InícioGravidezCâncer e Gravidez, como lidar com esta situação

Câncer e Gravidez, como lidar com esta situação

Publicado em

Muitas vezes num momento tão lindo na vida de uma mulher, que é quando ela se descobre grávida, ela pode também descobrir que tem um câncer. Em outras situações, mulheres que estão a passar por um tratamento oncológico, e jamais imaginam que poderiam engravidar, se deparam com a notícia de que estão a gerar uma nova vida dentro de si. Como enfrentar estas duas situações complexas? Gestantes que sofrem de câncer enfrentam dilemas psicológicos e dúvidas são constantes. O que fazer diante desse cenário?

Trazemos hoje para as nossas leitoras uma entrevista com o médico oncologista Dr. Israel Gonçalves, da Oncomed BH, que esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto.

Câncer e Gravidez, como lidar com esta situação

1) Se uma mulher, que já está grávida, descobrir que tem um câncer. O que deve ser feito?

Dr. Israel: Inicialmente, deve-se procurar um oncologista, que, juntamente com seu obstetra/ginecologista, definirão a melhor abordagem do caso.

2) E se a gravidez acontecer sem planejamento? Ex: a mulher está fazendo uma quimioterapia e descobre que está grávida. O que deve ser feito? O risco é tanto para a mãe quanto para o feto?

Dr. Israel: Neste caso, depende do tipo de câncer, do sítio primário do tumor, do estágio da doença e do tipo de tratamento que a paciente realiza naquele momento. Existe o risco de malformações para o feto nas primeiras semanas de gestação com o uso de alguns quimioterápicos. Para a mae, dependendo do tipo de câncer, pode haver necessidade de interrupção da quimioterapia e reduçao da eficácia do tratamento ou mesmo a necessidade de interrupção da gravidez.

3) Em tratamento contra um câncer, a mulher pode usar métodos contraceptivos, como o uso de anticoncepcional para nao engravidar? O anticoncepcional pode interferir no resultado do tratamento oncológico?

Dr. Israel: Sim. Durante um tratamento oncológico é recomendado evitar a gravidez preferencialmente com os métodos de barreira mecânica como a camisinha. O melhor método anticoncepcional deve ser discutido com o seu médico uma vez que alguns tipos de hormônios podem interagir com alguns quimioterápicos e acelerar o crescimento de alguns tumores.

4) No caso de uma gravidez de uma paciente com câncer, qual médico ela deve procurar: oncologista ou ginecologista/obstetra?

Dr. Israel: Tanto o oncologista como o ginecologista/obstetra devem estar envolvidos na condução do caso com objetivo de garantir a saúde do bebê e o sucesso do tratamento da mae.

5) Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia podem prejudicar o desenvolvimento do bebê?

Dr. Israel: Tanto a quimioterapia quanto a radioterapia implicam em riscos para a saúde fetal. A radioterapia é contraindicada em qualquer fase da gestação. A quimioterapia pode ser realizada a partir do segundo trimestre, fase em que o bebê já se encontra formado.

6) Pacientes diagnosticadas com câncer podem preservar a sua fertilidade no futuro? Quais são os métodos para isso?

Dr. Israel: Sim. Através de técnicas de congelamento e armazenamento dos gametas. Em caso de desejo de gravidez futura, este procedimento deve ser discutido com o médico assistente para ser encaminhada para o profissional especializado e realizado rapidamente, evitando atrasos no tratamento oncológico.

7) Depois de concluir o tratamento, quanto tempo, em média, a mulher deve esperar para engravidar?

Dr. Israel: Nao é muito bem definido na literatura um período estabelecido para a gravidez após o tratamento com quimioterapia/ radioterapia. Cada caso deve ser orientado individualmente devido os diferentes esquemas de quimioterápicos e tipos de tumores.

8) Existe algum tipo de câncer que impede a mulher de poder engravidar no futuro?

Dr. Israel: Sim. Alguns tumores que envolvem o sistema reprodutor feminino, como útero, ovários, quando tratados cirurgicamente podem impedir de maneira definitiva uma gravidez futura.

Serviço:
Oncomed – Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas
Funcionamento: segunda à sexta-feira, de 8h às 20h
Telefone: 31 3299 1300
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto
Belo Horizonte – MG
www.oncomedbh.com.br

Fonte: Link Comunicação Empresarial

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados