Bigmãe
Ciumes Entre Irmãos Saiba Como Lidar

Ciumes Entre Irmãos Saiba Como Lidar

Sua família aumentou e agora você não sabe como lidar com o ciúme entre os seus filhos. Você precisa perceber e se dar conta de que de jeito algum pode demonstrar que tem uma preferência por um ou outro, muito menos fazer comparações entre eles, isso só faz com que a disputa se acirre mais.

O que você deve fazer é sempre, em qualquer hora, incentivar que eles se admirem mutuamente. Seus filhos são diferentes um dos outros, não queira que eles se comportem da mesma maneira. Você precisa se acostumar que cada um tem uma personalidade; nunca exija que eles ajam da mesma maneira.

O que você pode e deve fazer é sempre buscar pontos positivos neles para elogiar. Procure fazer com que eles criem laços entre eles mesmos. Mas calma, é normal sentir mais afinidade por um filho do que pelo outro, mas isso não significa que você deva deixar transparecer.

Geralmente você pode perceber que sempre há um mais quieto do que o outro. É no mais calado que você deve se focar; geralmente ele é assim reservado porque precisa de mais afeto. Você pode passar um tempo separadamente com cada um, assim eles se sentem melhores e mais “importantes” na sua vida; mas lembre-se de reservar o mesmo tempo para os dois.

Sempre que perceber que há ciúmes no ar, evite que aconteça uma briga. Reforce sempre que a amizade entre eles é única e fundamental; mostre exemplos se for preciso. Mas se o ciúmes for tão forte e se tornar agressivo, tente distrair usando atividades como argila, massinha, tudo o que for lúdico e acalme. Aproveite essas atividades e trabalhe o companheirismo, faça com que eles se divirtam juntos.

E por último, mas não menos importante, você nunca deve se desesperar com as brigas; elas são normais, todos os irmãos brigam (você deve lembrar-se da sua infância). Isso faz parte do desenvolvimento deles. Apenas não deixe que eles briguem por motivos de ciúmes exagerado.