InícioBebêsBebes Prematuro

Bebes Prematuro

Publicado em

Toda mãe que tem bebê prematuro fica muito preocupada em como cuidar dele quando estiver em casa,  esta dúvida é normal, e é também normal um certo grau de ansiedade; porém não se aflija  porque apesar  do bebê prematuro de exigir certos cuidados específicos, certamente você com o seu instinto materno não terá muitas dificuldades. Basta que para tanto você se informe , tire todas as suas dúvidas com os médicos e leia bastante sobre o tema.

O bebê prematuro, quase sempre recebe alta hospitalar quando já tiver ganho peso e estiver se alimentando bem, isso ocorre por volta de quando a mamãe completaria a 36ª semana de gestação, ou quando o bebê atingir por volta de 1,750 kilo.

bebes prematuros

Segundo a idade gestacional, a prematuridade pode classificar-se como:

Prematuridade Limite: Bebês nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas de gestação;
Prematuridade Moderada: Bebês nascidos entre a 31ª e 36ª semanas de gestação;
Prematuridade Extrema: Bebês nascidos entre a 27ª e 30ª semanas de gestação;

Em qualquer das classificações acima, o bebê prematuro requer  cuidados específicos até que adquira peso e estabilize seus sinais vitais. Quanto maior foi o grau de prematuridade e menor for o seu peso, mais riscos o bebê prematuro terá de adoecer com mais  facilidade que os demais bebês que nascem em tempo certo.

Características físicas de um bebê prematuro:

* Pele fininha e brilhante, com coloração rosada;
* Baixo peso;
* Atividade física reduzida;
* Músculo fracos;
* Pouco cabelo;
* Cabeça em tamanho desproporcioanl ao resto do corpo;
* Dificuldade para sucção;
* Dificuldade para deglutição;
* Mais suscetíveis a infecções;

Quando estiver em casa seu bebê terá que continuar se alimentando bem, por isso esteja atenta aos horários das mamadas, e durante a noite se por acaso ele não acordar para mamar, acorde-o e dê o peito. Entretanto se nos intervalos das mamadas você sentir que ele quer mamar novamente, pode dar novamente o peito à ele. No começo o bebê pode não conseguir pegar o peito corretamente, mas não faz mal, aos poucos e com a sua paciência ele conseguirá.

Todos os bebês devem ser amamentados exclusivamente com o leite materno pelo menos até ao 6 mês de vida, depois que houver a introdução de alimentos, o bebê poderá ainda ser amamentado com o leite materno até os 2 anos de vida.

Relativamente as visitas, como o bebê ainda está muito fragilizado, peça aos amigos e parentes para adiarem as visitas, até que o bebê ganhe peso e fique mais forte. Pessoas com gripe ou qualquer outro tipo de infecção poderão contaminar o bebê, por isso proteja seu bebê.

Todas as vezes que for pegar o seu bebê no colo, amamentar, trocar a fralda, ou qualquer outro tipo de ação, lave bem as suas mãos para evitar que seu bebeê seja contaminado com alguma bactéria. O mesmo serve para as suas roupas, se você ou seu marido chegaram da rua, por favor antes de pegar o bebê no colo procure tomar um banho e trocar de roupa. Quando andamos nas ruas, ônibus, metrôs, automóveis, ou no nosso ambiente de trabalho, estamos expostos a inúmeras bactérias que podem afetar o bebê que ainda está com o seu sistema imunológico em formação.

Não permita que alguém fume perto do bebê ou dentro da sua casa, o cheiro e a fumaça podem desencadear uma alergia respiratória no bebê e ele poderá necessitar de cuidados médicos urgentes.

Orientações de segurança para bebês prematuros:

* Siga sempre a orientação do pediatra;
* Compareça religiosamente as consultas marcadas para o seu bebê;
* Nunca administre em seu bebê qualquer tipo de remédio por conta própria;
* Coloque o bebê para dormir sempre de barriga para cima;
* Evite excesso de roupas;
* Não cubra o bebê demasiadamente, tente deixar a manta ou a coberta sobre a barriguinha, assim ele não corre o risco de se enrroscar nelas;

Cuide de você:

* Organize seus horários;

* Seu bebê terá dificuldades para diferenciar o dia da noite, tenha paciênica, no começo é assim mesmo;

* Evite deixar seu bebê prematuro sozinho com uma babá ou outra pessoa, nesta fase é melhor você estar sempre que possível por perto;

* Tente encontrar uma empregada que ficará encarregada da limpeza da casa, da comida e da roupa. Você não terá tempo para isso;

* Sempre que você tiver uma chance descanse, tente dormir um pouco, nem sempre você conseguirá fazer isso a noite;

* Se você tiver outros filhos tente conseguir apoio com os avós, ou com os tios, para que te auxiliem nesta fase em que seu bebê prematuro requer sua total atenção;

MAIS POPULARES

Primeira Comunhão – o que é, como e quando acontece

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no...

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

15 brincadeiras folclóricas que toda criança precisa conhecer

Brincadeiras folclóricas são brincadeiras antigas e são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem.

Jogo da Velha: Saiba as regras e aprenda a jogar

O jogo da velha é um jogo de regras extremamente simples, e que diverte adultos e crianças em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Excelente passatempo!

Últimos Artigos

Filhos e Vida Profissional – Mães que Trabalham Fora

Você tem uma carreira promissora, mas com a chegada dos filhos não sabe como conciliar a sua carreira e a família, os filhos com a sua vida profissional.

Quando devo tirar a mamadeira do meu bebê?

Chega uma hora que é inevitável tirar a mamadeira do seu pequeno bebê. Esta é, no entanto uma tarefa complicada, saiba quando e como deve tirar a mamadeira.

As crianças devem praticar exercícios físicos ou esportes?

Saiba o que é melhor para a criança: Exercícios físicos ou esportes? Você vai perceber que ele vai ficar mais bem disposto além de ter um sono melhor.

As 30 melhores brincadeiras antigas para crianças

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa, ensine à sua criança para brincar.

Mais artigos relacionados