InícioCasa e DecoraçãoComo cuidar de um Bonsai

Como cuidar de um Bonsai

Publicado em

Bonsai é uma palavra japonesa que significa “árvore na bandeja”, e o Bonsai é exatamente uma réplica de uma árvore grande, só que em miniatura e inserida numa vaso pequeno. O Bonsai, assim como a Ikebana, é considerada uma arte, já que as plantas em miniatura surgem a partir de cuidados e técnicas específicas, realizadas e conseguidas pelo homem.

Para se obter um Bonsai são necessários anos de cuidados, no que envolvem a poda regular das raízes e desbastação da copa, o que resulta num consumo menor de água e nutrientes que altera o processo natural do crescimento da árvore, fazendo com que ela se torne um Bonsai; ou uma planta em miniatura. Atualmente há muitos mestres em Bonsais, e a técnica pode ser aprendida por qualquer pessoa que aprecie jardinagem e tenha o mínimo de conhecimento no assunto.como-cuidar-de-um-bonsai

Bonsai (Wikipédia) ©

Historiadores citam que a arte nasceu na Tailândia, porém foram os chineses os primeiros a cultivarem árvores e arbustos em vasos de cerâmica, tendo como objetivo estimular a meditação; daí a coligação entre o Bonsai e a religião oriental. Posteriormente o Bonsai foi levado para o Japão e nas últimas 2 décadas, o cultivo do Bonsai conquistou adeptos em todo o mundo.

Um Bonsai deve ter de 30 a 60cm de altura, e deve possuir todas as características que a árvore em tamanho normal teria. Existem 4 tipos de Bonsais e são classificados como:

Mame, com até 12cm;
Shohin, com até 25cm;
Chuin, que chega a 45cm;
Chumono, até 90cm;

Existem também diferentes estilos de Bonsais que são conseguidos através das técnicas que são utilizadas na poda da raiz e da copa. Por exemplo para se conseguir o estilo Moyogi, o tronco do Bonsai deve ter um crescimento
sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que cresce. Já no estilo Fukinagashi, o Bonsai, ou árvore em miniatura parece que foi “varrida” pelo vento; no estilo Chokan o crescimento é regular, e a espessura do tronco começa grossa pela raiz e torna-se mais fina no alto do Bonsai. Como citado, estes efeitos são conseguidos em razão da aplicação da técnica correta da poda e nos cuidados com o Bonsai no decorrer dos anos.

Alguns Bonsais podem custar milhares de dólares, e é bom estar atento já que nem toda árvore em miniatura é mesmo um Bonsai; por isso sugere-se que se adquira em lojas especializadas.

Como cuidar de um Bonsai

O bonsai é uma planta ou uma árvore em miniatura delicada e por isso é necessário trata-la como tal. Um Bonsai é uma obra de arte que demorou muitos anos para ser conseguido e portanto deve ser tratado com todo cuidado.

– Dependendo da espécie o Bonsai necessita de 2 a 4 horas de exposição solar diariamente. Pode ser exposto ao sol pela manhã e após as 16 horas.

– Para que todo o Bonsai receba a luz, gire o vaso, para que a luz do sol incida igualmente em todos os lados do vaso.

– Durante o “banho de sol” coloque o vaso do Bonsai sobre uma superfície de madeira, já que a madeira não absorve o calor do sol e assim não esquenta “de baixo para cima”, como aconteceria com uma superfície de metal ou de pedra.

– A rega deve ser feita com regularidade, observando para que o solo não fique encharcado de água, o que poderia levar ao apodrecimento da raiz.

– Você deve adubar seu Bonsai regularmente, para tanto solicite informações sobre como proceder, no local onde você comprou ou em lojas especializadas.

– A poda deve ser feita por pessoas que tenham conhecimento na arte do Bonsai, não arrisque fazer sozinho ou sem antes receber orientações de um especialista em Bonsai.

– Para que seu Bonsai tenha vida longa é muito importante você informar-se sobre a qual espécie ele pertence e como deve ser cuidado, já que cada espécie pode requerer cuidados diferenciados.

Obtenha mais informações em:

– Associação Lusitana de Bonsai

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados