Bigmãe
brincadeiras para gincana

Brincadeiras para Gincana: 15 atividades para todas as idades

Para animar um final de semana, feriado ou férias, essas 15 brincadeiras para gincana vão  animar as crianças. Além de serem atividades divertidas, elas também estimulam a concentração, criatividade, estratégia e também a socialização com outras crianças.

Adeque as brincadeiras de acordo com a faixa etária das crianças que irão participar. Assim todas serão capazes de realizar aquilo que é proposto. Assim você evita constrangimentos no sentido de que algumas podem não conseguir realizar a brincadeira e para garantir que o desafio está a altura.

As melhores brincadeiras para gincana

Caso haja a possibilidade, você pode escolher as brincadeiras que irá realizar na gincana (entre 3 e 5) e dividi-la em dois dias ou então uma tarde completa de diversão. Como? Incentivando as crianças a construírem a própria gincana ou os brinquedos que serão utilizados. Para isso, é preciso planejar com antecedência, separar os materiais e o espaço essas atividades.

A partir de então, crie um esquema para que elas possam realizar todas as tarefas. Para as crianças maiores, você pode estimular uma meta (não uma competição), por exemplo, com pontuação para passar de uma atividade para a outra. O importante é garantir a farra!

Gincanas para crianças até 5 anos

gincana para crianças até 5 anos

Nesta fase a criança está descobrindo o seu corpo, aprendendo a se equilibrar e controlar os movimentos. Por isso, mais importante do que escolher brincadeiras para gincana que estimulem a competição, é optar por aquelas que são sensoriais:

1. Colagem

Desenhe formas – círculo, coração, estrela, triângulo – e peça para que a criança faça uma colagem dentro desse desenho. Peça que ela faça pequenas bolinhas com papel colorido (pode usar crepom) ou então colar alimentos como macarrão, feijão ou milho seco.

2. Pintura de Canudo

pintar com canudo

Você irá precisar de uma folha branca, tinta guache (ou água com anilina, por exemplo) e um canudo. Peça para que a criança pingue algumas gotas na folha e com o canudo, sopre nesta direção, para fazer um desenho.

3. Corrida ou Ping-Pong de Algodão

Faça uma bolinha de algodão, defina um espaço (com linha de chegada ou dividido ao meio) e peça para que as crianças soprem. Pode fazer de um lado para o outro – tem que passar a linha divisória com um sopro só – ou com quantos sopros ela consegue fazer chegar a bolinha ao final do espaço.

4. Derruba Lata ou Boliche

Faça uma colagem, desenho ou pintura em latas usadas (milho, ervilha ou creme de leite) e as coloque umas do lado da outra ou então empilhadas para que as crianças possam derrubar. Aproveite e pegue aquelas meias velhas, rasgadas ou sem par e comece a enrolar todas junto, para fazer uma bola. Essa brincadeira também pode ser feita com garrafas de plástico.

5. O Mestre Mandou

Agora com o intuito de estimular a criatividade por meio desta gincana de brincadeiras. Por exemplo, peça as crianças que imitem um determinado animal; procurem um objeto com formato e/ou cor, fazer um desenho ou uma atividade específica. Para isso elas terão que pensar e se virar para encontrar ou executar aquilo que foi pedido! Tente desafiá-las.

20 brincadeias populares para incrementar a sua gincana.

Gincana para crianças entre 6 e 10 anos

gincana para crianças de 6 a 10 anos

Para crianças desta faixa etária é interessante propor brincadeiras animadas, para que elas possam ao mesmo tempo se divertir e gastar energia. Veja alguns exemplos:

1. Desafio Espião

Trata-se do desafio do laser. Pegue uma fita ou rola de lã e trance ele num corredor ou escada de forma a criar um labirinto. O objetivo é fazer com que a criança passe por este emaranhado, sem esbarrar no fio, abaixando-se ou pulando os obstáculos formados.

2. Pé de Lata

pé de lata

Aqui já é necessário utilizar latas maiores e mais resistentes, como as de Leite Ninho ou Nescau e uma corda tipo varal ou que seja mais resistente que barbante ou lã. Faça um furo no meio da lata (com um martelo e prego), passe a corda e dê o nó na ponta (lado de dentro da lata). Faço o mesmo do outro lado. Está pronto os pés de lata para que elas possam caminhar de um lado para o outro.

3. Desafio dos Sabores

As crianças desta idade já estão bastante familiarizadas com os sabores e por isso você pode lançar o desafio de adivinhar o que elas estão comendo, sem enxergar. Você pode utilizar qualquer alimento para que ela possa adivinhar o sabor. Ótima opção para fazer um lanche sem parar com as brincadeiras da gincana.

4. Estoura Balão

Encha duas ou três bexigas e amarre com um barbante nas costas ou nos pés da criança (é preciso que seja mais de uma nesta brincadeira). As regras são: estourar os balões da outra criança e não deixar com que estoure os seus. Mas não vale esconder ou segurar.

5. Aviãozinho ou Barco de Papel

Ensine as crianças a criar o seu próprio aviãozinho ou barco de papel. Recomendamos que faça com o papel tipo cartão ou cartolina, para durar por mais tempo. No caso do avião, faça marcações no chão, com pontuação, para que de um ponto de partida elas possam arremessar o seu avião e ver até onde ele chega. No caso dos barcos, faça-os em tamanhos pequenos, encha uma bacia com água e peça para as crianças soprarem, de maneira com que o barco vá de uma ponta a outra. Mas cuidado para ele não afunda.

Veja também: Brincadeiras antigas para relembrar com as crianças

Gincana para crianças a partir dos 11 anos

gincana para crianças a partir de 11 anos

Que tal lançar desafios para as crianças desta idade? Cada tarefa completa vale uma determinada pontuação e o objetivo é alcançar um determinado número (escolha qual será). O importante é divertir e não competir. Deixe isto bem claro antes de começar com as brincadeiras da gincana.

1. Dança das Cadeiras

Um clássico que diverte não só crianças como adultos. Aqui é preciso que alguém comande a música. Assim que for interrompida, as crianças terão que se sentar. Lembre-se de selecionar sempre uma cadeira a menos que o número de crianças, para que uma fique de fora. A cada rodada menos uma criança e menos uma cadeira.

2. Mímica

Faça diversos cartões com objetos, animais, ações e/ou situações para que elas possam fazer mímicas. Faça equipes ou então cada um por si. Lembre-se de determinar um tempo. Outra opção para brincadeiras deste tipo é com um quadro (de giz, branco ou folha). Neste caso a criança irá desenhar para que as demais adivinhem. Não vale escrever palavras.

3. Caça ao tesouro

caça ao tesouro

Está é uma brincadeira que, por si só já pode ser transformada em uma gincana. Por exemplo: esconda um objeto ou crie desafios para que as crianças sigam ou realizem até completarem o objetivo. Você pode colocar dicas, indicações, adivinhas e tudo o que for desafiante e estimulante para que elas encontrem o tesouro.

Dica: crie uma sequência de adivinhas e atividades para serem realizadas a cada etapa da caça ao tesouro.

4. Carrinho de Mão

Uma corrida divertida: uma criança coloca as mãos no chão, enquanto a outra levanta os seus pés. Assim ela terá que se deslocar com as mãos e ajuda daquele que o está segurando. Reforce para aquele que vai segurar os pés para não empurrar quem vai andar com as mãos. Isso evitará acidentes.

5. Jogo da Memória

Essa é uma brincadeira simples, mas que você pode incrementar. Como? Por meio de charadas. De um lado uma conta matemática e do outro o resultado. Além de memória é preciso resolver o desafio, encontrar o par correto e então avançar. Pode utilizar também as cores: vermelho+amarelo=laranja; azul+amarelo=verde; vermelho+branco=rosa e assim por diante.