InícioBebêsCaxumba | Sintomas, Cuidados e Prevenção

Caxumba | Sintomas, Cuidados e Prevenção

Publicado em

A caxumba é uma doença fácil de ser identificada e também é popularmente conhecida como papeira. É uma doença viral com alto risco de transmissão que se dá pelo contato direito com a saliva ou pode até mesmo ser transmitido de mãe para filho durante a gravidez, o que causa aborto espontâneo.

A caxumba atinge mais as crianças, por isso atenção ao seu filho. Os primeiros sintomas que você vai perceber são inchaço das glândulas salivares, isso causa um aumento do volume na região do pescoço. Além desse sintoma mais visível, ele pode ter febre, náuseas, sudorese ou zumbido no ouvido, além de dores no corpo e na cabeça. As complicações são raras, mas podem acontecer como o inchaço dos ovários ou testículos.

O período de incubação varia entre duas até três semanas a partir do contato com o vírus. A pessoa ainda pode transmitir o vírus até nove dias depois de apresentar o primeiro sintoma. O diagnostico é feito pelo pediatra e quando necessário ele pedirá exames mais complexos para garantir o diagnostico.

A caxumba não tem tratamento específico, o médico só atenuará os sintomas. O repouso é indicado e em alguns casos é feito o uso de antitérmicos, analgésicos ou compressas. A prevenção é feita vacinando o seu filho com a vacina tríplice viral que é aplicada aos 15 meses de vida.

Os cuidados maiores que você deve tomar são durante a gravidez, já que a caxumba nesse período pode provocar aborto espontâneo ou a má-formação do bebê. Por isso mesmo é sempre ideal você pedir todo o cuidado no pré-natal e sempre estar em dias com as vacinas se pretende engravidar.

Há casos de crianças que ficam com sequelas de uma caxumba mal-tratada; em alguns casos ela provoca infertilidade nos homens, que só aparece na puberdade e adolescência. Há casos de surdez, mas são mais raros. Isso acontece quando o vírus atinge o sistema nervoso.

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados