Campanha da Fraternidade 2010 – Economia e Vida

Gostou deste Post?

Promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade 2010 está sendo realizada em conjunto com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, organização ecumênica que congrega diversas igrejas cristãs; esta é a terceira Campanha da Fraternidade de natureza ecumênica. Em 2010 o tema da Campanha da Fraternidade é Economia e Vida, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Segundo o texto base da campanha o objetivo geral é “Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

Os objetivos específicos explicitados no texto são:

- Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem.

- Buscar a superação do consumismo, que faz com que o “ter” seja mais importante do que as pessoas.

- Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima, em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais.

- Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da Justiça, como dimensão constitutiva do anúncio do Evangelho.

- Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.

"Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro"

Para atingir estes objetivos, propõe-se as seguintes estratégias:

- Denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.

- Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso.

- Conclamar as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.

Oração da Campanha

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.

Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.

Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.

Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.

Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.

Fonte: Wikipédia

Veja também:

- Campanha da Fraternidade 2011

- Campanha da Fraternidade 2012



Gostou deste Post?

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO® - Máquina Vendas Online