Bigmãe
Como Estimular os Sentidos do Seu Filho Brincando

Como Estimular os Sentidos do Seu Filho Brincando

Seu bebê se desenvolve melhor nos três primeiros meses; é nessa idade que ele vai ter um melhor desenvolvimento psicomotor e emocional e a melhor fazer para estimular os sentidos do seu filho. Para esses bebês de até seis meses, a fase é de descobertas do corpo e do mundo ao redor; afinal não é raro você ver o seu filho com o pé ou as mãos na boca.

Você deve estimular os sentidos do seu filho, já que tudo o que ela aprende no primeiro ano de vida passa pela audição, olfato, visão, tato e paladar. Por isso que você deve colocar móbiles, deixar chocalhos e brinquedos musicais sempre à mão, além de fazer atividades usando o espelho como auxílio. Tudo isso vai estimular os sentidos do seu pequeno.

Já no quesito visão, é bom te lembrar que os recém-nascidos só conseguem diferenciar tons claros dos escuros; eles não têm visão nítida das coisas ou cores. Por isso é bom estimulá-lo com cores vivas, pode usar o vermelho e o azul. Pode brincar a vontade de esconder objetos debaixo de um pano e descobri-los logo em seguida (a brincadeira do achou!).

Para estimular a audição, você pode fazer sons variados com a boca, estalando a língua, imitando pássaros ou animais. Assim seu bebê vai começar a distinguir sons e dar boas gargalhadas.

Quando ele entrar na fase dos três aos seis meses, você tem que dar uma atenção especial para a coordenação motora dele. Nesta fase ele passa a ter mais coordenação das mãos e dos olhinhos. Você vai perceber que ele gosta de agarrar os objetos além de abrir um sorriso para as pessoas próximas (família). É nesta época que ele começa a interagir com a sociedade. Você pode ajudá-lo ao colocar vários brinquedos perto dele e estimular para que ele pegue cada um de uma vez.

Agora se você quer estimular a visão ou até mesmo a capacidade dele de focalizar objetos distantes, uma divertida brincadeira pode ser os fantoches; além de entreter conversando com a criança, ele auxiliam até mesmo na educação deles. Basta você usar a criatividade. Você também pode abusar de brinquedos que tenham luzes e sons diversos.