nas casa de alguém,num para um minuto;ele observa cada detalhe nos objetos e quando chamo a atenção já está mexendo em outra coisa e é assim o dia todo.Ainda não arrumei uma escolinha pra ele e até hoje só fala:mãe/manhêê;águ(água);carne/ninha(carne/carninha);sou faladeira e falo tudo das coisas quando saio com ele sozinha.Me indicaram colocá-lo na natação para gastar suas energias mas no momento nossas condições não permitem.Ele não fica parado só num lugar;assisti televisão só em pé e bem de perto e sempre quer colocar a mão nas coisas que passam na tv.
    O que devo fazer?

    **PARABÉNS PELA MATÉRIA!!!!

    • katia diz:

      Carla, parece que hoje em dia é moda os médicos receitarem remédios para criança dormir isso não é saudável nem para os adultos que dirá para uma criança. O que eu costumo dizer sempre é que a criança precisa de rotinas, quase sempre uma criança nessa idade é mesmo mto agitada porque está na fase de conhecer coisas, porém o fato dele ser agitado envolve uma série de fatores externos como por exemplo se o ambiente em casa é agitado, barulhento, pessoas nervosas, gritos, irmãos ou primos que o deixam agitado, falta de rotina nos horários para dormir, comer, tomar banho, brincar.

      Tente estabelecer horarios, e antes de dormir criar um ambiente harmonioso em sua casa, um banho morno, uma massagem com um creminho indicado para crianças, um quartinho aconchegante, com uma luz fraquinha, pode colocar uma músquinha suave, ou até mesmo baixar seu tom de voz e contar uma histórinha para ele. É essencial que ele durma no bercinho sozinho, nada de dormir na cama dos pais. Quem sabe assim dá certo! ;) Boa sorte.

  37. patricia Eloiza diz:

    olá eu tenho uma menina de 1 ano, ela não para quieta nem um segundo corre pra la corre pra ca,m quebra os brinquedos dela todo não dorme direito acorda um monte de vez, grita muito, bagunça a minha casa inteira não gosta de ver nada arrumado, o que eu faço me ajudem por favor.

    • katia diz:

      Olá Patrícia, em respostas anteriores que eu dei a outras mães talvez vc encontre uma solução para deixar sua filha mais calminha. O fato dela ser agitada envolve uma série de fatores externos como por exemplo se o ambiente em casa é agitado, barulhento, pessoas nervosas, gritos, irmãos ou primos que o deixam agitado, falta de rotina nos horários para dormir, comer, tomar banho, brincar.

      Tente estabelecer horarios, e antes de dormir criar um ambiente harmonioso em sua casa, um banho morno, uma massagem com um creminho indicado para crianças, um quartinho aconchegante, com uma luz fraquinha, pode colocar uma músquinha suave, ou até mesmo baixar seu tom de voz e contar uma histórinha para ele. É essencial que ele durma no bercinho sozinho, nada de dormir na cama dos pais. Quem sabe assim dá certo! ;) Boa sorte.

  38. Patricia diz:

    resolvi recorrer á internet para ver se encontrava alguma coisa para me consolar,pois hoje estou muito triste ,tenho meu filho de 4 anos e ele vem me dando muito trabalho na escola,a prof. sempre reclama e diz que ele faz muita birra e na creche ele tb me deu muito trabalho estou cansada de tudo isso e nâo sei como lidar com a situaçâo.

  39. vilmar marques diz:

    tenho um filho .de 7 anos,,e o medico constato que ele é hiperativo descubrimos so agora.ele nao grava nada na sua mente,nao é facio saber disso e na nossa cidade nao tem medicos especializado na areia,,,, e mas ele tem um cisto do lado esquerdo do cerebro,,e agora que as condiçoes nao ta facio.?mas o que eu poder fazer so para ver meu filho sorrido eu vou fazer.

  40. shirlene costa diz:

    olaa tenho um filho de seis anos e sempre tenho reclamação na escola,ele estar uma criança agressiva com os amigos,não consegue ficar quieto em casa e nem em lugar nenhum sempre converso com ele coloco de castigo mas parece que nao estar adiantando na escola fui orientada a procurar ajuda de um profissional sera que é necessario??

    • katia diz:

      Shirlene, um profissional sempre ajuda, mas é bom lembrar que o profissional não fará as coisas por vc.
      Será vc quem terá de aprender a lidar com seu filho, e observar o pq deste comportamento dele.
      Antes de tudo é preciso ter calma! :)

  41. flaviana camila da silva mendes diz:

    eu tenho um filho de 2 anos e 7 meses que nao para fica o 24 hora por dia fais tudo que nao pode, quebra as minhas coisas,ele grita tempo enteiro,tem dia que ele dormi 4 hora da manha,e pior di tudo e que tudo que outras pessoas fala ele repete e agora ele ta falando palavras feias,elefica nervoso me bate joga as coisas no chao,tem dia que para tomar banho ele grita tanto que as vezes as pessoas acha que estou batendo nele eu nao sei mais o que faser mi aguda eu nao estou aguantando mais eu quero levar ele no pediatra so que tem pessoas que fala que a criança fica boba ai eu muita do,o que eu faso

    • katia diz:

      Olá Flaviana,
      Não entendi sua pergunta, mas o pediatra é um profissional médico especializado que pode te ajudar muito a cuidar da saúde do seu filho, inclusive te orientar sobre como agir em relação ao comportamento dele. Saiba que uma criança desde bebê precisa ter regras e limites na vida, horario para comer, dormir, tomar banho, etc.
      Pense nisso.

  42. Leilane maria diz:

    Olá, tenho um filho de 7 anos, hoje mim ligaram da escola dele tive que sair do meu trabalho para ir até la. Chegando lá sua professora mim comunicou que não estava conseguindo controlar ele ela mim disse que ele é uma criança hiperativa tive que traze-lo para casa já mudei ele varias vezes de escola mas não adianta o que fazer?

  43. daniela diz:

    tenho um filho de 2 anos e ele e muito agresivo e inquieto nem saio mais de casa com ele porque ele não fica quieto um segundo eu não sei mais o que faser mi ajuda porfavor.

  44. wedjan diz:

    olá tenho um filho de 4 anos, o neuro diagnosticou iperatividade nos exames que ele fez e prescreveu …………………..mas eu li a bula e vi qua essa medicação é pra quem tem epilepsia, meu filho nunca desmaiou, e nunca teve crise convulssiva to com medo de dar essa medicação o que faço??? se alguém com filho iperativo ja deu a seu filho essa medicação me digam por favor pois estou preocupada!!!! obg.

    • katia diz:

      Wedjan, eu sou TOTALMENTE contra a dar este tipo de remédios para crianças.
      Hj em dia, a hiperatividade é justificativa para tudo, já pensou em consultar outro médico?
      ou levar seu filho num psicólogo….talvez uma abordagem mais branda com o preenchimento do dia dele com atividades que ele goste, meditação para criança, yoga para criança, esportes como a natação, pintura de quadros, artes, desenho, possam fazer com que ele gaste energia no lugar certo e
      vc não tenha que dar este tipo de remédios para ele. A longo prazo o efeito destes remédios são catastróficos no organismo e na mente de uma pessoa. Pense nisso, busque outra alternativa.

  45. Rose diz:

    meu filho tem 12 anos e eu não sei mais o q fazer ele não para. eu não consigo psicologo para ele me ajude.

  46. luisete postal diz:

    boa tarde…
    meu sobrinho é hiperativo gasta muita energia durante o dia e ainda por cima não dorme direito a noite.
    tem noites que ele nem dorme.
    o mais estranho é que já levamos em pediatra e eles sempre dizem a mesma coisa
    dão remedinho suco natural de maracujá, mas não resolve.
    tem dias que ele fica o dia todo correndo e ainda por cima não dorme a noite.
    tenho dó dele pois acho que ele sofre por isso.
    não sabemos mais o que fazer.
    vc pode dar uma dica?
    brigada
    luisete

  47. Jaqueline diz:

    Oi eu tenho um filho de 3 anos. Eu acho que ele é hiperativo. Porque ele não para o dia inteiro corre de um lado para outro sem motivo desorientado. Se contorce todo enquanto está correndo. Ele não responde quando perguntamos alguma coisa para ele. Parece que vive no mundo da lua. Não entende que não pode, insiste na mesma coisa. Quando eu saio com ele é sempre uma briga. Geralmente eu explico que não pode mexer. Mas ele sempre foge da regra.
    Não para sentado quando é preciso.Sobe em cima de tudo. Mas ele de uns tempos pra cá ta dormindo bem. Apesar de sempre ter dificuldades! Já ficou noites inteiras acordado. Sempre ia dormir de madrugada. Agora melhorou. ta dormindo mais cedo! Só que ele quando ele dorme é como uma pedra! nem se mexe.

  48. Rosângela Tavares fereira diz:

    A criança já nasce com a imperatividade? O que causa a imperatividade?????

  49. Darlene Sousa diz:

    tenho um filho com imperativo da muito trabalho e ligado 24 horas pertuba 24 horas nao sei como le dar tenho uma filha de 13 anos que nao suporta ele precizo muito de ajuda que estou quase fikando loka

  50. ana claudia carvalho diz:

    gente me ajudem, tenho uma filha de 1 ano e 11 meses.
    Ela é inquieta, agitada, nervosa, não para 1 minuto de correr, onde der pra ela subir ela sobe, se joga do sofá, conclusão não sei o que faço mais já tentei de tudo e já estou quase louca com as bagunças dela.Não posso sair de casa com ela a lugar nenhum porque sempre tem aqueles comentários horríveis… Boa noite espero que alguem possa me ajudar.

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress