Bigmãe
brincadeiras para o chá de bebê

12 brincadeiras para o chá de bebê. Inspire-se para um dia inesquecível

Ainda está com dúvidas e não se decidiu se vai fazer brincadeiras para o chá de bebê ou não? Lembre-se que este período inicial o gasto é grande, principalmente com o quarto da criança. Por isso, organizar um evento para que as pessoas possam não só curtir esse momento mágico, mas também presentear o seu futuro príncipe ou princesa, é uma excelente ideia. Aliar a diversão com o estoque de fraldas!

É verdade que vai dar algum trabalho. Mas não se preocupe, vai ser pouco. A organização é simples e para animar este momento, vamos ensinar algumas brincadeiras para fazer durante a celebração. O seu chá, seja ele de fraldas ou de bebê (outros presentes além das fraldas) será inesquecível, animado e com recordações para guardar e mostrar ao seu filho (a) quando crescerem.

12 ideias de brincadeiras para o chá de bebê

Vamos listar algumas das brincadeiras mais clássicas e outras nem tão conhecidas assim. Momento único para a mamãe e, para os amigos e familiares que estão acompanhando o desenvolvimento da gestação.

1. Quem sou

menino ou menina

Que tal surpreender todos os convidados (inclusive você) com uma brincadeira para descobrir o sexo do bebê? Se apenas os convidados não sabem, você pode fazer uma espécie de votação e depois revelar através de pequenos detalhes como: cor do recheio do bolo, balões de gás dentro de uma caixa para subirem ao céu ou até mesmo uma roupinha embrulhada, bem divertida.

Caso você também queira ser surpreendida, fale com o seu médico para entregar o resultado para alguém de confiança, para que ela prepare uma das opções acima durante o momento das brincadeiras do chá de bebê.

2. Qual o tamanho da minha barriga

Esta é clássica e muito simples de ser feita. Você pode comprar um barbante ou fita de tecido para utilizar. Os convidados vão tirar uma quantidade que pensam ser correspondente ao tamanho da sua barriga, sem poder medir. Aquele que acertar ou chegar mais próximo, ganha.

3. Cápsula do futuro

recordações do chá de bebê

Esta brincadeira para o chá do seu bebê se tornará um momento muito precioso no futuro. Quando o seu filho for mais velho vai adorar ver o que os convidados deixaram antes mesmo de vir ao mundo. Para isso, avise-os para trazer algo que eles achem interessante de guardar. Ou até mesmo disponibilize papéis e caneta durante o evento para que as pessoas possam deixar recadinhos. Pode ter certeza, vocês vão adorar recordar esse momento.

4. Adivinhe o sabor

A fase da introdução alimentar é bem divertida para as mamães e as crianças, que fazem caras e bocas ao experimentar pela primeira vez um novo sabor! Normalmente as primeiras são de frutas e depois de alimentos salgados. Mas será que você ou seus convidados conseguem adivinhar qual é o sabor da comidinha do seu filho? Só testando para saber. O melhor desta brincadeira no chá de bebê é a reação das pessoas ao colocar a papinha na boca!

Relacionado: Presentes para o chá de bebê

5. A palavra proibida

Imagine qual serão as palavras mais comentadas durante o chá de fraldas? Bebê, barriga, neném? Escolha algumas e avise a todos os convidados desta regra: não é permitido falar estas palavras. Toda vez que alguém disser, ganha um ponto ou uma fitinha (pode ser usado um quadro ou amarrado no braço do convidado). Impossível ficar sem falar estas palavras, não acha?

6. Bebê fashion

roupinhas customizadas

Uma recordação que você pode guardar deste momento é uma roupinha ou babador todo customizado, decorado especialmente pelos seus convidados. Para isso, coloque-os na entrada com algumas canetas e tintas de tecido coloridas. Temos a certeza que tanto os convidados, quanto a família irão se divertir com o resultado final. E, ao longo do evento, elas podem ser penduradas para enfeitar um pedaço do local da festa.

7. Cuide do bebê

Nem todos estão contando com o fato de terem que cuidar de um “bebê” durante uma festa! Entregue um adereço qualquer a todas as pessoas (um lacinho, uma bolinha, um lápis… seja criativa) e avise que será preciso cuidar durante todo o momento. Não vale guardar no bolso ou na bolsa! Aquele que se descuidar e quem ver primeiro pode “roubar” o objeto. Ao fim da festa, quem não tiver o seu, perdeu!

Importante: você pode gratificar ou penalizar os convidados que participam das brincadeiras para o chá de bebê de forma divertida. Aqueles que ganham, recebem uma balinha ou um bombom por exemplo. E aqueles que perdem recebem um talinho de brócolis para comer na hora! Outra alternativa e pedir para que, sempre que perderem, depositar uma quantia (R$ 0,05 ou R$ 0,10) com a desculpa do cofrinho do bebê.

8. Adivinhe o presente / quem deu

adivinhe o presente

Esta é um clássico entre as brincadeiras para o chá de bebê. Para que esta brincadeira seja bem divertida você precisa avisar aos convidados para fazer embrulhos diferentes e criativos, de maneira com que o formato da embalagem não seja um fator de identificação. É claro que também é possível facilitar: faça uma lista com os presentes, coloque num mural e a medida com que forem saindo, corta-se da lista.

Importante: lembre-se de perguntar aos convidados que trouxerem presente o que eles compraram. Assim evita-se problemas com “presentes que não existem”.

9. Fralda Suja

Você se recorda da brincadeira “Batata-Quente”? Se sim, esta brincadeira é igual. Só que no caso, a batata será uma fralda suja – de mentira. Escolham uma música e peça para que uma pessoa, sem ver, pare. Com quem a fralda estiver, sai. E assim por diante. Essa brincadeira pode incluir, se for o caso, as crianças da festa. Use terra e água para sujar a fralda!

10. Primeiro Livro

primeiro livro chá de bebê

Mais uma brincadeira para o chá de bebê que vai ficar guardado como lembrança. Para tal, pense em como você quer que seja esse livro: cores, formatos e materiais. Depois que decidir, compre a quantidade necessária correspondente ao número de pessoas. Por exemplo, se fizer com folhas de papel cartão colorida e tiver 35 convidados. Compre diversas cores e em cada uma delas coloque uma letra do alfabeto e, naqueles que faltarem, coloque números. Se forem mais pessoas, continue com formas geométricas ou até mesmo outros objetos. O importante é que cada convidado da festa fique com uma “página” e escreva algo correspondente a sua letra, número ou forma.

11. Cartões do Futuro

Na mesma lógica da cápsula do futuro, você pode criar cartões do futuro. Basta comprar ou pedir para que os convidados confecione cartões de aniversários com mensagens correspondentes a cada idade sorteada. Portanto, assim que a brincadeira para o chá de bebê for explicada aos convidados, sorteie os números. A pessoa que sair com o número 1 vai falar do primeiro aniversário. A com o número 18, por exemplo, vai falar sobre a “maioridade”. E assim por diante. Com certeza, quando a criança crescer e ao longo da sua vida, vai recordar esse momento especial.

12. Qual é a música

qual é a música

Essa brincadeira pode ser feita apenas com a mamãe gestante ou então com todos os convidados. No entanto, uma pessoa terá que ficar responsável por fazer os cartões musicais. O objetivo é criar diversos cartões com apenas um trecho de uma música infantil. Na vez de cada pessoa ou da mamãe, ela deverá ser capaz de reconhecer e cantar parte da música infantil.

Importante: você pode criar um quadro de pontuação individual ou equipes. Por exemplo, a equipe da mamãe (mulheres) contra a equipe do papai (homens) ou misturado. O que importa é a criatividade. Você pode pensar em alguma premiação simbólica também.

E então, gostou das nossas brincadeiras para o chá de bebê do seu filho?

Como organizar

Faça uma pequena lista, começando com a data. É muito importante não deixar para a última hora, pois há o desconforto da gestação, pés inchados e as dores nas costas podem estragar o seu dia. O sétimo mês é o ideal. Os enjoos já passaram e ainda faltam dois meses para o nascimento do bebê.

Escolha então o local, quem irá convidar e a lista de presentes. A verdade é que o chá de bebê pode ser também o chá de fraldas. Isso vai depender da sua preferência e o que deseja ganhar dos convidados. Escolha ainda o tema, a decoração e o que irá servir aos convidados. Pode deixar logo na entrada, também, as regras das brincadeiras que irão acontecer ao longo da festa.