Bigmãe
como fazer o bebê dormir a noite toda

Como fazer o bebê dormir a noite toda – Truques e Dicas

Está com problemas e não sabe como fazer o bebê dormir a noite toda? Nós ajudamos com algumas dicas que podem fazer toda a diferença. E lembre-se, a maioria dos bebês estão aptos a dormir uma longa e tranquila noite. E sabe o por quê? Cerca de dois meses antes do seu nascimento, ele passa a ter a capacidade de ouvir os sons e as vibrações através da parede do útero. E isto faz com que ele aprenda e crie uma espécie de rotina, mesmo antes de nascer. O seu filho reconhece o silêncio e a calma da hora de dormir.

Porém, existem outros fatores que podem influenciar diretamente na noite de sono da criança: a sua alimentação, as descargas e alterações hormonais e sua temperatura corporal. Portanto, é preciso que os pais tenham a capacidade de regular e organizar uma rotina para o bebê dormir a noite toda. Por exemplo, a partir dos 3 meses, ele deve começar a aprender sobre a sua última refeição, as horas de sono e a primeira refeição, logo pela manhã. Assim como acontece com os adultos.

Qual o segredo para fazer o bebê dormir a noite toda?

o que fazer para o bebê dormir a noite toda

É bem provável que logo após o nascimento do bebê, você não consiga garantir uma noite prolongada de sono, que dure mais do que 6 horas. Isso por motivo de fome, alterações e adaptações. Lembre-se que, assim como é para você, é tudo novo para a criança. E isso vale para as mamães de primeira viagem e aquelas já experientes. Cada filho é único e o seu desenvolvimento também.

Com o passar dos meses, você pode começar a caprichar um pouco mais (sem exageros) na quantidade de leite que o bebê toma durante o dia e antes de dormir. No começo é difícil, pois o esforço realizado pelo bebê faz com que ele acabe por ficar exausto e pegar no sono ainda enquanto amamenta. A medida em que a criança cresce – continuando a mamar no peito ou na mamadeira -, ela pode ficar alimentada e ir para a cama a partir de uma rotina. Assim ela irá aprender a dormira noite toda e sozinha.

Além da rotina e da alimentação o que pode ser feito?

Existem outras “estratégias”, por assim dizer que podem ajudar a fazer o bebê dormir a noite toda. É muito importante que você tente e encontre a melhor alternativa para garantir uma boa noite de sono e com qualidade, não só para os bebês, mas também para os pais.

1. Objeto de Transição – Naninha

Um paninho, a blusa com o cheirinho da mamãe ou um ursinho de bebê. Esses são objetos que permitem que o bebê sinta-se confortável, seguro e acompanhado. Normalmente, pelo simples fato do seu filho sentir o cheiro da mãe já o faz acalmar e pegar no sono. Assistam a esse vídeo, que mostra um pai entregando ao bebê a blusa usada da mãe, para ele parar de chorar… É lindo:

2. Distinguir o dia da noite – Cochilos

Outro segredo para fazer o seu bebê dormir toda a noite é deixar que ele tire cochilos durante o período da manhã. Ou seja, durante a rotina do seu dia e do bebê, ele pode – e deve – descansar. Mas no período noturno é importante que você crie um ambiente que proporcione o relaxamento e ambiente propício para o sono. Como por exemplo, banhos mornos, brincadeiras ou músicas calmas (de ninar) e a amamentação, para que possa estar satisfeito.

Veja outros truques para ajudar o seu bebê a dormir (e que funcionam)

3. Deixe-o adormecer no berço

Algumas mães podem não concordar com essa prática mas, sem perceber, podem estar a comprometer a qualidade do sono das crianças e delas próprias. Além disso tem o problema do choro que deixa qualquer mãe desorientada. Sim, vocês estão “programadas” a reconhecer e atender a um choro, com o objetivo de não deixar o bebê sofrendo. Mas pense por outro lado, uma nova perspectiva: deixar a criança dormir no colo não é 100% confortável e pode deixar o seu corpo dolorido ao longo do tempo; ao ser colocada no berço a mudança de posição pode fazer com que acorde; com o seu crescimento esse hábito torna-se insustentável e desconfortável para ambos. Portanto, por mais que custe, a longo prazo é benéfico e fará com que o bebê aprenda a dormir a noite toda.