Jogos Infantis

Brincadeiras para Crianças

Vote neste Post!

As brincadeiras para crianças,  e os jogos de infância que decorrem nas escolas, juntamente com os coleguinhas, ensinam  à criança interagir com o próximo, respeitar regras;  desenvolvendo o sentido de cooperação e a imaginação de cada um. Através de atividades lúdicas que podem até mesmo serem desenvolvidas em casa com os pais, a criança irá estimular a sua criatividade,  contribuindo assim para a sua formação cognitiva e desenvolvimento psicologico.

Os jogos devem  ter um objectivo lúdico, e para entendermos isto, temos de saber o significado do lúdico. Lúdico é qualquer atividade realizada com objetivo de entretenimento, sem entretanto existir qualquer interesse material, e com a qual não se obtenha lucro ou ganhos, seja de que espécie for. Têm como objectivo principal promover a o bom relacionamento inter-pessoal entre jovens ou crianças; onde a competitividade negativa não deve ser incentivada.

Traduzindo em poucas palavras, os jogos infantis devem ter como objectivo incentivar a criatividade, sempre a passar noções morais e corretas de  bom comportamento, evitando-se a competição acirrada que por muitas vezes é gerada em certos estabelecimentos de ensino, ou em certas ‘correntes’ de pedagogia.

Platão dizia que os jogos eram sim importantes na formação de uma criança, mas era contra os jogos competitivos que por vezes contribuiam para que a criança tivesse uma formação de caráter erronea.

Brincar é viver, raciociniar, criar, aprender, descobrir, reinventar; isto tudo aguça a curiosidade e vontade de aprender. Tudo têm de fluir com naturalidade para que a criança aprenda as coisas de forma sútil e leve.

Relativamente ao desenvolvimento psico-motor, os jogos infantis ou as brincadeiras para crianças tem papel importante, pois através deles se pode exercitar a escrita, o equilibrio fisico, o desenvolvimento da parte fonética (linguagem); também pode-se desenvolver noções de longe-perto, grande-pequeno, frio-quente, embaixo-emcima, esquerda-direita, etc.

Nas brincadeiras de criança é possível aprender a conehcer o próprio corpo, nariz, boca, braços, pernas, dedos, e tudo isto pode começar a ser feito quando seu filho ainda é pequenino.

Através das brincandeiras que se desenvolvem é possível identificar a personalidade cada criança, através dos jogos ela demonstra claramente seus sentimentos mais intrinsecos.

Resumidamente, o jogo, o brincar, a brincadeira é saudável , e faz com que a criança aprenda a se relacionar com outras crianças, e  se apercebam mais rapidamente do mundo que as cerca. Brinque com seu filho em casa!

Brincadeiras que você pode desenvolver em casa com o seu filho:

– Trava Linguas: ‘O rato roeu a roupa do rei de Roma’.

– Cantar: Ensinas músicas, brincar com algum instrumento musical.

– Contar Histórias: Primeiro você conta a história e depois pede ao seu filho para repetir para você.

– Desenhar: Ensine seu filho a desenhar figuras geometricas, arvores, céu, sol, flor, coração, etc.

– Em que mão está: Ensine seu filho a tentar descobrir em que mão você guardou  um anel, uma bala, etc.

Há muito para se desenvolver, basta querer e ter imaginação. Também há inúmeros livros que dão muitas sugestões à pais e educadores acerca de brincadeiras para as crianças; mais para frente estes livros serão citados aqui no BigMãe!



11 Comentários

Deixar 1 Comentário

Captcha