Bigmãe
Como criar filhos sem medos

Como criar filhos sem medos

Livro – Como criar filhos sem medos: um guia para mães, pais, cuidadores e profissionais de vacinação. (Editora Hyria) – Autora: Maria Cristina Martins Alvarenga –  Mestre pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp/EPM, enfermeira, Especialista em Saúde Pública, e mãe em tempo integral.

Nenhuma mãe ou pai esquecem a primeira noite em casa dos filhos, o primeiro banho, os primeiros passos… Todos esses momentos são ansiosamente aguardados por eles e ficam carinhosamente na memória! Mas, quando se trata da primeira vacina a situação muda completamente. São vários medos, dúvidas, inseguranças, e logo surge a imagem de uma agulha pontuda e de seu “pequeno” aos prantos! Pensando nisso, Maria Cristina Martins Alvarenga, especialista em saúde pública e mãe, publicou pela Editora Hyria seu primeiro livro, Como criar filhos sem medos: um guia para mães, pais, cuidadores e profissionais de vacinação.

Como-criar-filhos-sem-medos-livro

Muito mais que um guia, esse livro pode ser importante aliado para pais, mães e cuidadores no momento da vacinação. Afora ajudar a tornar o momento da vacina mais natural e tranquilo, a autora traz dicas importantes para auxiliar na superação dos medos, a começar pela vacina. Afinal, quem nunca pensou em oferecer compensações aos filhos para que eles ficassem quietos no momento de tomar as vacinas? Ou usou frases como: “Se você não comer tudo, vou te levar para tomar injeção”. Cristina Alvarenga apresenta essas e outras situações em seu livro, com base em mais de 25 anos de experiência em campanhas de vacinação.

Ademais, oferece informações sobre as possíveis reações às vacinas e como proceder; quais vacinas devem ser administradas de acordo com a faixa etária; o que deve constar na carteirinha de vacinação, entre outras. Ainda, é possível encontrar lista com os principais sites e telefones úteis da área da saúde para consulta nos “Apêndices”. Os quadros, ilustrações, informações e a própria linguagem com que a autora se comunica com os leitores, de maneira clara, simples e precisa, ajudam na compreensão, facilitam a busca por informações e, principalmente, tranquilizam mães, pais e cuidadores.

Maria Cristina Martins Alvarenga também apresenta alguns mitos e verdades sobre as vacinas, a importância dos pais no momento da vacinação, dicas e recomendações para os profissionais de vacinação, algumas vacinas oferecidas na rede pública e na rede particular, “O que faz o cliente sair feliz da sala de vacinação”, algumas curiosidades… Provavelmente, você já ouviu falar que os bebês reconhecem o cheiro da mãe, mas sabia que eles também reconhecem o odor do pai e de outras pessoas? No Capítulo 1, no tópico “Os bebê sabem muito mais do que imaginamos…” é possível encontrar mais informações.

É comum ter medo, mas quando os pais procuram informar-se, entender e acompanhar os serviços e procedimentos realizados pelos profissionais, ficam atentos às orientações, transmitem mais tranquilidade, o que pode auxiliar na superação dos medos. Como diz a autora no Capítulo 3, Medo e ansiedade: a importância dos pais no momento da vacinação, “A criança não aprende sozinha a ter medo! Sei que nem sempre temos noção disso, mas nossos filhos aprendem conosco, até a sentir medo”.

Para ter acesso a todas essas informações, sobre o livro Como criar filhos sem medos: um guia para mães, pais cuidadores e profissionais de vacinação, acesse o site da Editora Hyria (www.ehyria.com.br) ou procure nas livrarias.