Chulé em Crianças – Como Evitar?

Gostou deste Post?

O mau cheiro dos pés tem um nome bem popular: chulé. Esse mal atinge várias pessoas, incluindo as crianças. O chulé é causado pela umidade que fica no pé, principalmente entre os dedos, onde os fungos e bactérias adoram se alojar, se alimentar e procriar.

Na verdade o mau cheiro dos pés é causado quando os fungos e as bactérias alojados nos pés começam a decompor as células mortas da região; é assim que eles se alimentam. O chulé então é causado pela falta de higienização dos pés já que isso é o que favorece o aparecimento das bactérias e dos fungos.

Para evitar o aparecimento de chulé, é imprescindível que você mantenha os pés da criança secos e arejados; lave-os bem e seque antes de calçar qualquer calçado ou meias, não se esqueça do meio dos dedos, já que é aqui que os fungos e bactérias mais ficam. O uso de tênis por muito tempo sem meia ou com uma meia que não foi lavada também ajuda o aparecimento do chulé.

Mas se mesmo assim, o chulé não sumir, você precisa lançar mão de outros métodos como produtos anti-sépticos que são encontrados em forma de sabonete, spray, pó ou creme. Esses produtos combatem as bactérias que ficam entre os dedos e no pé, alem de controlarem a transpiração do pé.

Evite também usar sapatos de materiais que não transpiram ou não permitem a circulação do ar como os tênis ou sapatos feitos de borracha ou plástico; esses materiais fazem com que o pé transpire o dobro do que deveria. Mas o ideal é você não deixar o seu filho ficar com tênis fechado o dia todo; o pé precisa respirar e ficar seco.

Outra dica é você não deixar que ele use o mesmo tênis ou sapato muitas vezes seguido. Tenha sempre um par reserva ou mais de um sapato ou tênis que ele use, enquanto o outro areja e se livra da umidade. O acumulo de umidade no calçado ajuda a proliferação das bactérias que migram para o pé quando ele o calça.

Coloque os calçados no sol de vez em quando; caso o tempo esteja úmido, você pode usar um secador de cabelos para secar o calçado e assim o deixar livre da umidade. As meias devem ser trocadas diariamente e prefira sempre as feitas de algodão e que tenham cores claras já que são estas que absorvem melhor a umidade deixando o pé seco.

Além de todas essas dicas, não tenha medo de deixar o seu filho andar descalço por algum tempo; alias é bom que você o incentive a ficar descalço para que o pé descanse do calçado e fique livre da umidade.

Dicas para Evitar o Chulé:

1- No banho lave em os pés com um sabonete anti-septico líquido.

2- Após o banho seque bem os pés, principalmente entre os dedos.

3- Após a secagem dos pés utilize um produto anti-septico como um spray ou creme.

4- Coloque meias de algodão que permitem que o pés transpire naturalmente, meias sintéticas contribuem para o mau odor dos pés.

5- Jamais utilize a mesma meia utilizada no dia anterior.

6- Não utilize seguidamente os mesmos sapatos ou tênis, tenha mais que um par para poder alternar com frequência.

7- Coloque os sapatos regularmente ao sol.

8- Existem produtos especificos que podem ser aplicados diretamente nos sapatos ou tênis para evitar mau odores, utilize-os também. Tudo é válido para evitar um situação cosntrangedora para a criança e para os que a rodeiam.

9- Lave meias em separado do restante da roupa, e utilize algum produto anti-séptico na lavagem das mesmas.

10- Deixe os pés respirarem, durma sem meias.



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Renata diz:

    A melhor solução é a utilização de desodorizantes. Estes actuam na origem do mau odor criando um ambiente desfavorável à reprodução das brom-bactérias. Na sua maioria contêm substâncias anti-bactericidas naturais e óleos vegetais. São adequados mesmo para peles sensíveis. Em regra não contêm álcool. Praticamente não têm influência na intensidade da sudação mas evitam o odor. Estes produtos não interferem com as funções fisiológicas e são recomendados a pessoas que fazem uma vida activa.

  2. Doudica diz:

    No site ……………… tem a indicação como evitar e viver sem cheiros de chulé, cecê, mau hálito, odor nas axilas.
    Espero que essa dica ajude a todos que sofrem desse mal.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online