Ciumes Entre Irmãos Saiba Como Lidar

Gostou deste Post?

Sua família aumentou e agora você não sabe como lidar com o ciúme entre os seus filhos. Você precisa perceber e se dar conta de que de jeito algum pode demonstrar que tem uma preferência por um ou outro, muito menos fazer comparações entre eles, isso só faz com que a disputa se acirre mais.

O que você deve fazer é sempre, em qualquer hora, incentivar que eles se admirem mutuamente. Seus filhos são diferentes um dos outros, não queira que eles se comportem da mesma maneira. Você precisa se acostumar que cada um tem uma personalidade; nunca exija que eles ajam da mesma maneira.

O que você pode e deve fazer é sempre buscar pontos positivos neles para elogiar. Procure fazer com que eles criem laços entre eles mesmos. Mas calma, é normal sentir mais afinidade por um filho do que pelo outro, mas isso não significa que você deva deixar transparecer.

Geralmente você pode perceber que sempre há um mais quieto do que o outro. É no mais calado que você deve se focar; geralmente ele é assim reservado porque precisa de mais afeto. Você pode passar um tempo separadamente com cada um, assim eles se sentem melhores e mais “importantes” na sua vida; mas lembre-se de reservar o mesmo tempo para os dois.

Sempre que perceber que há ciúmes no ar, evite que aconteça uma briga. Reforce sempre que a amizade entre eles é única e fundamental; mostre exemplos se for preciso. Mas se o ciúmes for tão forte e se tornar agressivo, tente distrair usando atividades como argila, massinha, tudo o que for lúdico e acalme. Aproveite essas atividades e trabalhe o companheirismo, faça com que eles se divirtam juntos.

E por último, mas não menos importante, você nunca deve se desesperar com as brigas; elas são normais, todos os irmãos brigam (você deve lembrar-se da sua infância). Isso faz parte do desenvolvimento deles. Apenas não deixe que eles briguem por motivos de ciúmes exagerado.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. wagner ferreira diz:

    Meus amigos(as)tenho 2 filhos um de 7 e outro de 4 o de 7anos e muito tranquilo, porem o de 4 e muito agitado não abedese ninguem crita muito e atira brinquedos contra o irmão e a parede,o de 7 anos começou a gaguejar. Hoje faz fonodiolada e passou um periodo de 2anos com psicologa.São irmaos e muito diferentes,,,,minha esposa e portadora de depressão bi-polar meu filho de 4 anos pode ter erdado essa patologia,,,se alguem poder me ajudar desde ja sou muito grato,,,,fote abraço em tds,,,,,

    • katia diz:

      Wagner, falar é fácil qdo não se vive a situação, não é? Na verdade toda criança precisa de limites desde pequeno, desde bebe ele tem que ser condicionado a dormir na hora certa, comer na hora certa, tomar o banho na hora certa e aprender que em casa quem ‘educa’ e ‘ensina’ é o papai e a mamãe. São os pais que comandam a situação e não o contrário. Comandam com atitudes firmes, porém sem gritos, sem violência e sem ameaças. Seu filho de 7 anos pode nao ter herdado a depressao da sua esposa, porém o ambiente em que ele vive pode o influenciar a estar como está. Se ele vê o irmão ser assim, a mãe com depressão e ninguem por ‘ordem’ no lar, ele passa a ficar inseguro e consequentemente desenvolver a gagueira. Bem digo isso como pedagoga, não sei o que a psicologa disse, porém na minha opinião eu creio que seja isso. Ja pensou em conversar com ambos e ‘criar’ jogos onde se cada um deles se portar bem durante a semana, ao fim de semana ganham algo especial como um passeio no parque ou algo que eles gostem? O ‘cantinho da reflexão também ajuda, a cada ‘arte’ ou ‘birra’ cometida coloque seu filho de 4 anos sentado num banquinho especial p/ que ele possa ‘pensar’ sobre o que fez, e que ele possa aprender a não repetir. Pense nisso e boa sorte.

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress