Bigmãe
brincadeiras para grupos

Brincadeiras para grupos: diversão para todas as idades

Que tal aprender algumas brincadeiras para grupos de crianças ou adolescentes? Ideal para encontros em família, reuniões de amigos ou mesmo para animar um evento. São brincadeiras educativas e que ajudam a desenvolver a coordenação motora e o espírito de equipe.

A maior dificuldade em realizar este tipo de brincadeira é a organização, principalmente se passam de 10 pessoas. Confira as nossas sugestões, prepare o dia e lembre-se: o que está em jogo é a diversão. Recomendamos que, caso sejam crianças mais novas, que não haja uma competição, mas sim o estimulo para realizar as atividades.

10 brincadeiras para grupos de todas as idades

As sugestões que a seguir poderão ser adaptadas por idade dos participantes, assim como adquiridas em lojas especializadas de brinquedos (físicas ou online) ou mesmo criadas por você ou pelas crianças que irão participar. Portanto, de acordo com a sua opção de escolha, prepare todo o “terreno” antes de começar a diversão:

Para brincar em ambientes fechados

Para dias de chuva ou para realizar dentro de casa (ou qualquer outro ambiente fechado), as brincadeiras de grupo não precisam ser canceladas ou resumidas a um dia de televisão e vídeo game. Confira:

1. Jogos de Tabuleiro

jogos de tabuleiro

Estes jogos são excelentes para estimular a concentração, o raciocínio lógico, a construção de uma estratégia e também a memória. Você pode criar os próprios jogos, consultando algumas orientações e opções na internet. Para isso, além da pesquisa irá precisar de materiais como: canetas coloridas; cartolina (tabuleiro); papel cartão (cartas e instrução); dados e pins (por pessoa).

Exemplos: War; Jogo da Vida; Banco Imobiliário; Cara a Cara; Batalha Naval e Imagem e Ação.

2. Jogos de Perguntas e Respostas

O primeiro passo é conhecer a idade das crianças e/ou adolescentes para poder criar cartas de perguntas e respostas de acordo com a faixa etária. Você pode combinar diversos assuntos: escolares (matemática, história ou geografia); entretenimento (desenhos, filmes ou personalidades) e assuntos gerais (esportes, notícias, adivinhas). Basta usar a criatividade. Assim como os jogos de tabuleiro, também existem algumas opções para adquirir e transformar em brincadeiras para grupos ou família.

Exemplos: Quest; Perfil; Perguntados (há opção online); Enciclopédia e Academia.

3. Jogos de Cartas

jogo de cartas

Com um ou dois baralhos nas mãos existem infinitas brincadeiras para grupos. A criatividade é quem manda e você pode recorrer a brincadeiras já existentes ou mesmo inventá-las. E as opções podem variar, desde jogo da memória a poker, dependendo da idade dos participantes.  E não se engane, existem muitos jogos educativos a partir do baralho.

Exemplos Educativos: Batalha da Tabuada; Mau-Mau; Uno; Mico (ou Fedô); Papa Tudo e Procurando 10.

Exemplos Tradicionais: Black Jack (ou 21); Canastra; Buraco; Detetive; Cacheta; Copo d’Água e Desconfio.

4. Jogos de Ação

Estas brincadeiras para grupos podem ser feitas com todos ou divididos em equipes. Aqui você precisará de um contador de tempo (ampulheta ou cronômetro do celular) e em alguns casos, de um quadro ou folha de papel pregada na vertical, para que todos possam visualizar o que estará sendo feito. Você também consegue adaptar estas brincadeiras para crianças a partir dos 4 anos de idade.

Exemplos: Imagem e Ação; Forca e Mímica.

Veja também: As melhores brincadeiras para gincana

Para brincar ao ar livre

Se há a possibilidade, por que não aproveitar de um belo dia para se divertir do lado de fora? Lembre-se que as opções acima também podem ser feitas ao ar livre. Apenas são opções para dias em que não há esta possibilidade.

1. Rouba Bandeira ou Queimada 

Duas brincadeiras antigas e tradicionais que continuam em alta e a divertir as crianças. Trata-se de brincadeiras em grupo, dividido em duas equipes. No caso do Rouba Bandeira, o objetivo é atravessar o campo do adversário, pegar a bandeira na outra ponta e trazer para o campo da sua equipe. Porém, caso um oponente encoste a mão naquele que tenta atravessar, este deve ficar em estátua até que um membro da sua equipe o liberte. Já a Queimada é preciso de uma bola, na qual é arremessada em direção dos adversários, tentando acerta-los. Ao serem queimados, saem do jogo até que não reste mais ninguém.

2. Corrida Maluca

corrida maluca de sacos

Esta brincadeira de grupos pode ser realizada em equipes, com revezamentos individuais ou em duplas com um objetivo final. Por exemplo: uma corrida com ovos na colher (não pode deixar cair); corrida de equilíbrio de vassouras na palma da mão; corrida em dupla com pernas amarradas juntas (um de cada); corrida do saco; corrida estoura balões; corrida onde está a azeitona (dentro de um prato de farinha) e assim por diante. Basta usar a criatividade.

3. Pega-Pega ou Pique-Esconde

Além de tradicionais, essas brincadeiras de grupo exige fôlego e gasta muita energia. Uma ótima opção para diversão e exercícios físicos. No caso do Pega-Pega é preciso determinar o “pega” onde todos estão seguros, mas não podem ficar por mais de 15 segundos (por exemplo) e tem que correr pelo espaço delimitado, enquanto o pegador, tenta encostar a mão naqueles que estão a correr. Troca-se sempre que um membro é pego. O Pique-Esconde consiste em uma pessoa ficar de olhos fechados, contar até 100 e então procurar aqueles que se esconderam. Aquele que for encontrado primeiro, passa a contar e procurar os demais.

4. Pega Rabo

E que tal uma brincadeira de grupo que exige coordenação, estratégia e fôlego? Este é o exemplo ideal e pode ser feito com um tira de pano, barbante ou balão. Basta amarrar o objeto nas costas de cada um dos participantes (no caso do balão, pode ser nos pés). O objetivo é pegar o que estiver amarrado do outro jogador, até restar apenas um com o seu. A criança tem que criar estratégias para buscar o objeto do colega, sem deixar que ninguém pegue o seu.

5. Coelho Sai da Toca

coelho sai da toca

Desenhe no chão diversos círculos equivalente ao número de pessoas que irão participar desta brincadeira de grupo, menos 1. A ideia é que no início, apenas uma pessoa fique de fora do círculo. Quando alguém gritar: “coelho sai da toca” todos precisar sair do seu círculo e procurar outro. Eventualmente, uma pessoa ficará sem toca. Então, risca-se, apaga ou marca menos uma toca e volta a repetir, até que reste apenas um jogador.

6. Jogos de Mira e Pontuação

Aqui também são diversas opções para estimular a coordenação motora e a mira. Você pode criar brincadeiras com objetos reciclados ou então comprá-los para fazer a brincadeira. Veja as opções:

  • Boliche (com garrafas ou latas recicladas e bola de meia);
  • Basquete no Balde (diversos com pontuações para somar);
  • Avião de Papel (pista com marcações pontuadas – qual chega mais longe);