Bigmãe
brincadeiras com bola

Ideias de brincadeiras com bola para crianças de todas as idades

As brincadeiras com bola são as mais populares e conhecidas por todos. Qual mãe nunca pensou ou já deu uma bola para o seu filho ou filha brincarem e se distraírem. Desde crianças com menos de um ano até adultos podem se divertir com essas brincadeiras.

Com muita imaginação e diferentes tipos de bola é possível criar ou até mesmo brincar com bolas. Portanto, essas ideais são para crianças, professores e mães que desejam inovar e se divertir, seja numa festa, no dia a dia ou até mesmo em um evento específico.

Brincadeiras com bola para diversão e aprendizado

Não existe bola ideal, portanto, adapte a brincadeira e a bola de acordo com a idade e atividade que você pretende propor. Aproveite para tornar todas as brincadeiras com bola, lúdicas. Ou seja, aproveite para ensinar algo para criança. Por exemplo, no caso dos bebês, propõe-se experiências sensoriais. Após alguns anos, coordenação motora e equilíbrio. E assim por diante, veja:

Crianças até 1 ano

bolas para bebês

As brincadeiras com bola que devem ser propostas para os bebês são com bolas sensoriais. Ou seja, podem ser macias – pano, crochê ou retalhos – ou mais resistentes – silicone, madeira ou plástico. O objetivo é estimular novas experiências, estimulando o sentido do tato. Este é um dos princípios do Método Montessori.

Crianças entre 2-4 anos

brincadeiras com bolas crianças

Nesta idade já é possível criar brincadeiras com bola com outros objetivos, tais como o estímulo à coordenação motora e o equilíbrio. Neste tipo de atividade as crianças vão aprender a segurar, equilibrar e arremessar as bolas em um alvo. Portanto, atividades como boliche e basquete podem ser trabalhadas. Mas não é necessário utilizar bolas grandes ou pesadas.

Crianças a partir dos 5 anos

brincadeiras para família

Caso seja do interesse das crianças em questão, podem ser introduzidas as atividades esportivas. Mas com a finalidade de recreação e não competição. Geralmente elas preferem aquelas que sejam para acertar um alvo ou derrubar algo. Por exemplo, introduza números, cores, obstáculos ou cores para que, ao mesmo tempo que a criança aprende, também brinque. Você pode incentiva-las a seguir uma sequência ou a somar pontos.

Veja a lista com as melhores brincadeiras antigas para crianças

Crianças a partir dos 10 anos

brincadeiras diferentes com bola

Nesta idade é bem interessante começar a introduzir brincadeiras com regras. Para que as crianças possam aprender a pensar na lógica e nos objetivos desses tipos de atividades com bolas. Há também as brincadeiras que exigem algum tipo de estratégia, para que elas possam desenvolver esse tipo de habilidade. Brincadeiras como queimada, futebol, vôlei, handebol, basquete, bolas de gude, boliche, bocha e muito mais. Geralmente as brincadeiras em grupo são as preferidas entre as crianças.

Crianças a partir dos 14 anos

brincadeiras com bolas para adolescentes

Agora sim é a hora de introduzir brincadeiras com bola com objetivos de competição. A criança também precisa aprender a competir, aceitar e respeitar momentos de vitória e derrota. Também vai ajudar a estimular a sua capacidade de cumprir com um objetivo. Caso não ganhe, também há um aprendizado a ser estimulado: o de continuar praticando ou treinando, para voltar a tentar e ganhar. Portanto, todas as outras brincadeiras acima citadas, podem ser trabalhadas com esse objetivo.

Atividades com bola para brincar sozinho

Se a criança não tem irmãos ou não há a possibilidade de encontrar com os amigos para brincar de bola, não se preocupe, há sim diversas opções:

Obstáculos: basta criar diversos obstáculos com um objetivo. Por exemplo, vários cones para desviar com a bola nos pés até acertar o gol. O mesmo pode ser feito com as mãos.

Parede: esse tipo de brincadeira com bola pode ser feito em qualquer parede, com as mãos, os pés ou então uma raquete, tipo de tênis caso a bola seja pequena. Para os mais novos há uma brincadeira com bola, parede e atividades:

“Primeiro! – joga a bola e a segura de volta; 
Em seu lugar! – joga a bola e a segura sem sair do lugar; 
Sem rir! – joga a bola e a segura sem rir; 
“Sem falar”! – joga a bola e a segura, sem cantar essa parte; 
Com uma mão! – joga a bola e a segura com a mão direita; 
Com a outra! – joga a bola e a segura com a mão esquerda; 
Uma palma! – joga a bola, bate uma palma e a pega de volta; 
Duas palmas! – joga a bola, bate duas palmas e a pega de volta; 
Pirueta! – joga a bola, dá uma volta e a pega de novo; 
Na frente e atrás! – bate palma atrás e na frente, pega a bola; 
Mão na coxa! – bate nas coxas com as mãos e pega a bola)”.