Bigmãe
Como preparar o Batismo do Bebê

Como preparar o Batismo do Bebê

O Batismo do Bebê na religião católica é o primeiro sacramento que aquela pessoa irá receber, agora em sua iniciação à vida religiosa. É uma celebração de bênção e comunhão, nas apenas da criança, mas de todos aqueles que a cercam. O compromisso assumido, não apenas pelos pais, mas também pelos padrinhos de guiar e conduzir pelo caminho da paz, amor e sabedoria.

Grande parte das famílias optam por batizar os bebês logo nos seus primeiros meses de vida (entre 3 e 7 meses). Mas esta não é uma regra e sim uma opção de escolha dos pais. Existem Igrejas que realizam o batismo da criança entre os 6 e 7 anos de idade. Porém, este processo de preparação é um pouco diferente daquele com os bebês. Aconselha-se conversar com o representante da Igreja (padre) para que ele possa orientar.

Como preparar o Batismo do Bebê na Igreja Católica

batizado do bebê

Algumas famílias optam por começar os preparativos bem cedo. Até mesmo antes do bebê nascer, já há o convite para os padrinhos de Batismo. Mas não basta nomear. Existe toda uma preparação que deve ser realizada. Para ajudar com essa tarefa, acompanhe as recomendações para preparar o Batizado do seu filho (a):

1. Padrinhos

Escolha alguém que você tenha afinidade, consideração e amizade. Batizar uma criança é um ato Cristão não só religioso, mas também de amor. Os padrinhos não precisam ser casados entre si, nem frequentar a Igreja da celebração. Porém, é exigido que façam um curso de preparação, que envolve conhecer o Sacramento do Batismo, suas responsabilidades para com a criança e como acontece a celebração.

Leia sobre a Importância do Padrinho e da Madrinha.

2. Igreja

água do batismo

A  Igreja ou Paróquia para a celebração do Batismo do Bebê é uma escolha pessoal. Pode ser aquela que você frequenta ou até mesmo que você foi batizado. Marque com antecedência para poder agendar com os seus convidados. Lembre-se que o Padre pode exigir que os pais e padrinhos frequentem não apenas o curso, mas algumas reuniões para que possam conversar sobre a celebração. Pode ou não haver custos incluídos.

3. Roupa

Recomenda-se que seja uma roupa branca, que representa a pureza, com fácil acesso ou abertura ao peito do bebê, para que ele possa receber o óleo da unção. O mandrião é a roupa tradicional (parece um vestido) e também pode ser utilizada para o Batismo do Bebê. Algumas famílias guardam essa roupa, que passa de geração em geração. Algumas tradições dizem que é a madrinha quem oferece todos os aparatos necessários para o dia.

4. Acessórios do Batizado

Para além da roupa do Batizado do bebê, lembre-se de encomendar alguns itens para que você possa usar e guardar de lembrança deste momento tão importante da vida do seu filho. É o caso da vela, que será acessa (geralmente pelo pai), no Círio Pascal, representando a luz que ilumina e protege o caminho; a toalha que irá secar (o padrinho) a cabeça da criança após o batismo; e terço enrolado nas mãos da mãe ou da madrinha, durante a celebração; e, em alguns casos, a concha (caso queira) que irá derramar a água do batismo na cabeça da criança.

5. Convite

Este deve ser preparado com antecedência para ser entregue aos familiares, com pelo menos 20 dias de antecedência. Lembre-se de informar a data, hora e local da celebração. E se for o caso, o local do encontro após o Batizado do Bebê.

6. Lembrancinhas de Batizado

lembracinha de batizado

Aqui você pode optar por escolher um kit para os padrinhos e uma lembrancinha para os demais convidados. São diversas opções, que vão desde a réplica da vela e toalha do batizado, até mesmo tercinhos, guloseimas (bombons ou bolinhos), anjinhos e orações, por exemplo.

Confira aqui as melhores lembrancinhas de Batizado para se inspirar!

7. Encontro

Normalmente, por ser celebrado durante o dia, costuma-se fazer um almoço para a família. Você pode optar por reunir a família e amigos em um restaurante; na sua casa ou em um salão de festa. Esta é uma escolha particular e que deve ser levada em consideração. Faça um orçamento para ver a melhor opção para os eu caso.

8. Registro do momento

Consulte com o responsável da Igreja escolhida para o Batismo do bebê se é permitido tirar fotografias ou filmar durante a celebração. Você pode optar por realizar as fotografias e filmagem por conta própria (por meio de um familiar) ou então contratar profissionais para este trabalho.

9. Presente do Bebê

Oferecido pelos padrinhos, este presente costuma ser uma joia alusiva a data, como por exemplo uma medalha em ouro do anjo da guarda, uma pulseirinha ou um delicado fio de ouro com a medalha de um santo de devoção da mãe ou da família.