Como Ensinar a Gostar de Tomar Banho

Gostou deste Post?

Como ensinar o seu filho a gostar de tomar banho? O banho é um dos melhores e mais completos hábitos de higiene e parece que não é um hábito muito bem vindo entre as crianças. Não é raro você ver o seu filho torcendo o nariz quando é a hora do banho. Lembre-se que o hábito de tomar banho deve ser cultivado desde que o seu filho é apenas um bebê. Tenha calma também pois há artifícios que facilitam essa luta pelo ato de tomar banho do seu pequeno.

A briga para fazer o seu filho tomar banho é árdua, mas a primeira dica é você não se estressar, por mais impossível que isso pareça; quando mais nervosa você fica, mais birra o seu filho faz, pode perceber isso. Geralmente essa birra com o banho começa por volta dos quatro anos de idade, já que é nessa fase que o seu pequeno vai querer ficar mais independente; e acredite que essa autonomia ou independência reflete na hora da decisão do banho. Por isso mesmo que paciência é a chave da questão, nada de irritação.

Então comece por mostrar e ensinar que o banho é uma coisa gostosa, saudável,  que vai tirar todo o cansaço dele; e que vai prepará-lo para dormir, jantar e descansar para poder brincar o dia todo no dia seguinte. Depois, reveja o horário que você o manda para o chuveiro. Por vezes você o tira do desenho preferido dele só para ele tomar banho, se for esse o problema, não vai ser crime você o fazer tomar banho meia hora mais tarde ou mais cedo. Acerte o horário do banho conforme ele se sinta melhor e obviamente atendendo também as necessidades do seu horário de disponibilidade para ajuda-lo no banho.

E como você sabe que as crianças adoram copiar os adultos, se você não der bons exemplos obviamente ele não irá aprender. Mostre a ele que você gosta do seu bom e refrescante banho diário. Assim você o incentiva a tomar o banho quando estiver muito relutante. Agora se o problema do banho for o medo de água, acalme-o contando algumas historias e mostre que não há nada a temer; você pode levar algum brinquedo para o chuveiro para que ele se sinta mais confiante e com menos medo. Hoje em dia existem livros de plásticos que podem ser levados ao banho, além de outros tipos de objetos para entretenimento das crianças na hora do banho.

Se tiver banheira, faça um banho de espuma e deixe ele se divertir com a brincadeira. Você deve deixar claro para ele que o banho não é obrigação, e sim diversão. Não adianta nada ele fingir que vai tomar banho e continuar sujo, a higiene dele é importante e você precisa estar atenta, só assim ele estará livre de alergias e infecções. Para que isso ocorra que tal você supervisionar pessoalmente o banho até que ele atinja uma idade madura para se cuidar sozinho(a)? :)

Outro detalhe importante por vezes esta luta continua até quando o seu filho é um adolescente, por isso insista e jamais permita que ele ande desleixado e sem cuidar dos hábitos de higiene pessoal.

Se você ainda tem dúvidas aqui vai a dica d eum site que tem muita informação útil para a mamãe:

- Guia do Bebe | Hora do Banho

- Revista Crescer | Banho das Crianças



Gostou deste Post?

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online