Bigmãe
como organizar o chá de bebê

Como organizar um Chá de Bebê: as melhores dicas

O fim da gravidez é um momento de muita ansiedade e a hora de organizar o Chá de Bebê ou de Fraldas ou de Revelação. Caso ainda esteja na dúvida sobre qual destes é o ideal para você, explicamos de maneira bem simples, mas objetiva. Todos são em comemoração a chegada do mais novo membro da família e apenas muda o nome e digamos que, a temática.

O Chá de Bebê é aquele que geralmente a mãe pede para os convidados trazerem presentes variados (mamadeiras, roupas, fraldas e acessórios, por exemplo). Já o Chá de Fraldas, como o próprio nome já diz, os presentes são as fraldas, de diversos tamanhos. O Chá Revelação, com relação aos presentes, inclui tudo. A diferença é que esta data será a revelação do sexo do bebê: menino ou menina? Neste caso, as mamães podem organizar como uma das brincadeiras do Chá de Bebê, a revelação (seja por cor de balões, do recheio do bolo ou de uma roupinha).

3 passos para organizar o Chá de Bebê

organizar o chá de bebê

Agora é só copiar esta lista e fazer o “check” de tudo aquilo que você precisa para que a primeira festa do seu filho seja inesquecível.

1º Fazer a lista de convidados

A primeira grande dúvida de como organizar o Chá de Bebê é se ele deve ser uma festa exclusiva para mulheres. Não! Toda a família é bem-vinda.  Faça uma lista e decida quem você irá convidar, de acordo com a sua ideia de comemoração: mais íntima ou para todos!

2º Escolher a data, hora e o local

Os primeiros meses de gravidez são de adaptação e fases de enjoo para algumas mulheres. E nos últimos, de desconforto. Por este motivo a organização é fundamental. O sétimo mês de gestação é um dos mais escolhidos. Por isso, defina o local (de acordo com o número de convidados) e o horário. Quanto a hora, você decide.

  • Manhã: almoço ou churrasco;
  • Tarde: churrasco ou lanches;
  • Noite: petiscos ou jantar.

A parti desta definição, já pode pensar no que irá servir aos convidados durante o evento. Não se esqueça de pensar em você. Evite as frituras para não se sentir indisposta. Pode optar ainda por pedir aos convidados para levar a bebida ou algum petisco.

3º Decidir a decoração e brincadeiras

Aqui você vai escolher como irá decorar a sua festa e como irá animá-la. Afinal, existem diversas brincadeiras para fazer durante o Chá de Bebê que envolvem, não apenas a mãe e o pai, mas também todos os convidados. No início deste texto há um link com alguns exemplos para se inspirar!

Veja também: As mais lindas lembrancinhas de Chá de Bebê

Mais dicas de organização do Chá de Bebê

enxoval do bebê

Nesta fase as mamães costumam estar com a cabeça a mil, preparando tudo para o grande dia. Por isso é bem comum esquecer de algum detalhe ou até mesmo ficar estressada. Como este não é o objetivo, nomeie uma pessoa da sua confiança para te ajudar nesta tarefa e peça que ela te ajude a colocar todas estas dicas em prática para o seu Chá de Bebê.

1. Convites

Não é ma regra, mas grande parte das mamães mencionam qual é o presente. Não precisa ficar com vergonha ou receio de pedir por algo, pois é muito comum. Se não quiser especificar o presente, escolha uma loja e deixar a sua lista – como as de casamento. São muitas as lojas que estão preparadas com listas deste tipo para te ajudar. Assim você deixa os seus convidados a vontade para escolher qual o presente querem dar para o seu bebê. Neste caso é bom pedir que elas deixem com você o cartão da loja onde compraram, assim facilita se você tiver que trocar algum item.

2. Presentes

Dê uma atenção especial à lista de presentes para o chá de bebê, pois é algo bem pessoal que envolve cores, modelos e estilo de roupas definidos pelo gosto do casal. Muitas vezes, na verdade, mais pelo seu gosto da mãe que pelo gosto do pai. Por isso é bom deixar bem claro para as convidadas quais são as suas preferências para que você não fique decepcionada for abrir o presente.

3. Tamanho

é bom também prestar atenção ao tamanho das peças, já que o seu bebê vai se desenvolver muito rápido no primeiro ano. Ao pedir pelos presentes, escolha peças de tamanhos variados, afinal você não sabe ao certo ainda qual o peso e tamanho que seu bebê vai nascer. Não opte por muitas peças de recém-nascido ou tamanho pequeno (P). Você corre o risco de não usar todas e acabar perdendo a roupa muito rápido.

4. Fraldas

A dica anterior também é valida para as fraldas. Elas devem ser de tamanhos e marcas variadas, assim você pode experimentar até descobrir qual se adapta melhor ao bebê. Se você vai acrescentar nesta lista outros itens de higiene, como shampoo, sabonetes e pomadas de prevenção de assaduras, reforce que estes devem ser hipoalergênicos e específicos para os bebês.