Coelhinho da Páscoa

Gostou deste Post?

Que criança não fica toda ansiosa na Páscoa a espera do famoso coelhinho que vai lhe trazer muitos ovos de chocolate? Aposto que até você aguarda ansiosa pela chegada dele. Mas você sabe como surgiu o coelho da páscoa? É uma história interessante que deve ser passada para as crianças para que elas saibam e possam viver plenamente tudo o que a Páscoa lhes oferece e significa.

A história do coelhinho da páscoa é bem antiga. Já na antiguidade os povos escolheram a data da Páscoa pela lua e como o nobre coelho era tido como um símbolo da lua, ele passou também a ser considerado um símbolo da Páscoa. Outra característica que ajudou na escolha do coelho foi o fato de que eles se reproduzem muito rapidamente e sendo assim estão sempre presentes e preservados, tido então como um simbolo do renascimento.

Em cada região o coelho da Páscoa ganha versões um tanto diferentes dessa que nos acompanha desde a antiguidade até os dias atuais. Na Alemanha as crianças esperam que os coelhos tragam os ovos, já as crianças tchecas esperam que os presentes sejam entregues pela cotovia, um tipo de pássaro campestre. Na suíça os cucos que se encarregam de fazer a alegria e no Brasil os coelhos, que chegaram por influência alemã no final do século XIX.

Coelhinho da Pascoa

Outra história envolvendo o coelho da páscoa vem por parte da igreja católica. Um dos preceitos da igreja é fecundar e propagar os ensinamentos cristãos e a palavra de Deus para todas as pessoas; ou seja, eles queriam aumentar o número de fiéis. Essa grande quantidade de discípulos é representada pela fecundidade e fertilidade do coelho.

Há ainda uma lenda: dizem que uma mulher muito pobre e que não tinha como presentear os filhos na páscoa cozinhou ovos de galinha, colocou em uma cesta e escondeu no jardim para que os filhos encontrassem. Quando os pequenos encontraram os ovos, um coelho apareceu perto deles e logo fugiu. As crianças logo acreditaram que foi o coelho quem trouxe os ovos para eles.

Não importa qual dessas histórias você vai contar para ele; talvez seja melhor contar todas. O importante mesmo é que você deixe que ele acredite no coelhinho da páscoa e nos deliciosos ovos que ele trás; é uma parte lúdica e de grande importância na vida dele.

Deixo-vos abaixo a letra de duas músicas em homenagem a Páscoa:

Coelhinho da Páscoa de Olhos Vermelhos

De olhos vermelhos
De pêlo branquinho
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho

Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
já fico manhoso

Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais

Comi a cenoura
Com casca e tudo
Tão grande ela era
Fiquei barrigudo

Coelhinho da Páscoa que Trazes

Coelhinho da Páscoa,
Que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos,
Três ovos assim.

Coelhinho da Páscoa,
Que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também,
Azul, amarelo e vermelho também!



Gostou deste Post?

Comments

  1. cara muiito show .

  2. juliana oliveira dos santos says:

    muito bom

  3. Nossa , muito bom eu vou tirar nota máxima no meu trabalho !!

  4. taiany maia says:

    muito legal e demais

  5. Wesselley Anderson says:

    Boa historinha para se contar, mais a origem da verdadeira páscoa não é esta. Se eu contar isso para meus filhos estarei enganando a eles

    • Caro Sr. Wesslley, este post fala sobre o coelho e nao sobrea a origem da Páscoa, como o senhor deve ter lido
      tudo nao passa de folclore popular, e lendas inventadas pelos antigos como meros simbolismos: por isso é dificil saber a exata origem do coelho da pascoa. Qto a Páscoa quem é catolico ou evangelico, deve ter tido dentro de sua casa os ensinamentos religiosos que competem à religião e com certeza deve saber o significado da Páscoa e saberá ensina-la ao filho ;)

  6. legal esas coisas deste site

Speak Your Mind

*


+ oito = 17