Bigmãe
brincadeiras para crianças

As melhores brincadeiras para crianças se divertirem

Você sabe qual a importância de aprender e relembrar algumas das melhores brincadeiras para crianças? É uma excelente maneira de fazer com que as crianças aprendam a conviver e interagir com outras pessoas. Além da diversão, ensina a respeitar as regras, desenvolve o sentido de cooperação e a imaginação. Essas brincadeiras podem ser desenvolvidas em casa, com os pais e/ou irmãos, ou na escola, com outras crianças, de forma a proporcionar a formação cognitiva e o desenvolvimento psicológico.

As atividades ou jogos lúdicos tem como objetivo o entretenimento, sem interesses materiais, lucro ou ganho (não há um prêmio ou um vencedor/perdedor) e ao mesmo tempo, promove o bom relacionamento entre os participantes. Em outras palavras, as brincadeiras para crianças ou jogos infantis devem incentivar a criatividade. Podem (e devem) empregar noções morais e de bom comportamento, de maneira a evitar a competição.

Brincadeiras para crianças: relembre ou aprenda

Brincar é viver, raciocinar, criar, aprender, descobrir, reinventar; aguça a curiosidade e ensina de forma sutil e leve. Quando ao desenvolvimento psicomotor, as brincadeiras para crianças ajudam a exercitar a escrita, o equilíbrio físico, o desenvolvimento da fala (linguagem); noções de longe-perto, grande-pequeno, frio-quente, embaixo-em cima, esquerda-direita e muito mais. Possibilitam aprender e conhecer sobre o próprio corpo: nariz, boca, braços, pernas e dedos, por exemplo. E o mais interessante é que pode começar com a criança ainda pequena. Quando ela começa a descobrir o mundo.

Trava Línguas

brincadeira trava línguas

Essa é uma brincadeira que faz parte do Folclore Brasileiro (Parlendas) e ajudam a contar histórias, aprender partes do corpo e até mesmo a desenvolver a fala. Alguns exemplos fazem com que aqueles que estejam brincando deem boas risadas, por ser difícil de repetir.

1. O rato roeu a roupa do rei de Roma, e a Rainha de raiva, roeu o resto.

2. Mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolo e cata piolho. (para os dedos das mãos)

3. Um ninho de mafagafa, com sete mafagafinhos. Quem desmafagaguifá, bom desmafagaguifador será.

Confira também uma lista com as melhores brincadeiras populares para ensinar ao seu filho ou crianças.

Cantigas de Roda

brincadeira cantigas de roda

Dar as mãos, cantar uma música e rodar. Essa é a premissa básica desta brincadeira para crianças. Algumas permitem ainda interpretações e imitações. A diversão e garantida quando muitas crianças se juntam para se divertir. Relembre alguns clássicos:

1. Fui no Tororó beber água não achei. Achei foi a (nome de uma criança), que no Tororó deixei. Aproveita minha gente, que uma noite não é nada. Se não dormir agora, dormirá de madrugada. Oh! (nome), Oh! (nome)zinha, entra nesta roda ou ficarás sozinha! (A criança entra no meio da roda e canta). Sozinha eu não fico e não devo ficar, pois eu chamo a (nome de outra criança) para ser meu par! (A primeira criança volta para a roda, cantam todos novamente e a escolhida vai para o meio).

2. Marcha Soldado (todos imitam um soldado), cabeça de papel, se não marchar direito, vai preso pro quartel. O quartel pegou fogo, a polícia deu sinal. Acorda acorda acorda, a bandeira nacional.

3. Um, dois, três indiozinhos. Quatro, cinco, seis indiozinhos. Sete, oito, nove, indiozinhos. Dez num pequeno bote. Vinham navegando pelo rio abaixo, quando um jacaré se aproximou, e o pequeno bote dos indiozinhos, quase quase virou. Mas não virou!

Histórias e Contos

brincadeira de ler

Você pode não acreditar, mas as histórias e contos de fadas proporcionam um grande aprendizado, em vários aspectos. Com relação a moral das histórias: A Branca de Neve ensina a não aceitar comida de estranhos ou O patinho feio mostra que somos todos diferentes e bonitos a sua maneira. Ensinam a criança a ler e memorizar, pois você pode pedir que ela acompanhe a história com você. Além é claro de ser um momento que acalma.

Você consegue lembrar de alguma destas brincadeiras antigas para criança?

Desenhar, Colorir e Escrever

brincadeira de colorir

Essa brincadeira para criança pode ser feita em diversas etapas do crescimento e evolução cognitiva. Você pode começar com desenhos livres; evoluir para o colorir dentro das linhas; completar o pontilhado; escrever/repetir as letras ou uma palavra; jogar força para adivinhar a palavra de acordo com o número de letras e muito mais. Não existe limites para estas brincadeiras e que, até quando a criança já estiver na fase da pré-adolescência pode fazer: imagem e ação é um excelente exemplo que pode envolver amigos e familiares.

Onde está?

brincadeira de procurar

Quando criança, esta brincadeira pode começar com um simples objeto escondido entre as suas duas mãos para que ela tente adivinhar onde está. Na medida com que ela cresce, você pode também dificultar essa procura, como por exemplo, por meio de uma caça ao tesouro. Basta esconder algo  na casa ou em qualquer outro lugar de preferência, e então deixar pistas para que as crianças encontrem.

E as brincadeiras folclóricas, você já as conhece?

Brincadeiras que exercitam

brincadeira de se esconder

Outro exemplo são as brincadeiras para crianças que auxiliam, quando pequenas, no equilíbrio e quando maiores, no convívio e perspicácia. Estas também são para gastar as energias e aproveitar para sair da frente de uma televisão ou jogos eletrônicos, para brincar ao ar livre.

1. Pula Corda;
2. Bambolê;
3. Amarelinha;
4. Pega-Pega;
5. Esconde-Esconde;
6. Rouba Bandeira;
7. Queimada.

São várias as brincadeiras que podem ser feitas ao ar livre, com crianças de várias idades. Basta adaptá-las ou então escolher a mais adequada de acordo com a faixa etária do grupo. O importante é a diversão!